Maior evento de divulgação científica da UFSC, Sepex recebe inscrições de escolas até 1/11

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para a programação e para as Rotas Temáticas da 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex). Escolas de Florianópolis e região podem participar das atividades, que serã realizada em diferentes locais da capital catarinense. As inscrições para as escolas terminam na quinta-feira, 1 de novembro.

Além de participarem da programação geral, as escolas também podem acompanhar as Rotas Temáticas, que têm como objetivo a visitação de público interno e externo, sejam escolas públicas e privadas, como também grupos da comunidade universitária ou da comunidade em geral. A iniciativa permite que o público conheça os projetos desenvolvidos na UFSC e os centros e departamentos da Universidade.

Diferentes rotas ocorrem simultaneamente, permitindo que as escolas escolham a que mais interessar. As inscrições nas rotas são feitas diretamente com os organizadores, que podem ser consultados aqui, acessando os links no campo “contato para agendamento”. A Sepex tem início na segunda-feira, 4 de novembro, mas a programação das rotas será de 6 a 8 de novembro.

A Sepex tem como objetivo ampliar o acesso à diversidade de projetos e atividades promovidas pela UFSC, bem como incentivar crianças, adolescentes e adultos de todas as idades a conhecerem a Universidade.

Programação diversificada nas rotas temáticas: veja como participar

No dia 6 de novembro, quarta-feira, a Rota 06: Planetário / Marque / Escoteiro Desterro ocorrerá durante a tarde e terá uma programação divertida para o público infantil.

Os visitantes poderão conhecer o Observatório e o Planetário da UFSC para observação do Sol e o projeto Biomas do Brasil: Explorando a Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais no Mundo Minecraft, que consiste em utilizar o jogo Minecraft como pano de fundo para a exploração dos biomas brasileiros.

A rota também conta com uma visita às exposições A Alquimia do Detalhe: Explorando o Estúdio Naturalista e Franklin Cascaes: Artista no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC.

Na manhã de quinta-feira, 7 de novembro, a Rota 10: Cidade das Abelhas vai ocorrer no bairro Saco Grande, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo projeto Polinizando Saberes: Conhecendo o Universo das Abelhas Nativas Sem Ferrão, e os visitantes serão recebidos para conhecer a biologia e organização de diferentes espécies de abelhas nativas com demonstração de peculiaridades e produtos que podem ser explorados.

No dia 8 de novembro, sexta-feira, a Rota 23: CCB ocorrerá durante a manhã e levará os estudantes a conhecerem dois projetos no Centro de Ciências Biológicas da UFSC. O projeto Células, cromossomos e antioxidantes da banana permite que os estudantes explorem os aspectos científicos da banana, como estrutura celular, cromossomos, haploidia e atividade antioxidante de produtos bioativos extraídos das cascas da banana. Utilizando metodologias ativas, os participantes realizarão experimentos práticos em laboratórios da UFSC, vivenciando o método científico.

Já o projeto Seu corpo ao microscópio e na palma da sua mão promete um mergulho pelos dos tecidos do corpo humano através da visualização de imagens histológicas em totens, microscópios e sistemas de captação de imagem. Além de proporcionar a inclusão social de pessoas com baixa visão e cegueira que poderão explorar estas imagens com as suas mãos em modelos tridimensionais criados pelos pesquisadores.

As inscrições para as Rotas Temáticas se encerram no dia 1 de novembro. O agendamento é feito exclusivamente através do contato com o responsável por cada rota, disponíveis nos links:

Rotas Temáticas dia 6/11 – quarta-feira

Rotas Temáticas dia 7/11 – quinta-feira

Rotas Temáticas dia 8/11 – sexta-feira

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina. Desde 2009, a Sepex ocorre na terceira semana de outubro, integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Dúvidas e esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail: [email protected].

Adicionar aos favoritos o Link permanente.