Prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, fala sobre reeleição e projetos para o próximo mandato

Reeleito com 94,41% dos votos, o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello (PL), falou em entrevista ao Balanço Geral Oeste, nesta segunda-feira (21), sobre a expressiva votação e como pretende dar continuidade ao trabalho feito à frente da Administração Municipal nos próximos quatro anos.

prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, em entrevista ao apresentador do Balanço Geral Oeste, eduardo prado

O prefeito de Xanxerê, reeleito com 94,41% dos votos, falou sobre os desafios para os próximos quatro anos de gestão. – Foto: Andrieli Mota Rigo/ND Mais

Martarello atribuiu a vitória nas urnas ao trabalho conjunto entre a administração pública e diversos setores da sociedade, como empreendedores, agricultores, trabalhadores e servidores municipais.

Ressaltou que o sucesso da sua gestão foi marcado pela implementação de um modelo de governança inspirado na iniciativa privada.

“Governamos de uma forma simples, olhando para todas as pessoas, devolvendo de forma rápida e eficiente os impostos pagos pelos contribuintes”, comentou o prefeito. “Agora temos que fazer muito mais”, afirmou.

Transparência na gestão

Desde 2020, Oscar Martarello tem se destacado por uma postura diferenciada ao abdicar do salário de prefeito e direcioná-lo para causas sociais, como o apoio a crianças com problemas de saúde no município.

Ele também não utiliza os benefícios do cargo, como carro oficial, combustível ou diárias. O prefeito reafirmou que essas medidas continuarão no seu próximo mandato, previsto para iniciar em janeiro de 2025.

“É uma forma de devolver ao universo tudo o que ele me proporcionou”, disse Martarello.

Prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, concedeu entrevista ao Balanço Geral Oeste. – Foto: Andrieli Mota Rigo/ND Mais

Para o prefeito, esse gesto de renunciar aos benefícios é um exemplo para os servidores e políticos locais, mostrando que é possível fazer mais com menos. Ele destacou que sua motivação é pessoal e não espera que outros gestores sigam o mesmo caminho, mas acredita que a iniciativa reforça a ética e a responsabilidade na gestão pública.

Desafios do segundo mandato

Entre os principais desafios do próximo mandato, Martarello destacou a questão dos alagamentos que afetam Xanxerê há mais de 40 anos. O projeto para resolver o problema, segundo o prefeito, é a construção de um túnel com quase 1 km de extensão, que atravessará a cidade por baixo, numa obra considerada inovadora em Santa Catarina.

O prefeito anunciou que os recursos para a obra, estimada em R$ 20 milhões, já estão garantidos em parceria com o governo estadual.

Além dos alagamentos, o déficit habitacional, a ampliação de vagas em creches e melhorias na saúde estão entre as prioridades. Um novo Centro Integrado de Saúde está nos planos, visando oferecer diagnósticos mais precisos e medicamentos, indo além do atendimento básico.

Na área de educação, a construção de uma nova creche atenderá à crescente demanda das mães que precisam de vagas para seus filhos.

Veja a entrevista do prefeito Oscar Martarello na íntegra:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.