{"id":6095,"date":"2024-03-09T20:50:17","date_gmt":"2024-03-09T23:50:17","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/6095"},"modified":"2024-03-09T20:50:17","modified_gmt":"2024-03-09T23:50:17","slug":"fecomercio-pb-aponta-crescimento-na-avaliacao-positiva-dos-turistas-sobre-limpeza-publica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/6095","title":{"rendered":"Fecom\u00e9rcio-PB aponta crescimento na avalia\u00e7\u00e3o positiva dos turistas sobre limpeza p\u00fablica"},"content":{"rendered":"
A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Regi\u00e3o Metropolitana de Jo\u00e3o Pessoa, realizada pela Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio dos Bens e Servi\u00e7os da Para\u00edba (Fecom\u00e9rcio-PB), aponta crescimento na avalia\u00e7\u00e3o \u201c\u00f3tima ou boa\u201d dos turistas sobre a limpeza p\u00fablica da Capital. O servi\u00e7o, realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), alcan\u00e7ou \u00edndice de 85,32% este ano, com alta de 2,76 pontos percentuais (p.p.) sobre o ano passado (82,56%).<\/p>\n
Em rela\u00e7\u00e3o ao \u00edndice registrado no per\u00edodo de pr\u00e9-pandemia (in\u00edcio do ano de 2020), a avalia\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o registrou alta de 6,95 p.p, quando o \u00edndice era de 78,37%. O servi\u00e7o da Emlur \u00e9 o segundo mais bem avaliado no levantamento, atr\u00e1s apenas da sinaliza\u00e7\u00e3o urbana de Jo\u00e3o Pessoa (87,66%), na categoria de Infraestrutura. Em outras cidades da Regi\u00e3o Metropolitana de Jo\u00e3o Pessoa, a limpeza p\u00fablica registrou avalia\u00e7\u00e3o de 75,31%, neste ano.<\/p>\n
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, credita o reconhecimento dos visitantes ao trabalho diuturno desempenhado pelos agentes de limpeza urbana. \u201cDurante o ver\u00e3o, per\u00edodo de realiza\u00e7\u00e3o da pesquisa, ampliamos os servi\u00e7os de limpeza nas praias, com refor\u00e7o na varri\u00e7\u00e3o, cata\u00e7\u00e3o na areia e coleta de res\u00edduos, em raz\u00e3o do aumento de pessoas na orla, e executamos mais uma edi\u00e7\u00e3o do programa Amigos da Praia, orientando sobre o descarte adequado de res\u00edduos\u201d.<\/p>\n
Ricardo Veloso enfatiza que os servi\u00e7os de limpeza urbana e manejo de res\u00edduos s\u00f3lidos s\u00e3o realizados em toda a cidade, n\u00e3o estando restrito aos bairros da orla. \u201cTodos os tipos de coletas, a varri\u00e7\u00e3o e demais servi\u00e7os de zeladoria, como a ro\u00e7agem, capina\u00e7\u00e3o e pintura de meio-fio, s\u00e3o executados em toda extens\u00e3o de Jo\u00e3o Pessoa. Al\u00e9m disso, disponibilizamos diversos tipos de coletores para o adequado descarte de res\u00edduos. E recebemos essa resposta da popula\u00e7\u00e3o durante a abordagem de nossa equipe aos frequentadores das praias\u201d.<\/p>\n
Estudo anual \u2013 O levantamento das informa\u00e7\u00f5es ocorreu no per\u00edodo de 2 a 16 de janeiro deste ano e contou com a participa\u00e7\u00e3o de 647 turistas. Em sua 18\u00aa edi\u00e7\u00e3o, a pesquisa indicou que a maior parte dos turistas \u00e9 da pr\u00f3pria regi\u00e3o Nordeste (46,52% dos entrevistados). Em seguida, est\u00e3o os visitantes oriundos do Sudeste (30,34%), Centro-Oeste (8,96%), Sul (7,26%) e Norte (4,02%). As praias foram o destaque da aprova\u00e7\u00e3o dos turistas, considerado como ponto positivo por 47,76% dos entrevistados. No grupo, o destaque foi para Cabo Branco (72,30%) e Tamba\u00fa (69,34%).<\/p>\n
Com rela\u00e7\u00e3o ao perfil dos turistas, a maior parte dos respondentes \u00e9 do sexo feminino (53,01%). O estudo indica outros dados: solteiros representam 47,76% dos entrevistados, 28,28% est\u00e3o na faixa et\u00e1ria de 26 a 35 anos de idade, e 31,68% possuem renda de dois a quatro sal\u00e1rios m\u00ednimos. O tempo m\u00e9dio de estadia deles foi de nove dias.
\u00a0<\/p>\n
Fonte: Rep\u00f3rter PB<\/p>\n<\/div>\n
source
Fonte : Rep\u00f3rter PB<\/p>\n
<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Regi\u00e3o Metropolitana de Jo\u00e3o Pessoa, realizada pela Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio dos Bens e Servi\u00e7os da Para\u00edba (Fecom\u00e9rcio-PB), aponta crescimento na avalia\u00e7\u00e3o \u201c\u00f3tima ou boa\u201d dos turistas sobre a limpeza p\u00fablica da Capital. O servi\u00e7o, realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana… Continue lendo