\n
O brasileiro sente falta da \u00e9poca em que era poss\u00edvel comprar um carro 0 km por cerca de R$ 30 mil. Hoje, a realidade \u00e9 totalmente diferente, afinal, o modelo mais barato do pa\u00eds, o Fiat Mobi, est\u00e1 saindo por R$ 64.990. Mas isso s\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel gra\u00e7as a uma oferta especial da montadora, j\u00e1 que o pre\u00e7o do compacto est\u00e1 tabelado em R$ 71.990.<\/span><\/p>\nSe por aqui j\u00e1 nos acostumamos a viver sem o famoso \u201ccarro popular\u201d, os americanos est\u00e3o passando por um processo muito semelhante. Por l\u00e1, \u00e9 bem prov\u00e1vel que n\u00e3o existam mais modelos que custem menos de U$ 20 mil (cerca de R$ 100 mil) at\u00e9 o final do ano. E entre os fatores que colaboram para isso est\u00e1 a pandemia da Covid-19.<\/span><\/p>\n <\/aside>\nPara o setor automotivo, a pandemia trouxe um grande problema, que foi a crise de componentes, em especial, os chips semicondutores. Isso elevou os custos de produ\u00e7\u00e3o da \u00e9poca, j\u00e1 que esse componente \u00e9 indispens\u00e1vel para diversos sistemas dos carros modernos. O resultado disso foi um aumento no custo m\u00e9dio de transa\u00e7\u00e3o de carros novos, indo de U$ 33.700 (mais de R$ 167 mil) em 2019 para U$ 46.000 (cerca de R$ 227 mil), no ano passado.<\/span><\/p>\nMas a pandemia n\u00e3o s\u00f3 aumentou o pre\u00e7o dos carros nos EUA. Ela tamb\u00e9m sepultou alguns dos modelos mais acess\u00edveis vendidos naquele pa\u00eds. Os Ford Fiesta e EcoSport foram dois deles, assim como os Chevrolet Cruze e Spark. Juntam-se a eles ainda o Hyundai Accent e o Volkswagen Beetle, todos saindo de linha entre 2019 e 2023. Enquanto isso, a Smart, conhecida por vender ve\u00edculos mais simples e baratos, encerrou suas atividades nos Estados Unidos.<\/span><\/p>\nKia Rio \u00e9 uma das poucas ofertas abaixo dos U$ 20.000, mas j\u00e1 est\u00e1 com os dias contados \/ Divulga\u00e7\u00e3o\/Kia<\/figcaption><\/figure>\nMesmo com essa debandada, os americanos ainda acham algumas op\u00e7\u00f5es acess\u00edveis. O SUV compacto Hyundai Venue seria uma delas, j\u00e1 que tem o pre\u00e7o tabelado em U$ 19.900. Mas com as taxas de frete e acr\u00e9scimo de impostos, seu valor final acaba passando do teto do carro popular americano.<\/span><\/p>\nResta ao consumidor poucos modelos, como os sed\u00e3s Nissan Versa e Kia Rio, al\u00e9m do hatchback Mitsubishi Mirage, todos custando menos de U$ 20.000. Mas existe um por\u00e9m: os tr\u00eas modelos ser\u00e3o descontinuados at\u00e9 o fim do ano, n\u00e3o restando mais nenhum carro abaixo dessa faixa nos EUA.<\/span> <\/span><\/p>\nIsso praticamente determina o fim do segmento dos carros abaixo de U$ 20.000 no pa\u00eds norte-americano. E a previs\u00e3o \u00e9 que eles n\u00e3o voltem, afinal, os n\u00fameros de vendas s\u00f3 est\u00e3o aumentando com o passar dos anos e o americano t\u00eam dado prefer\u00eancia aos modelos mais caros, algo semelhante ao que aconteceu aqui no Brasil.<\/span><\/p>\nAssim como os outros populares, o Mitsubishi Mirage tamb\u00e9m deve sair de linha at\u00e9 o fim de 2024 \/ Divulga\u00e7\u00e3o\/Mitsubishi<\/figcaption><\/figure>\nAntes da pandemia, cerca de 47% das vendas de carros novos estavam abaixo dos U$ 30.000 (cerca de R$ 148 mil). Hoje em dia, essa faixa corresponde a apenas 17% do total de carros vendidos. J\u00e1 no Brasil, em 2003, o segmento dos carros de entrada vivia seu auge e correspondia a 49,1% das vendas, segundo a Fenabrave. Anos mais tarde, em 2020, esse n\u00famero caiu para 12,7%.<\/span><\/p>\nSe o p\u00fablico prefere modelos mais caros e mais bem equipados, as montadoras agradecem, pois s\u00e3o justamente nesses produtos onde eles obt\u00eam maior margem de lucro. E isso \u00e9 v\u00e1lido tanto para os americanos, como para n\u00f3s brasileiros.<\/span><\/p>\n\n Compartilhe:<\/p>\n<\/section>\n <\/aside>\n<\/div>\nsource Fonte : CNN BRASIL<\/p>\n
<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
O brasileiro sente falta da \u00e9poca em que era poss\u00edvel comprar um carro 0 km por cerca de R$ 30 mil. Hoje, a realidade \u00e9 totalmente diferente, afinal, o modelo mais barato do pa\u00eds, o Fiat Mobi, est\u00e1 saindo por R$ 64.990. Mas isso s\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel gra\u00e7as a uma… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-4604","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4604","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=4604"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4604\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=4604"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=4604"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=4604"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}