{"id":4255,"date":"2024-03-06T18:55:52","date_gmt":"2024-03-06T21:55:52","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/4255"},"modified":"2024-03-06T18:55:52","modified_gmt":"2024-03-06T21:55:52","slug":"multiplan-ocupacao-dos-shoppings-segue-abaixo-do-pre-pandemia-mas-demanda-por-espaco-justifica-expansao-diz-cfo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/4255","title":{"rendered":"Multiplan: ocupa\u00e7\u00e3o dos shoppings segue abaixo do pr\u00e9-pandemia, mas demanda por espa\u00e7o justifica expans\u00e3o, diz CFO"},"content":{"rendered":"
Na Multiplan, a taxa de ocupa\u00e7\u00e3o dos shopping centers \u00e9 um dos poucos indicadores que ainda n\u00e3o chegaram ao mesmo patamar anterior ao da pandemia. Terminou 2023 em 96,3%, um n\u00edvel elevado, mas que ainda n\u00e3o alcan\u00e7ou os 98% do fim de 2019, antes das restri\u00e7\u00f5es impostas pela Covid-19. Por\u00e9m, isso n\u00e3o impede que a companhia continue investindo pesado em expans\u00f5es, ou descarte a possibilidade de abrir novos shoppings. A empresa enxerga uma forte demanda por espa\u00e7o dentro dos shoppings, o que ampara as decis\u00f5es de investimento.<\/p>\n
\u201cH\u00e1 demanda por espa\u00e7o nos shopping centers, e, mais do que isso: marcas de fora do Brasil, que olham para a produtividade e a din\u00e2mica do mercado brasileiro, est\u00e3o procurando por espa\u00e7o dentro dos shoppings\u201d, afirmou Armando D\u2019almeida Neto, vice-presidente financeiro e de rela\u00e7\u00f5es com investidores da Multiplan, em entrevista ao Por Dentro dos Resultados (PDR)<\/strong>.<\/p>\n \u201cInvestimos, em 2023, tr\u00eas vezes mais do que o ano anterior. Foi um ano de acelerar e nos preparar para o crescimento que ainda vem pela frente, no longo prazo\u201d, afirmou. Enquanto concorrentes vendiam participa\u00e7\u00f5es em centros comerciais, a Multiplan foi pelo caminho inverso, aumentando sua fatia em dois shoppings que j\u00e1 faziam parte de seu portf\u00f3lio.<\/p>\n A Multiplan administra 20 shopping centers e trabalha em sete expans\u00f5es no momento. Duas est\u00e3o previstas para 2024 e as outras cinco devem ser conclu\u00eddas entre 2025 e 2027. O investimento (a companhia anunciou R$ 1,5 bilh\u00e3o para os pr\u00f3ximos dois anos) vai resultar em uma adi\u00e7\u00e3o de 70 mil metros quadrados. <\/p>\n Algumas dessas amplia\u00e7\u00f5es estavam h\u00e1 anos em compasso de espera, como \u00e9 o caso da que est\u00e1 em curso no Shopping Morumbi, na zona sul de S\u00e3o Paulo. Quando a expans\u00e3o foi finalmente anunciada, em dezembro do ano passado, o CFO disse ao IM Business<\/strong> que a empresa estava mais confiante na recupera\u00e7\u00e3o do varejo.<\/p>\n \u201cO varejo cresce e, cada vez mais, cresce dentro dos shopping centers\u201d, refor\u00e7ou na entrevista ao PDR<\/strong>. \u201cGrandes marcas de 20 anos atr\u00e1s deixaram de existir. Mas o shopping n\u00e3o deixou de existir por causa disso. Pelo contr\u00e1rio, soube trazer novas marcas que ocuparam aquele mercado, aquele nicho\u201d, respondeu, quando foi perguntado sobre as li\u00e7\u00f5es deixadas pelo caso Americanas, depois de um ano do esc\u00e2ndalo cont\u00e1bil que levou a varejista \u00e0 recupera\u00e7\u00e3o judicial.<\/p>\n Questionado se, al\u00e9m das expans\u00f5es, a Multiplan tem pretens\u00e3o de abrir novos shoppings, a resposta do CFO foi positiva. \u201cSempre. H\u00e1 muita oportunidade no Brasil. [\u2026] Temos mais de 5,5 mil munic\u00edpios no pa\u00eds e s\u00f3 244 t\u00eam shopping center\u201d, disse. A empresa tamb\u00e9m n\u00e3o descarta abrir um novo shopping antes que as expans\u00f5es em curso sejam conclu\u00eddas. Segundo o executivo, projetos greenfield seguem como uma das principais estrat\u00e9gias da companhia, que \u201cbusca oportunidades o tempo todo\u201d.<\/p>\n O executivo explicou que o planejamento de um shopping novo \u00e9 um exerc\u00edcio de longo prazo, que depende da antecipa\u00e7\u00e3o de tend\u00eancias. \u201c\u00c9 muito dif\u00edcil prever como vai estar a economia daqui a quatro, cinco anos, para casar com a abertura de uma opera\u00e7\u00e3o nova com um crescimento robusto. O que nos guia \u00e9 o consumidor, o que ele precisa, o que ele vai precisar.\u201d<\/p>\n O \u00faltimo shopping aberto pela Multiplan foi o Park Shopping Jacarepagu\u00e1, no Rio de Janeiro, inaugurado em 2021, em plena pandemia. Do per\u00edodo de restri\u00e7\u00f5es, o CFO disse que ficou a li\u00e7\u00e3o de gerir shoppings com mais efici\u00eancia. \u201cN\u00e3o \u00e9 \u00e0 toa que tivemos crescimento de margem em um ano que investimentos bastante\u201d, afirma. <\/p>\n Em 2023, a Multiplan alcan\u00e7ou, pela primeira vez, um lucro l\u00edquido bilion\u00e1rio. D\u2019almeida Neto reconhece que o desempenho chegou a um patamar bem elevado. \u201cVira uma competi\u00e7\u00e3o de salto e altura, para pular mais alto\u201d, afirmou.<\/p>\n \n Quer ficar por dentro das principais not\u00edcias que movimentam o mundo dos neg\u00f3cios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail. <\/p>\n<\/div>\n<\/section>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n source <\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Na Multiplan, a taxa de ocupa\u00e7\u00e3o dos shopping centers \u00e9 um dos poucos indicadores que ainda n\u00e3o chegaram ao mesmo patamar anterior ao da pandemia. 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Fonte : Infomoney<\/p>\n