{"id":278554,"date":"2025-04-14T19:54:29","date_gmt":"2025-04-14T22:54:29","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/278554"},"modified":"2025-04-14T19:54:29","modified_gmt":"2025-04-14T22:54:29","slug":"vida-no-pedal-ciclista-acompanha-transformacoes-no-cenario-urbano-e-natural-do-rio-de-janeiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/278554","title":{"rendered":"Vida no pedal: ciclista acompanha transforma\u00e7\u00f5es no cen\u00e1rio urbano e natural do Rio de Janeiro"},"content":{"rendered":"

H\u00e1 dez anos fazendo entregas de bicicleta pela cidade, o carioca MArcio Cabezas \u00e9 testemunha de um Rio que est\u00e1 em constante mudan\u00e7a Rio de Agora
\nDivulga\u00e7\u00e3o
\nSe as transforma\u00e7\u00f5es do Rio de Janeiro ficassem registradas em um time lapse, o ciclista Marcio Cabezas certamente apareceria muitas e muitas vezes na tela. O carioca, que atende pelo nome art\u00edstico MArcio, tem 40 anos e conhece cada pedacinho da Zona Sul do Rio. Isso porque h\u00e1 uma d\u00e9cada ele pedala fazendo entregas pela cooperativa Ciclo Courier.
\nUnidos pelo ideal de realizar entregas de forma sustent\u00e1vel e humanizada, os ciclistas da Ciclo Courier t\u00eam um olhar apurado para as frequentes mudan\u00e7as no cen\u00e1rio urbano e natural da cidade maravilhosa. E \u00e9 quando as rodas da bicicleta tocam a poeira de uma obra, ou quando o caminho da entrega precisa ser desviado, que eles podem vislumbrar mudan\u00e7as no horizonte.
\n\u201cUm canteiro de obras \u00e9 sempre um espa\u00e7o de aten\u00e7\u00e3o, especialmente para os ciclistas. Para al\u00e9m da mudan\u00e7a no tr\u00e2nsito e o pedestre circulando em outro lugar, precisamos estar atentos \u00e0 poeira no ar e ao asfalto escorregadio. Mas, apesar disso, sempre penso que \u00e9 algo bom que a cidade vai ganhar l\u00e1 na frente\u201d, afirma M\u00e1rcio.
\nInspirado pelas transforma\u00e7\u00f5es
\nO Rio de Janeiro das transforma\u00e7\u00f5es naturais e urbanas, que muda constantemente, \u00e9 o cen\u00e1rio que inspira e move MArcio. Ele se diz um apaixonado pelo cen\u00e1rio urbano do Rio que, para al\u00e9m da natureza exuberante, traz beleza na urbaniza\u00e7\u00e3o. Em um dia normal de trabalho, pedala em torno de 50 quil\u00f4metros da cidade onde nasceu, cresceu e vive at\u00e9 hoje.
\nEle, que anda de bicicleta \u201cdesde sempre\u201d, nos \u00faltimos anos se tornou um espectador de cada pequena ou grande transforma\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o urbano.
\n\u201cJ\u00e1 passei mais de mil vezes em cada trecho, ent\u00e3o qualquer mudan\u00e7a, percebo. Um muro que pintam, um sem\u00e1foro novo, uma obra que come\u00e7a\u2026 eu acompanho tudo! \u00c0s vezes come\u00e7a o canteiro de obras, a\u00ed o pr\u00e9dio sobe, ligam as luzes e quando percebo, j\u00e1 tem at\u00e9 gente morando!\u201d, narra.
\nAten\u00e7\u00e3o em cada detalhe urbano
\n\u201cNo ecossistema urbano, os ciclistas s\u00e3o silenciosos e male\u00e1veis como as serpentes; espertos e dif\u00edceis de capturar como os felinos; livres e felizes como os p\u00e1ssaros.\u201d A descri\u00e7\u00e3o que vem das redes sociais de MArcio resume o turbilh\u00e3o de emo\u00e7\u00f5es que permeia o dia a dia de um entregador pelas ruas do Rio.
\nPor um lado, o ciclista est\u00e1 exposto a um ambiente que pode ser bastante hostil: sol ou chuva forte, frio, calor, tr\u00e2nsito ca\u00f3tico, motoristas e pedestres apressados, inseguran\u00e7a – s\u00e3o alguns dos obst\u00e1culos enfrentados diariamente.
\nNo entanto, estar em constante movimento possibilita ter uma vis\u00e3o privilegiada da cidade. A bicicleta permite uma aproxima\u00e7\u00e3o com as ruas, onde os detalhes podem passar despercebidos por quem transita de carro ou transporte p\u00fablico.
\n\u201c\u00c9 tanta informa\u00e7\u00e3o o tempo todo, que a gente acaba vendo coisas boas e ruins, tamb\u00e9m. \u00c0s vezes, eu s\u00f3 consigo assimilar as situa\u00e7\u00f5es que vivi, as pessoas que encontrei, o que vi de relance, passando, quando chego em casa\u201d, conta.
\nCiclo Courier: inspira\u00e7\u00e3o que veio da Europa
\nAtuando no sistema de cooperativa, a Ciclo Courier tem o objetivo de ser um espa\u00e7o seguro para os ciclistas que querem aliar a paix\u00e3o em pedalar com o seu sustento. A palavra courier tem origem inglesa e significa \u201centregas r\u00e1pidas\u201d – e foi da Europa que veio, tamb\u00e9m, a inspira\u00e7\u00e3o para criar a organiza\u00e7\u00e3o carioca.
\nMArcio Cabezas lembra que um dos fundadores viveu no antigo continente e trouxe a ideia para um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialmente dos cursos da \u00e1rea de humanas. O ent\u00e3o estudante de Sociologia se juntou \u00e0 trupe como forma de custear suas despesas enquanto terminava a gradua\u00e7\u00e3o.
\n\u201cDepois de formado eu passei no concurso, dou aulas na rede p\u00fablica, para o Ensino M\u00e9dio. Mas nos dias em que n\u00e3o estou em sala de aula, me dedico totalmente \u00e0 bicicleta\u201d, conta com orgulho.
\nA cooperativa nasceu antes do boom dos aplicativos de entrega – a internet de alta velocidade sequer era dispon\u00edvel, lembra MArcio. Com a pandemia, todo o setor se modernizou, mas a Ciclo Courier fez quest\u00e3o de manter um perfil mais pessoal nas entregas.
\n\u201cCuidar do meio ambiente tamb\u00e9m inclui os seres humanos\u201d
\nCom uma equipe pequena e fixa, toda a administra\u00e7\u00e3o \u00e9 horizontal e os trabalhos s\u00e3o direcionados aos entregadores por turnos. Geralmente, a Ciclo Courier atua para restaurantes com contrato fixo ou para e-commerce de pequenas marcas.
\nDessa forma, \u00e9 poss\u00edvel estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a com os clientes, com atendimento mais personalizado. Refei\u00e7\u00f5es e momentos de descanso tamb\u00e9m s\u00e3o previstos nos contratos, diminuindo a press\u00e3o por performance que os entregadores de aplicativo sofrem.
\n\u201cSou muito orgulhoso do trabalho que fazemos. Temos esse olhar para a sustentabilidade ambiental sem esquecer que o ser humano \u00e9 um bicho tamb\u00e9m, precisamos cuidar dele. Cuidar do meio ambiente tamb\u00e9m inclui os seres humanos\u201d, afirma.
\nAs transforma\u00e7\u00f5es ambientais da Ba\u00eda de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas
\nO mar e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
\n\u00c1guas do Rio\/Divulga\u00e7\u00e3o
\nEnquanto algumas mudan\u00e7as na cidade s\u00e3o pequenas e s\u00f3 podem ser vistas com um olhar mais atento e constante como o do MArcio, outras s\u00e3o t\u00e3o grandiosas que mudam a vida de muitas pessoas. E o Rio tem passado por transforma\u00e7\u00f5es ambientais de grande impacto, como a que est\u00e1 ocorrendo na Ba\u00eda de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas.
\nO projeto de recupera\u00e7\u00e3o desses corpos h\u00eddricos, por meio do saneamento b\u00e1sico, j\u00e1 est\u00e1 acontecendo desde 2021, quando a \u00c1guas do Rio iniciou a opera\u00e7\u00e3o.
\nDos R$ 19 bilh\u00f5es que a concession\u00e1ria investir\u00e1 para universalizar o esgotamento sanit\u00e1rio em toda a sua \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o at\u00e9 2033, R$ 2,7 bilh\u00f5es ser\u00e3o destinados \u00e0 constru\u00e7\u00e3o de coletores de esgoto em tempo seco no entorno da ba\u00eda, sistema que capta e direciona os efluentes para tratamento. Essa estrutura ser\u00e1 essencial para impedir que mais de 1,3 bilh\u00e3o de litros de esgoto cheguem \u00e0 Ba\u00eda de Guanabara todos os dias.
\nHoje, devido \u00e0s interven\u00e7\u00f5es feitas pela concession\u00e1ria, mais de 100 milh\u00f5es de litros de \u00e1gua contaminada com esgoto j\u00e1 deixam de cair nesse ecossistema diariamente. Praias historicamente polu\u00eddas voltaram a ser frequentadas pelos cariocas, como Flamengo e Gl\u00f3ria. As praias de Paquet\u00e1 tamb\u00e9m voltaram a apresentar balneabilidade ap\u00f3s a\u00e7\u00e3o da \u00c1guas do Rio.
\nOutro ic\u00f4nico cart\u00e3o-postal da cidade e da Zona Sul, a Lagoa Rodrigo de Freitas voltou a apresentar \u00e1guas cristalinas e fauna renovada. A concession\u00e1ria recuperou todo o sistema de esgotamento da regi\u00e3o e mais de 5 milh\u00f5es de litros de esgoto deixaram de ser jogados na lagoa todos os dias.
\nA revitaliza\u00e7\u00e3o dos sistemas de bombeamento que mant\u00eam ativo o cintur\u00e3o de prote\u00e7\u00e3o da lagoa garante a opera\u00e7\u00e3o em 100% da sua capacidade, evitando o lan\u00e7amento indevido de 216 mil litros por hora de esgoto. A concession\u00e1ria tamb\u00e9m realiza a fiscaliza\u00e7\u00e3o de despejo irregular de esgoto nos canais e rios que a alimentam e a conectam com o mar, como no Rio Rainha, no Canal da Visconde de Albuquerque e no Canal da Lineu de Paula Machado. Essas a\u00e7\u00f5es impactam diretamente na qualidade de \u00e1gua da lagoa.<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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