{"id":277177,"date":"2025-04-13T10:26:19","date_gmt":"2025-04-13T13:26:19","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/277177"},"modified":"2025-04-13T10:26:19","modified_gmt":"2025-04-13T13:26:19","slug":"ouro-pedrarias-e-glitter-venda-de-biblias-de-luxo-faz-empreendedoras-faturarem-ate-r-100-mil-por-mes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/277177","title":{"rendered":"Ouro, pedrarias e glitter: venda de b\u00edblias de luxo faz empreendedoras faturarem at\u00e9 R$ 100 mil por m\u00eas"},"content":{"rendered":"

O livro sagrado \u00e9 o maior best-seller da hist\u00f3ria, com mais de 3,9 bilh\u00f5es de exemplares vendidos no mundo. O g1 conversou com duas empreendedoras que encontraram um novo mercado: de quem quer um toque de luxo e exclusividade por meio da personaliza\u00e7\u00e3o. Empreendedoras faturam com personaliza\u00e7\u00e3o de B\u00edblias
\nCantoneiras folheadas a ouro, pedrarias e glitter\u2728. A pastora e influenciadora digital Mariana Boettger tem 29 modelos diferentes da B\u00edblia Sagrada, com cores e decora\u00e7\u00f5es feitas para combinar com as roupas que usa nos cultos e confer\u00eancias\u26ea.
\n“Uma b\u00edblia para cada look. Se vou a uma confer\u00eancia que dura tr\u00eas dias, por exemplo, levo tr\u00eas b\u00edblias para combinar com minhas roupas. E n\u00e3o sou s\u00f3 eu: meu esposo e meus filhos tamb\u00e9m.”
\nA pastora garante que as combina\u00e7\u00f5es passam longe da superficialidade. “Combinar \u00e9 a cereja do bolo, mas o prop\u00f3sito \u00e9 despertar o interesse das pessoas pelo livro sagrado. \u00c9 uma porta de entrada para atrair a leitura”.
\nEla conta que a b\u00edblia do dia \u00e9 a \u00faltima etapa do visual antes de ir \u00e0 igreja. A combina\u00e7\u00e3o come\u00e7a no closet, a partir das roupas e acess\u00f3rios escolhidos, como bolsas e joias. A sele\u00e7\u00e3o \u00e9 sempre feita com muito rigor.
\n“Quando descobrem que \u00e9 uma b\u00edblia, falam: ‘Que incr\u00edvel! Quero uma para mim’. \u00c9 uma forma de inspirar e tirar aquela vis\u00e3o de que a mulher crente \u00e9 aquela que s\u00f3 usa o cabelo at\u00e9 o quadril, n\u00e3o se arruma, n\u00e3o pode ter bons h\u00e1bitos e n\u00e3o pode investir nela”.
\nMariana Boettger usa sua cole\u00e7\u00e3o de b\u00edblias para fazer combina\u00e7\u00f5es
\nMariana Boettger\/ Arquivo Pessoal
\nE, em alguns casos, o investimento \u00e9 bem alto. Mariana, por exemplo, j\u00e1 pagou mais de R$ 2,5 mil em uma cole\u00e7\u00e3o de cinco b\u00edblias que possuem textos no formato original \u2014 grego e aramaico.
\n\ud83e\ude99 N\u00e3o \u00e9 \u00e0 toa que as b\u00edblias decoradas, que d\u00e3o um toque extra de luxo e exclusividade, se tornaram a principal fonte de renda para algumas fam\u00edlias, que chegam a faturar mais de R$ 100 mil em um m\u00eas.
\nModelos incrementados podem atingir valores extraordin\u00e1rios, dependendo do material utilizado e do esfor\u00e7o manual necess\u00e1rio. As customiza\u00e7\u00f5es podem custar quase R$ 1 mil.
\nH\u00e1 b\u00edblias com valor hist\u00f3rico significativo. Em um leil\u00e3o, a b\u00edblia mais antiga e completa que existe no planeta foi arrematada por US$ 38 milh\u00f5es (cerca de R$ 281,5 milh\u00f5es). Escrita em hebraico, estima-se que ela tenha sido criada h\u00e1 cerca de 1.100 anos.
\nAs b\u00edblias personalizadas est\u00e3o em outra categoria, em que h\u00e1 apenas o ganho est\u00e9tico ou um incremento ao conte\u00fado. Exemplos disso s\u00e3o as b\u00edblias de estudo, que incluem notas explicativas, refer\u00eancias cruzadas, dicion\u00e1rios e at\u00e9 infogr\u00e1ficos, tornando-as ferramentas valiosas para quem busca um entendimento mais profundo dos textos sagrados.
\nStephanie Kichler \u00e9 uma das pioneiras desse mercado, e mant\u00e9m um e-commerce de b\u00edblias de luxo personalizadas h\u00e1 mais de 10 anos. O investimento inicial foi zero \u2014 todos os pedidos s\u00e3o feitos sob encomenda \u2014, e hoje ela vende b\u00edblias para mais de 120 pa\u00edses, como Nova Zel\u00e2ndia e Jap\u00e3o
\n“Uma vez recebemos um \u00fanico pedido de 200 b\u00edblias s\u00f3 para o Jap\u00e3o, mas s\u00e3o vendas mais pontuais. N\u00e3o s\u00e3o malotes gigantes e frequentes.”
\nPor m\u00eas, Stephanie vende mais de 200 modelos, que custam de R$ 140 a R$ 700, mas que podem alcan\u00e7ar valores ainda maiores dependendo dos adere\u00e7os escolhidos pelos clientes. Segundo ela, os modelos campe\u00f5es s\u00e3o as b\u00edblias com capas de couro e glitter
\nThatianne Rodrigues tamb\u00e9m viu sua vida mudar com a personaliza\u00e7\u00e3o de b\u00edblias. O neg\u00f3cio come\u00e7ou depois que ela customizou a pr\u00f3pria b\u00edblia para economizar.
\nA ideia chamou a aten\u00e7\u00e3o de outros fi\u00e9is da igreja que ela frequentava e hoje ela vende mais de 100 modelos por m\u00eas. Os pre\u00e7os variam entre R$ 100 e R$ 500, com os modelos com pedrarias e as b\u00edblias bolsa, que t\u00eam al\u00e7a, sendo as mais requisitadas pelas clientes.
\nApesar de serem evang\u00e9licas, as duas empreendedoras tamb\u00e9m trabalham com modelos de outras denomina\u00e7\u00f5es religiosas, como b\u00edblias cat\u00f3licas e ortodoxas. (saiba mais adiante)
\nAbaixo, entenda o sucesso por tr\u00e1s das b\u00edblias personalizadas, e tamb\u00e9m as pol\u00eamicas que envolvem o tema:
\n\ud83d\udcd6 O mercado das b\u00edblias
\n\ud83d\udca3 As pol\u00eamicas
\n\u2728 Como surgiu a personaliza\u00e7\u00e3o
\nA cole\u00e7\u00e3o de 29 b\u00edblias de Mariana Boettger
\nMariana Boettger\/ Arquivo Pessoal
\n\ud83d\udcd6 O mercado das b\u00edblias
\n\u27a1\ufe0f A b\u00edblia \u00e9 um compilado de textos sagrados, divididos em livros de G\u00eanesis a Apocalipse. Os cat\u00f3licos consideram 73 livros, os protestantes (evang\u00e9licos) 66, a Igreja Ortodoxa 78, e os judeus apenas 39, da parte conhecida pelos crist\u00e3os como Antigo Testamento.
\nO “livro sagrado” \u00e9 o maior best-seller da hist\u00f3ria. Segundo estimativas da Sociedade B\u00edblica do Brasil (SBB), mais de 3,9 bilh\u00f5es de exemplares j\u00e1 foram vendidos ao redor do mundo.
\nO \u00faltimo Relat\u00f3rio de Distribui\u00e7\u00e3o de Escrituras, com ano base de 2022, mostrou que o Brasil lidera o ranking de consumidores:
\nBrasil: 3,2 milh\u00f5es;
\n\u00cdndia: 2,6 milh\u00f5es;
\nChina: 1,9 milh\u00f5es;
\nNig\u00e9ria: 1,4 milh\u00f5es;
\nEUA: 1 milh\u00e3o.
\nA expectativa das empreendedoras \u00e9 que, com a personaliza\u00e7\u00e3o e transforma\u00e7\u00e3o desse instrumento religioso, seja como acess\u00f3rio ou presente, as vendas impulsionem ainda mais.
\nEmpres\u00e1rias customizam b\u00edblias com Cantoneiras folheadas a ouro, pedrarias e glitter
\nMade in God\/ Divulga\u00e7\u00e3o
\nA b\u00edblia, em sua forma original, \u00e9 de dom\u00ednio p\u00fablico. Isso significa que qualquer pessoa pode traduzi-la e at\u00e9 adicionar reflex\u00f5es para vend\u00ea-la, mas h\u00e1 algumas restri\u00e7\u00f5es.
\n\ud83d\udccc A tradu\u00e7\u00e3o precisa manter o sentido original, mas pode ser adaptada para a linguagem contempor\u00e2nea e usada por diferentes p\u00fablicos.
\nA SBB, que \u00e9 a maior distribuidora do pa\u00eds, faz b\u00edblias em v\u00e1rias vers\u00f5es que tornam o livro mais atraente e acess\u00edvel para os leitores. No cat\u00e1logo, h\u00e1 b\u00edblias em braile e at\u00e9 em tupi-guarani.
\nAl\u00e9m disso, alguns livros v\u00eam com reflex\u00f5es direcionadas para p\u00fablicos espec\u00edficos, como mulheres, jovens e detentos.
\nApesar de a est\u00e9tica n\u00e3o ser o foco da SBB, o pr\u00f3prio diretor da distribuidora, Erni Seibert, afirma: “A personaliza\u00e7\u00e3o pode tornar esse item sagrado mais atraente, eliminando obst\u00e1culos e incentivando a leitura. Esse \u00e9 o objetivo”.
\n\ud83d\udca3 As pol\u00eamicas
\nStephanie e Thatianne n\u00e3o precisam de autoriza\u00e7\u00e3o para vender b\u00edblias, pois a personaliza\u00e7\u00e3o que elas fazem \u00e9 apenas est\u00e9tica. Mas isso n\u00e3o as livra de coment\u00e1rios bastante negativos sobre seus trabalhos.
\nAs duas empreendedoras dependem da internet para as vendas, o que demanda forte presen\u00e7a nas redes sociais. Por l\u00e1, chegam cr\u00edticas sobre o excesso de brilho e \u00e0 transforma\u00e7\u00e3o do livro sagrado em um produto.
\n\ud83d\udcad Mas a pr\u00e1tica de personalizar b\u00edblias \u00e9 errada? Para o diretor da Sociedade B\u00edblica, n\u00e3o, j\u00e1 que o objetivo primordial \u00e9 levar a leitura do texto sagrado \u00e0s pessoas.
\nB\u00edblia bolsa \u00e9 um dos modelos mais confeccionados por Thatianne Rodrigues.
\nB\u00edblia de Luxo\/ Thatianne Rodrigues
\nSeibert, da SBB, acredita que \u00e9 incorreto dizer que existe um “mercado de b\u00edblias\u201d e minimizar esse item sagrado como um produto comercial. No entanto, ele pontua que “algumas pessoas agregam valor e lucram com isso” \u2014 caso de Thatianne e Stephanie.
\n“A capa da b\u00edblia, historicamente, n\u00e3o tem valor nenhum. O valor est\u00e1 no conte\u00fado, mas a capa mostra o valor que eu dou para a b\u00edblia”, diz ele.
\nSobre as pol\u00eamicas que envolvem o tema, Thatianne afirma: “As cr\u00edticas n\u00e3o me afetam. Inclusive, h\u00e1 quem diga: \u2018se o ladr\u00e3o roubar achando que \u00e9 uma bolsa, pelo menos vai ser evangelizado\u2019”.
\nJ\u00e1 Stephanie defende que a personaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 mais do que apenas um neg\u00f3cio lucrativo: “Somos um minist\u00e9rio que foi levantado para alcan\u00e7ar as pessoas que poderiam n\u00e3o ter interesse em ler as b\u00edblias tradicionais, mas que se sentiram motivadas por meio das nossas capas.”
\nThatianne Rodrigues come\u00e7ou o empreendimento ap\u00f3s customizar a pr\u00f3pria b\u00edblia para economizar
\nThatianne Rodrigues\/ Arquivo Pessoal
\n\u2728 Como surgiu a personaliza\u00e7\u00e3o
\nTanto Stephanie quanto Thatianne oferecem um servi\u00e7o personalizado, bordando nomes e outras palavras nas capas das b\u00edblias, al\u00e9m de combinar diferentes materiais e cores\ud83e\uddf5. Para elas, esse \u00e9 um dos motivos pelo qual as b\u00edblias personalizadas t\u00eam feito tanto sucesso.
\n“H\u00e1 uma passagem que diz que Deus nos chama pelo nome. Ver o seu nome ali na capa, desperta o desejo de abrir e ler”, explica Stephanie sobre a ideia de bordar nomes nas capas.
\nA empres\u00e1ria de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, come\u00e7ou o neg\u00f3cio religioso em um dos c\u00f4modos da sua casa. Hoje, com o crescimento da loja, ela decidiu se mudar e dedicar a casa exclusivamente \u00e0 produ\u00e7\u00e3o de b\u00edblias.
\nA “Made in God”, nome do empreendimento, emprega 10 pessoas. Para atender \u00e0s centenas de pedidos que chegam de todo o mundo, Stephanie tamb\u00e9m precisou investir em infraestrutura, como m\u00e1quinas de corte a laser\ud83d\udc68\u200d\ud83d\udd27, e investir em um pequeno estoque.
\nCada b\u00edblia demora cerca de 15 dias para ser confeccionada. A tarefa que mais exige tempo, segundo ela, \u00e9 a restaura\u00e7\u00e3o de b\u00edblias antigas: “S\u00e3o pessoas que t\u00eam um carinho especial por aquele objeto, que pode ter pertencido a um ente querido. D\u00e1 at\u00e9 para colocar foto.”
\nJ\u00e1 Thatianne, empres\u00e1ria de Fortaleza, ainda concilia a moradia com os neg\u00f3cios. Ela separou dois c\u00f4modos da casa para a confec\u00e7\u00e3o das b\u00edblias, sendo que um deles \u00e9 dedicado \u00e0 recep\u00e7\u00e3o de clientes.
\nA empres\u00e1ria vende cerca de 100 b\u00edblias por m\u00eas, tudo feito por encomenda, mas seu desejo \u00e9 expandir ainda mais. “Meu sonho \u00e9 abrir uma loja f\u00edsica, mas antes de tudo, passar de MEI para ME e contratar mais pessoas para atender um n\u00famero maior de clientes.”
\nA customiza\u00e7\u00e3o das b\u00edblias surgiu de forma natural para ambas. Nenhuma das duas havia planejado abrir seus empreendimentos, que hoje rendem lucros acima dos seis d\u00edgitos.
\nO pai de Stephanie era sapateiro e, ap\u00f3s se converter \u00e0 denomina\u00e7\u00e3o evang\u00e9lica, decidiu usar suas habilidades para decorar uma b\u00edblia e presentear a pastora da igreja. Isso chamou a aten\u00e7\u00e3o da comunidade e a fam\u00edlia come\u00e7ou a receber encomendas.
\nO verdadeiro impulso nos neg\u00f3cios veio quando ele postou um v\u00eddeo entregando uma b\u00edblia personalizada para Ana Paula Valad\u00e3o, uma das principais vozes da m\u00fasica evang\u00e9lica. O v\u00eddeo viralizou, e as encomendas dispararam.
\n“Eu n\u00e3o sabia como fazer, sem capital de giro e sem recursos, porque j\u00e1 v\u00ednhamos de uma empresa que quebrou. A gente vendia uma b\u00edblia, comprava os insumos para fazer outra e repassava”, conta a empreendedora.
\n“Os primeiros modelos de b\u00edblias eram mais simples, feitos \u00e0 base de glitter e pedraria. Hoje, elas est\u00e3o mais bem trabalhadas e at\u00e9 incluem pe\u00e7as folheadas a ouro” completa.
\nStephanie tamb\u00e9m vende marcadores, estojos para b\u00edblias e acess\u00f3rios que completam o momento devocional, al\u00e9m de itens de decora\u00e7\u00e3o com significados religiosos.
\nJ\u00e1 Thatianne, dona do empreendimento “B\u00edblia de Luxo”, se tornou artes\u00e3 e empres\u00e1ria acidentalmente ap\u00f3s customizar sua pr\u00f3pria b\u00edblia para economizar.
\n“Fiz o or\u00e7amento em outro lugar, mas o valor era alto para mim. Comprei o material necess\u00e1rio e fiz a minha. Quando usei na igreja, foi um sucesso. Todo mundo queria uma.”
\n“Investimento zero, apenas f\u00e9 e coragem. Eu tinha um cart\u00e3o de cr\u00e9dito, comprava a b\u00edblia e o material, customizava e repassava para o cliente. Assim era o capital de giro”, lembra.
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