\n
A tentativa do presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva (PT)<\/strong> de culpar a comunica\u00e7\u00e3o pelo seu desgaste popular e substituir o ex-ministro Paulo Pimenta<\/strong> por Sid\u00f4nio Palmeira<\/strong> na chefia da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o da Presid\u00eancia (Secom)<\/strong> n\u00e3o surtiu o efeito esperado \u2014 e pode estar agravando a situa\u00e7\u00e3o. Segundo a pesquisa Genial\/Quaest<\/strong>, divulgada nesta ter\u00e7a-feira (2), a percep\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o \u00e9 clara: a comunica\u00e7\u00e3o do governo piorou ou n\u00e3o mudou em nada<\/strong>.<\/p>\n\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
<\/svg><\/p>\n\n
Banner Hair Cap 300 x 250<\/p>\n<\/div>\n
\n
Banner Seguro Ve\u00edculo 300\u00d7250<\/p>\n<\/div>\n
\n
Banner 2 Ebooks 300 x 250<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n
<\/ss3-loader><\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\nA substitui\u00e7\u00e3o foi tratada no Planalto como uma corre\u00e7\u00e3o de rota. Mas a pesquisa mostrou que, at\u00e9 agora, a \u00fanica rota vis\u00edvel \u00e9 a do fracasso. A imagem p\u00fablica de Lula segue em queda livre<\/strong>, e o novo comando da Secom, ao contr\u00e1rio do que prometia, n\u00e3o reverteu tend\u00eancias negativas, nem ampliou o alcance de mensagens positivas do governo<\/strong>.<\/p>\nA estrat\u00e9gia de Sid\u00f4nio foi colocar Lula em evid\u00eancia: mais falas, mais agendas, mais v\u00eddeos, mais redes. O efeito, no entanto, foi inversamente proporcional<\/strong>. Quanto mais o presidente apareceu, pior ficou sua percep\u00e7\u00e3o entre os eleitores<\/strong>. Um sinal claro de que a imagem de Lula n\u00e3o sofre por invisibilidade, mas por conte\u00fado \u2014 ou a falta dele<\/strong>.<\/p>\nPara 50% dos entrevistados, Lula \u201ctem aparecido menos<\/strong>\u201d \u2014 mesmo com o aumento real da exposi\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica. Um paradoxo que revela desconex\u00e3o entre o discurso publicit\u00e1rio e a realidade percebida<\/strong> pela popula\u00e7\u00e3o. Ou seja: n\u00e3o adianta empacotar discurso se o produto n\u00e3o convence.<\/p>\nNos bastidores do Partido dos Trabalhadores, o clima n\u00e3o \u00e9 de solidariedade com Sid\u00f4nio. Figuras influentes, como Gleisi Hoffmann<\/strong>, j\u00e1 demonstram irrita\u00e7\u00e3o com os resultados e o que consideram uma comunica\u00e7\u00e3o \u201ccheia de fact\u00f3ides e vazia de impacto real<\/strong>\u201d.<\/p>\nA expectativa era que Sid\u00f4nio, respons\u00e1vel por campanhas anteriores bem-sucedidas de Lula, trouxesse um tom mais eficaz, menos burocr\u00e1tico e mais conectado com o povo. Mas, at\u00e9 agora, o marqueteiro parece ter se especializado em vender fuma\u00e7a institucional<\/strong> \u2014 enquanto os problemas reais do governo continuam sem explica\u00e7\u00e3o convincente nem defesa s\u00f3lida nas redes ou na imprensa.<\/p>\n\n\u201cN\u00e3o h\u00e1 m\u00e1gica que resolva quando o produto n\u00e3o entrega\u201d, ironizou um deputado do PT, sob reserva. \u201cA comunica\u00e7\u00e3o s\u00f3 grita o que o governo sussurra.\u201d<\/p>\n<\/blockquote>\n
Mesmo com parte da imprensa ainda tratando o governo com certo cuidado, 47% dos entrevistados afirmam que o notici\u00e1rio sobre Lula segue negativo<\/strong>, refor\u00e7ando a impress\u00e3o de um presidente que aparece mais, mas convence menos<\/strong>. Nem o apoio editorial de ve\u00edculos simp\u00e1ticos tem sido suficiente para frear a percep\u00e7\u00e3o de desgaste.<\/p>\nA pesquisa Quaest tamb\u00e9m revelou que, embora 44% da popula\u00e7\u00e3o ainda se informe pela televis\u00e3o<\/strong>, 34% j\u00e1 usam as redes sociais como principal fonte de informa\u00e7\u00e3o<\/strong>. A mudan\u00e7a \u00e9 significativa: na arena digital, a narrativa oficial do governo tem sido superada por influenciadores, cr\u00edticos e memes que desmontam discursos institucionais com ironia e velocidade<\/strong>.<\/p>\nOu seja: a comunica\u00e7\u00e3o do governo n\u00e3o perdeu s\u00f3 a batalha da opini\u00e3o p\u00fablica \u2014 est\u00e1 perdendo a guerra da linguagem.<\/strong><\/p>\n<\/p>\n\n
<\/center><\/p>\n<\/p>\n<\/div>\n
<\/p>\n<\/div>\n
source Fonte : Hora Brasilia<\/p>\n
<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Siga @radiopiranhas A tentativa do presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva (PT) de culpar a comunica\u00e7\u00e3o pelo seu desgaste popular e substituir o ex-ministro Paulo Pimenta por Sid\u00f4nio Palmeira na chefia da Secretaria de Comunica\u00e7\u00e3o da Presid\u00eancia (Secom) n\u00e3o surtiu o efeito esperado \u2014 e pode estar agravando a situa\u00e7\u00e3o…. Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-267268","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/267268","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=267268"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/267268\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=267268"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=267268"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=267268"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}