{"id":260667,"date":"2025-03-28T07:07:59","date_gmt":"2025-03-28T10:07:59","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/260667"},"modified":"2025-03-28T07:07:59","modified_gmt":"2025-03-28T10:07:59","slug":"governo-de-sp-realiza-nesta-sexta-feira-leilao-de-linhas-da-cptm-que-atendem-o-alto-tiete","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/260667","title":{"rendered":"Governo de SP realiza nesta sexta-feira leil\u00e3o de linhas da CPTM que atendem o Alto Tiet\u00ea"},"content":{"rendered":"

Grupo CCR, que inclui a ViaMobilidade, e o Grupo Comporte Participa\u00e7\u00f5es S.A foram as \u00fanicas empresas que apresentaram proposta para o leil\u00e3o. Cons\u00f3rcio vencedor vai administrar as linhas que cortam a regi\u00e3o por 25 anos. Linha 11-Coral da CPTM ganhar\u00e1 uma nova esta\u00e7\u00e3o no distrito de C\u00e9sar de Souza, em Mogi das Cruzes
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/ TV Di\u00e1rio
\nO leil\u00e3o de concess\u00e3o das linhas 11-Coral, 12-Safira, que cortam cidades do Alto Tiet\u00ea, e a linha 13-Jade, chamado de Lote Alto Tiet\u00ea, est\u00e1 marcado ser\u00e1 realizado nesta sexta-feira (28), na sede da B3, no Centro de S\u00e3o Paulo. De acordo com o edital, a concess\u00e3o de 25 anos prev\u00ea R$ 14,3 bilh\u00f5es de investimentos, segundo a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI).
\nNa ter\u00e7a-feira (25), o governo paulista divulgou que o grupo CCR, que inclui a ViaMobilidade, e o Grupo Comporte Participa\u00e7\u00f5es S.A foram as \u00fanicas empresas que apresentaram proposta para o leil\u00e3o de linhas da CPTM na capital paulista.
\n\u2705 Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
\nO governo de Tarc\u00edsio de Freitas (Republicanos) afirma que vencer\u00e1 a disputa o grupo que oferecer o maior desconto sobre as contrapresta\u00e7\u00f5es que o Estado dever\u00e1 pagar ao concession\u00e1rio, cujo montante m\u00e1ximo foi calculado em at\u00e9 R$ 1,49 bilh\u00e3o ao ano. Al\u00e9m disso, est\u00e1 previsto o pagamento de um aporte p\u00fablico para viabilizar as obras de melhoria das tr\u00eas linhas com valor estimado em R$ 10 bilh\u00f5es.
\nDe acordo com Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), da SPI, o objetivo do governo estadual com a concess\u00e3o \u00e9 modernizar e expandir as linhas.
\n\u201cEnt\u00e3o, por exemplo, a linha 11 a gente est\u00e1 prevendo a reforma de todas as esta\u00e7\u00f5es existentes. Ent\u00e3o, todas v\u00e3o ter acessibilidade, todas v\u00e3o ter cobertura de plataforma, cobertura de passarela, monitoramento com c\u00e2mera e todas v\u00e3o ter extintas tamb\u00e9m suas passagens em n\u00edvel. Em Mogi das Cruzes isso \u00e9 um tema relevante, porque existem mais de quatro passagens em n\u00edvel depois da esta\u00e7\u00e3o Jundiapeba\u201d.
\nLEIA MAIS:
\nCCR, que inclui a ViaMobilidade, e Grupo Comporte s\u00e3o \u00fanicas empresas que apresentaram proposta para leil\u00e3o das tr\u00eas linhas de trens da CPTM
\nGoverno de SP publica edital para concess\u00e3o das linhas 11, 12 e 13 da CPTM \u00e0 iniciativa privada; veja detalhes
\nAtualmente, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda s\u00e3o concedidas \u00e0 ViaMobilidade e agora s\u00e3o concedidas as linhas 11, 12 e 13. O pr\u00f3ximo projeto da SPI abrange as linhas 10 e 14 da CPTM.
\nLinha 12-Safira ser\u00e1 extendida at\u00e9 a esta\u00e7\u00e3o Suzano da CPTM com o edital de concess\u00e3o
\nVin\u00edcius Silva\/TV Di\u00e1rio
\nExpectativa da popula\u00e7\u00e3o
\nO feirante Rodrigo Aparecido Cl\u00e9cio da Silva conta que espera uma renova\u00e7\u00e3o no sistema ferrovi\u00e1rio que atende a regi\u00e3o a partir da concess\u00e3o, principalmente na esta\u00e7\u00e3o Jundiapeba da linha 11, que ele utiliza com frequ\u00eancia.
\n“V\u00ea a esta\u00e7\u00e3o de Suzano t\u00e3o bonita e s\u00f3 a nossa pra tr\u00e1s. V\u00e1rias esta\u00e7\u00f5es foram renovadas, s\u00f3 falta a nossa. Escada rolante, tanto pra pessoas deficientes. \u00c9 muita dificuldade na rampa, e faz anos que est\u00e1 do mesmo jeito. Est\u00e1 na hora de mudar j\u00e1, n\u00e9? Ter elevador pra turma atravessar do outro lado”.
\nOutro morador da regi\u00e3o que acessa a CPTM pela esta\u00e7\u00e3o de Jundiapeba \u00e9 o auxiliar de monitoramento Daniel Angelis. Ele espera que a concess\u00e3o das linhas ofere\u00e7a uma melhoria no servi\u00e7o e evite a superlota\u00e7\u00e3o dos trens no deslocamento para o trabalho.
\nEdital de concess\u00e3o prev\u00ea a reforma da esta\u00e7\u00e3o Jundiapeba da CPTM, em Mogi das Cruzes
\nEverton Dertonio
\n“Eu, como portador de necessidades especiais, vejo a dificuldade, at\u00e9 mesmo pela superlota\u00e7\u00e3o, de encontrar assento pra sentar, porque muitas vezes eu venho e vou a p\u00e9. \u00c9 muito lotado e n\u00e3o tem onde sentar. E tamb\u00e9m acessibilidade de escada, j\u00e1 n\u00e3o tem uma escada rolante, que a\u00ed precisa de passarela ou escada. Tem algumas outras esta\u00e7\u00f5es que tamb\u00e9m \u00e9 bem dificultoso, em rela\u00e7\u00e3o pra n\u00f3s, com necessidade especial”.
\nJ\u00e1 a fonoaudi\u00f3loga Ana Paula da Silva Queiroz Teixeira, moradora de C\u00e9sar de Sousa, tamb\u00e9m em Mogi das Cruzes, acredita que a constru\u00e7\u00e3o da nova esta\u00e7\u00e3o pode desafogar o tr\u00e2nsito local e melhorar e vai facilitar a vida dos usu\u00e1rios do sistema de trilhos que vivem e trabalham no distrito.
\n“Acho que a mobilidade pode melhorar muito em C\u00e9sar de Sousa, na medida em que as pessoas que precisam ir para a Capital ou para as cidades na zona Leste, conseguir\u00e3o pegar o trem aqui mesmo no bairro, sem que precisem ir de carro ou de \u00f4nibus para outras esta\u00e7\u00f5es na cidade como Estudantes ou Mogi das Cruzes para pegar o trem. Essa facilidade pode, inclusive, diminuir o tr\u00e2nsito local no hor\u00e1rio de pico, uma vez que, n\u00e3o precisar\u00e3o mais se deslocarem sentido bairro-Centro ou vice versa”.
\nAna Paula acrescenta que o deslocamento da popula\u00e7\u00e3o dentro de Mogi ser\u00e1 facilitado com a nova esta\u00e7\u00e3o.
\n“Al\u00e9m de facilitar o deslocamento para outras cidades, isso n\u00e3o se dar\u00e1 mesmo para os moradores locais que precisam ir apenas at\u00e9 o Centro de Mogi, at\u00e9 a regi\u00e3o do shopping e das universidades, ou mesmo at\u00e9 as regi\u00f5es de Br\u00e1s Cubas e Jundiapeba, j\u00e1 que teremos essa condi\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m por trem”, finaliza.
\nInterven\u00e7\u00f5es previstas e funcionamento do leil\u00e3o
\nAtualmente, as linhas 11, 12 e 13 somam 102 km de extens\u00e3o e possuem 29 esta\u00e7\u00f5es em opera\u00e7\u00e3o. Com a parceria p\u00fablico-privada (PPP), a concession\u00e1ria respons\u00e1vel ter\u00e1 que construir, ao todo, 22,6 km de via \u2014 totalizando 124,6 km \u2014 e oito novas esta\u00e7\u00f5es \u2014 que chegar\u00e3o a 37.
\nSegundo o secret\u00e1rio Rafael Benini, da SPI, a previs\u00e3o \u00e9 que a transi\u00e7\u00e3o operacional das linhas leve dois anos (24 meses), per\u00edodo no qual ser\u00e3o realizados treinamentos e opera\u00e7\u00e3o assistida pela CPTM.
\nA atua\u00e7\u00e3o da concession\u00e1ria ser\u00e1 regulamentada e fiscalizada pela Artesp, a Ag\u00eancia de Transportes do Estado de S\u00e3o Paulo. Caber\u00e1 a ela extinguir a concess\u00e3o, nos casos e condi\u00e7\u00f5es previstos em lei e no contrato a ser firmado.
\nCPTM abre edital para a compra de c\u00e2meras corporais para equipes de seguran\u00e7as
\nSegundo Almudin, ap\u00f3s a abertura dos envelopes e conhecimento do vencedor do leil\u00e3o, h\u00e1 um cronograma de 90 a 100 de condi\u00e7\u00f5es para assinatura do contrato de concess\u00e3o. Portanto, no meio do ano a gente vai conseguir assinar o contrato de concess\u00e3o. Uma vez assinado, j\u00e1 come\u00e7am os prazos previstos no contrato.
\nA extens\u00e3o at\u00e9 C\u00e9sar de Sousa est\u00e1 prevista para ser entregue at\u00e9 a segunda metade de 2030, quando ela deve estar em opera\u00e7\u00e3o. Almudin tamb\u00e9m detalha quais ser\u00e3o os pr\u00f3ximos passos do processo de concess\u00e3o ap\u00f3s o leil\u00e3o.
\n“Quando assina o contrato, come\u00e7a tanto a fase de transi\u00e7\u00e3o, que \u00e9 quando a concession\u00e1ria vai fazendo os treinamentos necess\u00e1rios para assumir a opera\u00e7\u00e3o das linhas, elabora\u00e7\u00e3o de projeto, depois execu\u00e7\u00e3o das obras tamb\u00e9m necess\u00e1rias contratualmente previstas. Assinado o contrato de concess\u00e3o, \u00e9 iniciada uma fase de transi\u00e7\u00e3o, pr\u00e9-operacional, que dura 24 meses. Ao longo dessa fase, quem opera a linha, efetivamente, \u00e9 a CPTM, nos primeiros 12 meses. Depois, a concession\u00e1ria assume a opera\u00e7\u00e3o da linha e a CPTM faz uma opera\u00e7\u00e3o assistida nos outros 12 meses, por isso que a transi\u00e7\u00e3o dura 24 meses. Na sequ\u00eancia, entra a opera\u00e7\u00e3o comercial plena, em que a concession\u00e1ria opera sem qualquer tipo de aux\u00edlio da CPTM”.
\nAl\u00e9m disso, Almudin afirma que, ao longo do per\u00edodo de transi\u00e7\u00e3o, a concession\u00e1ria deve realizar os projetos necess\u00e1rios e as autoriza\u00e7\u00f5es de todos os \u00f3rg\u00e3os necess\u00e1rios para que, assim que poss\u00edvel, j\u00e1 come\u00e7ar a realizar obras para concluir o cronograma.
\n\ud83d\ude89 Linha 11 – Coral
\nNa linha 11-Coral, atualmente a CPTM transporta em m\u00e9dia 520 mil passageiros por dia \u00fatil. Em 2040, estudos de demanda apontam que essa demanda vai aumentar para algo em torno de 690 mil na m\u00e9dia, por dia \u00fatil.
\nAo todo, 22 km a mais de trilhos na linha 11-Coral, com a extens\u00e3o de dois trechos: de Luz at\u00e9 Barra Funda, uma obra sendo feita hoje pela CPTM, e na ponta da linha, que a\u00ed sim \u00e9 o que importa para o Alto Tiet\u00ea, de Estudantes at\u00e9 C\u00e9sar de Sousa, em um trecho de cerca de 4 quil\u00f4metros.
\nA futura esta\u00e7\u00e3o em C\u00e9sar de Sousa, em Mogi, vai seguir na mesma faixa de dom\u00ednio, que atualmente j\u00e1 \u00e9 operada pela MRS, logo depois da Avenida Ricieri Jos\u00e9 Marcatto, segundo a SPI.
\nA passagem em n\u00edvel que h\u00e1 no local ser\u00e1 fechada e a pr\u00f3pria Prefeitura de Mogi das Cruzes j\u00e1 tem um projeto de viaduto naquela regi\u00e3o. A esta\u00e7\u00e3o estar\u00e1 localizada logo ap\u00f3s a atual passagem em n\u00edvel.
\nInvestimento: R$ 5,4 bilh\u00f5es;
\nExpans\u00e3o: 4 km \u2014 sentido Mogi das Cruzes;
\nNovas esta\u00e7\u00f5es: Bom Retiro, Lajeado e C\u00e9sar de Sousa;
\nIntervalo entre trens: 3 minutos no trecho entre Barra Funda e Suzano, e 6 minutos entre Suzano e C\u00e9sar de Sousa;
\nComo ficar\u00e1 o trajeto?
\nPalmeiras – Barra Funda \u27a1 Bom Retiro \u27a1 Luz \u27a1 Br\u00e1s \u27a1 Tatuap\u00e9 \u27a1 Corinthians – Itaquera \u27a1 Dom Bosco \u27a1 Jos\u00e9 Bonif\u00e1cio \u27a1 Guianeses \u27a1 Lajeado \u27a1 Ant\u00f4nio Gianetti Neto \u27a1 Ferraz de Vasconcelos \u27a1 Po\u00e1 \u27a1 Calmon Viana \u27a1 Suzano \u27a1 Jundiapeba \u27a1 Braz Cubas \u27a1 Mogi das Cruzes \u27a1 Estudantes \u27a1 C\u00e9sar de Sousa.
\n\ud83d\ude89 Linha 12 – Safira
\nNa linha 12-Safira, hoje a CPTM transporta mais ou 230 mil passageiros, na m\u00e9dia, por dia \u00fatil e a gente est\u00e1 prevendo um incremento de demanda para mais de 400 mil passageiros, na m\u00e9dia, por dia \u00fatil.
\nNa linha 12, a previs\u00e3o \u00e9 de extens\u00e3o de Calmon Viana at\u00e9 Suzano, com cerca de 3 quil\u00f4metros.
\nInvestimento: R$ 3,2 bilh\u00f5es;
\nExpans\u00e3o: 2,7 km \u2014 sentido Suzano;
\nNova esta\u00e7\u00f5es: Canga\u00edba;
\nIntervalo entre trens: 3 minutos e 25 segundos;
\nComo ficar\u00e1 o trajeto?
\nBr\u00e1s \u27a1 Tatuap\u00e9 \u27a1 Gabriela Mistral* \u27a1 Canga\u00edba \u27a1 Engenheiro Goulart \u27a1 USP Leste \u27a1 Comendador Ermelino \u27a1 S\u00e3o Miguel Paulista \u27a1 Jardim Helena – Vila Mara \u27a1 Itaim Paulista \u27a1 Jardim Romano \u27a1 Engenheiro Manoel Feio \u27a1 Itaquaquecetuba \u27a1 Aracar\u00e9 \u27a1 Calmon Viana \u27a1 Suzano.
\n*A ser constru\u00edda pelo Metr\u00f4.
\nConcorrentes do leil\u00e3o
\nNesta sexaa, CCR e Grupo Comporte disputar\u00e3o na B3 quem oferece o melhor pre\u00e7o pela concess\u00e3o das linhas.
\nO Grupo CCR j\u00e1 opera quatro linhas de trens e metr\u00f4 do governo de S\u00e3o Paulo na capital paulista. Al\u00e9m das Linhas 4-Amarela e 5-Lil\u00e1s do Metr\u00f4, desde janeiro de 2022 assumiu tamb\u00e9m a gest\u00e3o das linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
\nViaMobilidade assina acordo com Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual para antecipar investimentos nas linhas 8 e 9
\nJ\u00e1 o Grupo Comporte \u00e9 administrado pela fam\u00edlia do empres\u00e1rio Nen\u00ea Constantino, um dos principais nomes no ramo de transporte do Brasil e fundador da empresa Gol Linhas A\u00e9reas. A empresa administra atualmente o metr\u00f4 de Belo Horizonte (MG) e, em fevereiro do ano passado, se juntou \u00e0 empresa chinesa China Railway Construction Corporation (CRCC) no ‘Cons\u00f3rcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos’.
\nO cons\u00f3rcio venceu o leil\u00e3o do Trem Intercidades (TIC) para constru\u00e7\u00e3o da linha de trem que deve ligar as cidades de S\u00e3o Paulo e Campinas, prometendo investimentos de R$ 14,2 bilh\u00f5es na obra e tarifa de R$ 64 no servi\u00e7o. A empresa tamb\u00e9m vai administrar a linha 7-Rubi da CPTM.
\nA Comporte Participa\u00e7\u00f5es S.A. \u2013 que participar\u00e1 do leil\u00e3o da CPTM – \u00e9 uma holding que tamb\u00e9m controla v\u00e1rias empresas de \u00f4nibus no estado de S\u00e3o Paulo, como a Via\u00e7\u00e3o Piracicabana, Expresso de Prata, Expresso Itamarati e Via\u00e7\u00e3o Luwasa, por exemplo. A companhia opera atualmente o VLT entre as cidades de Santos e S\u00e3o Vicente, no litoral Sul de S\u00e3o Paulo, atrav\u00e9s da subsidi\u00e1ria BR Mobilidade, al\u00e9m de ser dona de aplicativos de vendas de passagens de \u00f4nibus como Mobif\u00e1cil e 4Bus.
\nO que s\u00e3o PPPs?
\nAs Parcerias P\u00fablico-Privadas (PPPs) s\u00e3o um tipo de concess\u00e3o de um bem e\/ou servi\u00e7o p\u00fablico. O parceiro privado executa uma obra e presta o servi\u00e7o, sendo remunerado pelo poder p\u00fablico ao longo do tempo.
\nAs PPPs podem ser pagas inteiramente pelo Estado ou numa combina\u00e7\u00e3o Estado + tarifa cobrada dos usu\u00e1rios. N\u00e3o h\u00e1 cobran\u00e7a de outorga para arrematar o projeto.
\nJ\u00e1 numa concess\u00e3o pura, modelo que vinha sendo usado para rodovias e aeroportos, por exemplo, o ente privado paga uma outorga e \u00e9 remunerado exclusivamente pela tarifa cobrada dos usu\u00e1rios.
\nAssista a mais not\u00edcias sobre o Alto Tiet\u00ea<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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