{"id":260292,"date":"2025-03-27T18:01:00","date_gmt":"2025-03-27T21:01:00","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/260292"},"modified":"2025-03-27T18:01:00","modified_gmt":"2025-03-27T21:01:00","slug":"mt-e-um-dos-estados-com-mais-acidentes-graves-com-veiculos-de-carga-aponta-prf","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/260292","title":{"rendered":"MT \u00e9 um dos estados com mais acidentes graves com ve\u00edculos de carga, aponta PRF"},"content":{"rendered":"

Falta de descanso \u00e9 uma das principais causas de acidentes graves. Mato Grosso recebe 3\u00b0 fase da Opera\u00e7\u00e3o Descanso Legal da Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal.
\nRafael Marques
\nMato Grosso est\u00e1 entre os estados com maior n\u00famero de ocorr\u00eancias graves envolvendo ve\u00edculos de carga, segundo levantamento da Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF). Foram 50 acidentes com carretas, caminh\u00f5es, \u00f4nibus e micro-\u00f4nibus, nos \u00faltimos cinco anos.
\nNesses acidentes nas BRs 364 e 163, pelo menos 15 pessoas morreram. A principal causa apontada \u00e9 a falta de descanso dos motoristas, que motivou a PRF a realizar a Opera\u00e7\u00e3o Descanso Legal.
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\nA opera\u00e7\u00e3o come\u00e7ou em janeiro e vai at\u00e9 o dia 4 de abril deste ano para fiscalizar o tempo de repouso dos profissionais do transporte rodovi\u00e1rio de cargas.
\nOpera\u00e7\u00e3o fiscaliza descanso de caminhoneiros
\nEm Mato Grosso, uma das vistorias foi realizada na Serra de S\u00e3o Vicente, nos trechos das consideradas um dos trechos mais perigosos do estado.
\nSegundo o chefe de opera\u00e7\u00f5es da PRF-MT, Andr\u00e9 Luiz Ferreira, a fiscaliza\u00e7\u00e3o do descanso \u00e9 feita por meio da an\u00e1lise do disco ou da fita diagrama do tac\u00f3grafo – equipamento obrigat\u00f3rio que registra velocidade, dist\u00e2ncia percorrida e tempo de dire\u00e7\u00e3o \u2013 ou pela verifica\u00e7\u00e3o do di\u00e1rio de bordo, papeleta, ficha de trabalho externo ou ficha de trabalho do aut\u00f4nomo. Hoje, os caminhoneiros devem fazer pausa de 11 horas. Antes, esse per\u00edodo era de 8 horas.
\n“Com uma hora de descanso menor que 11 horas, ele vai ser notificado, vai ter uma infra\u00e7\u00e3o de natureza m\u00e9dia, no valor de R$ 130, e ele vai ser obrigado a parar, ficar parado as 11 horas, para cumprir esse descanso.”, explicou.
\nA opera\u00e7\u00e3o atua em corredores estrat\u00e9gicos das rodovias federais. Segundo a gerente de Efici\u00eancia Operacional da PRF, B\u00e1rbara Natthane, as condi\u00e7\u00f5es dos ve\u00edculos tamb\u00e9m s\u00e3o fiscalizadas.
\n“A gente identifica mangueiras isoladas, freios isolados, \u00e0s vezes o pneu est\u00e1 j\u00e1 fora do TBI adequado para fazer a circula\u00e7\u00e3o, ent\u00e3o, todas essas condi\u00e7\u00f5es s\u00e3o identificadas e reportadas para a equipe da PRF”, disse.
\nOpera\u00e7\u00e3o na BR 163\/364 fiscaliza caminhoneiros est\u00e3o cumprindo lei do descanso entre jornadas
\nComo funciona a lei?
\nA Lei 13.103, sancionada em 2 de mar\u00e7o de 2015, determina que motoristas de \u00f4nibus e caminh\u00f5es devem ter 11 horas de descanso ininterrupto a cada 24 horas, e visa garantir um tempo adequado de repouso e reduzir acidentes de tr\u00e2nsito.
\nDe acordo com a legisla\u00e7\u00e3o, o descanso de 11 horas n\u00e3o pode ser dividido. De acordo com o documento, a Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) deve autuar motoristas que n\u00e3o respeitem o descanso de 11 horas.
\nCaso o condutor tenha uma hora de descanso menor que 11 horas, ele receber\u00e1 uma infra\u00e7\u00e3o m\u00e9dia, no valor de R$ 130 e ser\u00e1 obrigado a ficar parado \u00e0s onze horas, para cumprir esse descanso.
\nRelat\u00f3rio das estradas brasileiras em 2025
\nSegundo o levantamento, no Brasil foram registrados 18.511 acidentes, e desse total houveram mais de 2.800 mortes em todas rodovias do pa\u00eds. Nos \u00faltimos cinco anos, a falta de descanso \u00e9 uma das principais causas de acidentes graves nessas estradas.
\nA causa dos acidentes foi identificada ap\u00f3s a fiscaliza\u00e7\u00e3o de mais de 25 mil ve\u00edculos de carga em todo Brasil. Durante a a\u00e7\u00e3o, mais de 6.500 multas foram aplicadas por descumprimento da lei que determina 11 horas de descanso para os motoristas de carretas e \u00f4nibus.
\nMato Grosso, Paran\u00e1, Minas Gerais e Bahia s\u00e3o os quatro estados com mais acidentes graves com ve\u00edculos carga nesse per\u00edodo. Por isso, a PRF realiza a opera\u00e7\u00e3o nesses locais at\u00e9 abril.
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