{"id":258502,"date":"2025-03-26T09:57:40","date_gmt":"2025-03-26T12:57:40","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/258502"},"modified":"2025-03-26T09:57:40","modified_gmt":"2025-03-26T12:57:40","slug":"festival-de-curitiba-mostra-lucia-camargo-reune-espetaculos-de-todas-as-regioes-do-pais-pela-primeira-vez-veja-programacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/258502","title":{"rendered":"Festival de Curitiba: Mostra L\u00facia Camargo re\u00fane espet\u00e1culos de todas as regi\u00f5es do pa\u00eds pela primeira vez; veja programa\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Mostra traz pe\u00e7as premiadas, estreias nacionais, internacionais e artistas renomados das artes c\u00eanicas. Conhe\u00e7a o trabalho de curadoria desta edi\u00e7\u00e3o. Espet\u00e1culo ‘Gaviota’, que comp\u00f5e Mostra L\u00facia Camargo no Festival de Curitiba
\nFrancisco Castro Pizzo
\nSelecionar espet\u00e1culos para compor a grade de programa\u00e7\u00e3o do Festival de Curitiba n\u00e3o \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil, al\u00e9m de volumosa, pois exige que os curadores assistam a muitos trabalhos em um curto per\u00edodo de tempo. A miss\u00e3o \u00e9 primordial e estrutura o evento conceitualmente.
\nH\u00e1 tr\u00eas anos a tarefa de definir as atra\u00e7\u00f5es da Mostra L\u00facia Camargo cabe a um trio: a produtora e pesquisadora Daniele Sampaio; a atriz e gestora cultural Giovana Soar; e o fil\u00f3sofo e cr\u00edtico teatral Patrick Pessoa.
\nA programa\u00e7\u00e3o, que vai at\u00e9 6 de abril, tem espet\u00e1culos gratuitos. Veja programa\u00e7\u00e3o abaixo.
\n\u2705 Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
\n\u2705 Siga o canal do g1 PR no Telegram
\n\u201cA curadoria do festival exige de n\u00f3s um movimento permanente, uma cont\u00ednua expans\u00e3o, a cada ano nossa meta \u00e9 avan\u00e7ar em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 mostra anterior\u201d, conta Daniele.
\nDe acordo com a pesquisadora, o grande passo desta edi\u00e7\u00e3o foi reunir, pela primeira vez na hist\u00f3ria do festival, montagens de todas as regi\u00f5es do Brasil.
\nAo todo, a programa\u00e7\u00e3o oferece 26 espet\u00e1culos, 22 nacionais e 4 internacionais.
\n\u201cA nacionaliza\u00e7\u00e3o efetiva da mostra era um desejo da nossa curadoria, esta edi\u00e7\u00e3o \u00e9 um marco desta conquista. Realizamos um trabalho bem criterioso e chegamos em um desenho coerente e consistente, que no seu conjunto revela algumas chaves de acesso para ler o mundo contempor\u00e2neo\u201d, declara.
\nLeia tamb\u00e9m:
\nMatch cultural: Evento permite apresenta\u00e7\u00e3o de portf\u00f3lios para curadores
\nInclus\u00e3o: Festival de Curitiba ter\u00e1 espet\u00e1culo internacional que escalou moradores 60+
\nPerfil: Rodrigo Pandolfo estreia como diretor no Festival de Curitiba
\nElenco de ‘Bom Dia, Eternidade’, espet\u00e1culo dirigido por Luiz Fernando Marques Lubi.
\nJ\u00falio Cesar Almeida
\nPrograma\u00e7\u00e3o por eixos
\nUm dos principais eixos que inspirou a composi\u00e7\u00e3o da programa\u00e7\u00e3o da 33\u00aa edi\u00e7\u00e3o do Festival de Curitiba foi o etarismo, denominado como Eixo Futuro Ancestral.
\nQuatro espet\u00e1culos convidam o p\u00fablico a exercitar o olhar para a quest\u00e3o do envelhecimento, sua pot\u00eancia e suas inquietudes est\u00e9ticas e existenciais. S\u00e3o eles:
\n\u27a1\ufe0f \u2018A Velocidade da Luz\u2019, criado por pessoas com mais de 60 anos que vivem em Curitiba, em parceria com o premiado diretor argentino, Marco Canale; (Dias 5 e 6 \/ 16h \u2013 Pra\u00e7a Santos Andrade \/ *gratuito)
\n\u27a1\ufe0f \u2018Bom Dia, Eternidade\u2019, dirigido por Luiz Fernando Marques Lubi, que traz a reflex\u00e3o sobre o envelhecimento do ponto de vista da negritude; (Dias 30 \/ 19h, 31 \/ 20h30) \u2013 Teatro da Reitoria)
\n\u27a1\ufe0f \u2018O Fim \u00e9 Uma Outra Coisa\u2019, uma viagem de sabores, cheiros e sons por meio do espa\u00e7o-tempo com atua\u00e7\u00e3o da septuagen\u00e1ria Zora Santos, com dire\u00e7\u00e3o de Grace Pass\u00f4 e Gabriel C\u00e2ndido; (Dias 4 e 5 \/ 20h30 \u2013 Teatro Cleon Jacques)
\n\u27a1\ufe0f \u2018Homens Pink\u2019, com dire\u00e7\u00e3o art\u00edstica, texto e performance de Renato Turnes, a partir de depoimentos de homens gays 50+. (Dias 2 e 3 \/ 18h30 \u2013 Teatro Jos\u00e9 Maria Santos)
\nOutro movimento significativo desta edi\u00e7\u00e3o, permeado tamb\u00e9m pelo etarismo, \u00e9 o da internacionaliza\u00e7\u00e3o com a escolha de quatro espet\u00e1culos provenientes da Am\u00e9rica Latina.
\nO Eixo Latino traz tr\u00eas espet\u00e1culos da Argentina, o j\u00e1 citado \u2018A Velocidade da Luz\u2019, al\u00e9m de:
\n\u27a1\ufe0f \u2018Gaviota\u2019, com not\u00e1vel elenco feminino e encena\u00e7\u00e3o de Guilherme Cacace (31 e 1 \/ 20h30 \u2013 Teatro Cleon Jacques); e
\n\u27a1\ufe0f \u2018No Estoy Solo\u2019, com o premiado performer Iv\u00e1n Haidar (25 e 26 \/ 20h30 \u2013 Caixa Cultural).
\n\u27a1\ufe0f \u2018El Desmontaje\u2019, do Uruguai, com texto e atua\u00e7\u00e3o de Jimena M\u00e1rquez e dire\u00e7\u00e3o de Luz Vieira (29 \/ 20h30 e 30 \/ 19h \u2013 Caixa Cultural).
\nA produ\u00e7\u00e3o local tamb\u00e9m \u00e9 destaque na programa\u00e7\u00e3o. O Eixo Curitiba traz:
\n\u27a1\ufe0f \u2018Cabar\u00e9 Haikai\u2019, sobre o legado do escritor e poeta Paulo Lemmiski (25 e 26 \/ 18h30 \u2013 Teatro Jos\u00e9 Maria Santos;
\n\u27a1\ufe0f \u2018Nebulosa de Baco\u2019, nova cria\u00e7\u00e3o da premiada Cia. Stavis-Damasceno (5 \/ 20h30 e 6 \/ 19h \u2013 Guairinha);
\n\u27a1\ufe0f \u2018Daqui Ningu\u00e9m Sai\u2019, homenagem ao escritor Dalton Trevisan, dirigida por Nena Inoue (26 e 27 \/ 20h30 \u2013 Guairinha).
\nComo parte do Eixo Teatro no Espelho, criado em torno de pe\u00e7as que refletem sobre o fazer teatral, est\u00e3o tr\u00eas montagens com vers\u00f5es contempor\u00e2neas do cl\u00e1ssico de Anton Tch\u00e9khov, como a j\u00e1 citada \u2018A Gaivota\u2019. Al\u00e9m dela:
\n\u27a1\ufe0f \u2018J\u00fapiter e A Gaivota\u2019, abordagem inteligente e sagaz que vem de Bras\u00edlia (DF) com dire\u00e7\u00e3o e adapta\u00e7\u00e3o de Ada Luana (3 e 4 \/ 20h30 \u2013 Guairinha);
\n\u27a1\ufe0f \u2018Ao Vivo\u2019, da Companhia Brasileira de Teatro que conta com a atriz Renata Sorrah no elenco e dire\u00e7\u00e3o de Marcio Abreu (27 e 28 \/ 20h30 \u2013 Teatro da Reitoria).
\nComo parte do Eixo Musical, g\u00eanero apreciado pelo p\u00fablico do festival, esta edi\u00e7\u00e3o traz:
\n\u27a1\ufe0f \u2018Bom dia, Eternidade\u2019, citada no Eixo Ancestral;
\n\u27a1\ufe0f \u2018Ray \u2013 Voc\u00ea n\u00e3o me conhece\u2019, trabalho que conta com interpreta\u00e7\u00f5es muito elogiadas e dire\u00e7\u00e3o de Rodrigo Portella (27 e 28 \/ 20h30 \u2013 Guair\u00e3o).
\nO fazer teatral com vis\u00e3o est\u00e9tica expandida recebeu o nome de Eixo Vidas Rebeldes, Belos Experimentos e \u00e9 composto por quatro pe\u00e7as:
\n\u27a1\ufe0f \u2018Rei Lear\u2019, da Cia Extempor\u00e2nea, vers\u00e3o atualizada da trag\u00e9dia shakespeariana (31 e 1 \/ 20h30 – Guairinha);
\n\u27a1\ufe0f \u2018A \u00daltima Ceia\u2019, do Grupo Mexa com dire\u00e7\u00e3o e texto de Jo\u00e3o Turchi (31 e 1 \/ 20h30 \u2013 Teatro Jos\u00e9 Maria Santos);
\n\u27a1\ufe0f \u2018Sebasti\u00e3o\u2019, o mais recente trabalho do Ateli\u00ea 23 de Manaus (AM), (5 e 6 \/ 18h30 \u2013 Teatro Jos\u00e9 Maria Santos);
\n\u27a1\ufe0f \u2018Monga\u2019, mon\u00f3logo de J\u00e9ssica Teixeira que busca ampliar o debate sobre corpos dissidentes (26 e 27 \/ 20h30 \u2013 Teatro Paiol).
\nTr\u00eas trabalhos comp\u00f5em o Eixo Dan\u00e7a desta edi\u00e7\u00e3o:
\n\u27a1\ufe0f \u2018Trivial \u2013 um espet\u00e1culo de B-Boys\u2019, premiado espet\u00e1culo de Porto Alegre de dan\u00e7a urbana (4 e 5 \/ 20h30 \u2013 Teatro da Reitoria);
\n\u27a1\ufe0f A j\u00e1 citada performance argentina \u2018No Estoy Solo\u2019;
\n\u27a1\ufe0f ‘Encantado’, obra de Lia Rodrigues inspirada nas cosmogonias de povos ind\u00edgenas e africanos (1 e 2 \/ 20h30 \u2013 Guair\u00e3o).
\nComo um trabalho a ser revelado, a curadoria inclui nesta edi\u00e7\u00e3o \u2018Laborioso Contato; um palha\u00e7o anuncia o fim do mundo\u2019, que tem dire\u00e7\u00e3o, dramaturgia e constru\u00e7\u00e3o de Chico Henrique, artista de Quixer\u00ea, do Cear\u00e1 (29 e 30 \/ 17h \u2013 Palco das Ru\u00ednas de S\u00e3o Francisco * gratuito).
\n\ud83c\udfad 33\u00ba Festival de Curitiba
\nData: de 24 de mar\u00e7o at\u00e9 6 de abril de 2025
\nPrograma\u00e7\u00e3o: espet\u00e1culos teatrais, estreias nacionais, dan\u00e7a, circo, humor, m\u00fasica, oficinas, shows, performances e gastronomia.
\nValores: de R$ 0 at\u00e9 R$ 85 (mais taxas administrativas)
\nIngressos: No site e bilheteria f\u00edsica (Shopping Mueller)
\nVerifique a classifica\u00e7\u00e3o indicativa e orienta\u00e7\u00f5es de cada espet\u00e1culo.
\nV\u00cdDEOS: Mais assistidos do g1 Paran\u00e1
\nVeja mais not\u00edcias do estado em g1 Paran\u00e1.
\nLeia mais not\u00edcias em g1 Paran\u00e1.<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Mostra traz pe\u00e7as premiadas, estreias nacionais, internacionais e artistas renomados das artes c\u00eanicas. Conhe\u00e7a o trabalho de curadoria desta edi\u00e7\u00e3o. Espet\u00e1culo ‘Gaviota’, que comp\u00f5e Mostra L\u00facia Camargo no Festival de Curitiba Francisco Castro Pizzo Selecionar espet\u00e1culos para compor a grade de programa\u00e7\u00e3o do Festival de Curitiba n\u00e3o \u00e9 uma tarefa… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-258502","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/258502","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=258502"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/258502\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=258502"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=258502"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=258502"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}