{"id":18952,"date":"2024-04-05T21:44:27","date_gmt":"2024-04-06T00:44:27","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/18952"},"modified":"2024-04-05T21:44:27","modified_gmt":"2024-04-06T00:44:27","slug":"carreta-refrigerada-com-energia-solar-chega-a-santa-catarina-para-testes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/18952","title":{"rendered":"Carreta refrigerada com energia solar chega a Santa Catarina para testes"},"content":{"rendered":"
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A primeira carreta do Brasil equipada com placas fotovoltaicas e exclusivo sistema el\u00e9trico desenvolvido pela fabricante de implementos rodovi\u00e1rios Randon acaba de chegar ao Oeste de Santa Catarina. Ela foi entregue para a Transportes Tozzo, empresa de Chapec\u00f3 escolhida para realizar os testes com o ve\u00edculo. Na pr\u00f3xima semana, a carreta come\u00e7ar\u00e1 a circular pelo Brasil. O ve\u00edculo, um semirreboque do modelo Frigor\u00edfico, possui a tecnologia Randon Solar, um produto \u00fanico na Am\u00e9rica Latina que converte energia dos raios solares por meio de pain\u00e9is flex\u00edveis de alta efici\u00eancia, ultrafinos e resistentes a varia\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas. H\u00e1 50 pain\u00e9is instalados na parte superior da carreta. A energia gerada \u00e9 direcionada para a refrigera\u00e7\u00e3o interna do ba\u00fa, garantindo a conserva\u00e7\u00e3o da carga com ou sem o uso de combust\u00edvel. \u201cEntre as vantagens dessa carreta est\u00e3o a redu\u00e7\u00e3o de ru\u00eddo e a economia com diesel, o que a torna muito mais silenciosa e sustent\u00e1vel\u201d, afirma Ivalberto Tozzo, diretor comercial da Transportes Tozzo. O impacto para o meio ambiente \u00e9 uma redu\u00e7\u00e3o de at\u00e9 6 toneladas de g\u00e1s carb\u00f4nico lan\u00e7adas na atmosfera por ano. A autonomia do produto \u00e9 de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas. A tecnologia \u00e9 dotada de um exclusivo algoritmo de gerenciamento de energia, que n\u00e3o necessita de nenhuma interven\u00e7\u00e3o do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados, como status do sistema e performance da gera\u00e7\u00e3o fotovoltaica, podem ser acessados por um aplicativo para dispositivos m\u00f3veis ou por meio de uma interface dispon\u00edvel no pr\u00f3prio ve\u00edculo. A pot\u00eancia instalada com o sistema completo pode chegar a at\u00e9 15 kW, com possibilidade de gera\u00e7\u00e3o de at\u00e9 11,5 mil kW ano. Com isso, est\u00e1 prevista uma economia significativa de at\u00e9 1,8 mil litros de diesel por ano. Para Ivalberto Tozzo, ter f\u00e1cil acesso \u00e0s informa\u00e7\u00f5es do ve\u00edculo \u00e9 essencial para a gest\u00e3o da frota. \u201cN\u00e3o s\u00f3 o motorista poder\u00e1 conferir os dados. Pelo celular, vamos saber onde a carreta est\u00e1, em que velocidade, qual a temperatura do ba\u00fa, qual a autonomia e mais uma s\u00e9rie de informa\u00e7\u00f5es relevantes\u201d, disse.<\/p>\n

Seguran\u00e7a e sustentabilidade<\/strong><\/p>\n

A energia armazenada em baterias pode ser utilizada para a refrigera\u00e7\u00e3o da carga \u00e0 noite sem que o aparelho de refrigera\u00e7\u00e3o fique ligado. Quando estiver parada, a carreta tamb\u00e9m pode ser carregada na energia el\u00e9trica. \u201cA experi\u00eancia vivenciada, consolidando par\u00e2metros t\u00e9cnicos necess\u00e1rios, \u00e9 mais um passo na jornada de evolu\u00e7\u00e3o de tecnologia, amplamente testada nos ambientes controlados dos nossos laborat\u00f3rios de engenharia. Acreditamos muito no potencial desta tecnologia \u00fanica, que possibilita uma opera\u00e7\u00e3o mais sustent\u00e1vel, segura e silenciosa. O Randon Solar mostra, mais uma vez, que colocamos o nosso compromisso de sustentabilidade na pr\u00e1tica, com tecnologias alinhadas a esse prop\u00f3sito\u201d, salienta o COO da Randon, Sandro Trentin. Parceira estrat\u00e9gica e comercial da Randon, a Transportes Tozzo j\u00e1 se prepara para levar alimentos e bebidas refrigeradas ou congeladas para estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e S\u00e3o Paulo. Quanto maior a exposi\u00e7\u00e3o solar, maior a capacidade de carregamento energ\u00e9tico da carreta. Para o presidente da Federa\u00e7\u00e3o das Empresas de Transporte de Carga e Log\u00edstica no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, a a\u00e7\u00e3o evidencia a preocupa\u00e7\u00e3o das transportadoras catarinenses com o meio ambiente e com a moderniza\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos. \u201cPrecisamos valorizar essas iniciativas. Novamente Santa Catarina est\u00e1 na vanguarda da evolu\u00e7\u00e3o da frota de caminh\u00f5es. Isso s\u00f3 acontece por conta da ousadia e da vis\u00e3o de futuro de nossos empres\u00e1rios do setor. A Transportes Tozzo \u00e9 um exemplo disso, ao estar aberta a essas experi\u00eancias e solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas, que refletem nossa busca pela mobilidade sustent\u00e1vel\u201d, salientou. Refer\u00eancia em boas pr\u00e1ticas socioambientais, a transportadora de Chapec\u00f3 conquistou o Pr\u00eamio Despoluir 2023 na categoria de grandes frotas. O Randon Solar foi desenvolvido pela Randon com parceria com o Instituto Herc\u00edlio Randon (IHR) e o Centro Tecnol\u00f3gico Randon (CTR).<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A primeira carreta do Brasil equipada com placas fotovoltaicas e exclusivo sistema el\u00e9trico desenvolvido pela fabricante de implementos rodovi\u00e1rios Randon acaba de chegar ao Oeste de Santa Catarina. Ela foi entregue para a Transportes Tozzo, empresa de Chapec\u00f3 escolhida para realizar os testes com o ve\u00edculo. Na pr\u00f3xima semana, a… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-18952","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/18952","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=18952"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/18952\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18952"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=18952"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=18952"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}