{"id":150242,"date":"2024-11-26T10:51:36","date_gmt":"2024-11-26T13:51:36","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/150242"},"modified":"2024-11-26T10:51:36","modified_gmt":"2024-11-26T13:51:36","slug":"exclusivo-nstech-faz-duas-aquisicoes-e-chega-a-33-mas-em-quatro-anos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia4.jornalfloripa.com.br\/leragencia4\/150242","title":{"rendered":"EXCLUSIVO: Nstech faz duas aquisi\u00e7\u00f5es e chega a 33 M&As em quatro anos"},"content":{"rendered":"
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A nstech, empresa de tecnologia log\u00edstica, est\u00e1 fazendo mais duas aquisi\u00e7\u00f5es, chegando a impressionante marca de 33 M&As em quatro anos.<\/p>\n

Dessa vez, a companhia fundada por Tarpon e Greenbridge, em 2020, est\u00e1 comprando a log.One e a GBM. A primeira atua em log\u00edstica e gest\u00e3o de terminais multimodais e a segunda em automa\u00e7\u00e3o de opera\u00e7\u00f5es em terminais.<\/p>\n

O neg\u00f3cio \u00e9 parte em dinheiro e parte em a\u00e7\u00f5es, mas o valor da transa\u00e7\u00e3o n\u00e3o foi revelado. Desde que foi criada, a nstech j\u00e1 investiu R$ 1,6 bilh\u00e3o na opera\u00e7\u00e3o, sendo que a maior parte desses recursos foram em M&As.<\/p>\n

\u201cO custo log\u00edstico do Brasil saiu de 13% e atingiu 18,4% do PIB em 2023\u201d, diz Vasco Oliveira, CEO da nstech, ao NeoFeed<\/strong>. \u201cTanto Log.One, como GBM atuam nessa dor e ajudam a aumentar a produtividade.\u201d<\/p>\n

A Log.One, por exemplo, \u00e9 dona de uma solu\u00e7\u00e3o de log\u00edstica multimodal, com foco na movimenta\u00e7\u00e3o e armazenagem de granel, como produtos do agroneg\u00f3cio e de minera\u00e7\u00e3o. Tem forte atua\u00e7\u00e3o em terminais portu\u00e1rios e em controles de barca\u00e7as, rodovi\u00e1rio e ferrovi\u00e1rio.<\/p>\n

\u201cControlo desde o campo at\u00e9 a sa\u00edda do produto do navio\u201d, diz Gustavo Mour\u00e3o, fundador da Log.One. Atualmente, os principais clientes da empresa s\u00e3o Ferroport, TGG, Porto A\u00e7u e Bunge<\/p>\n

A GBM, por sua vez, \u00e9 focada na opera\u00e7\u00e3o de terminais, atrav\u00e9s de c\u00e2meras que fazem o acompanhamento sem intera\u00e7\u00e3o humana. \u201cTenho modelos que preveem quando um caminh\u00e3o vai chegar\u201d, diz Guilherme Mac\u00e1rio, fundador da GBM. \u201cUma opera\u00e7\u00e3o de descarga ferrovi\u00e1ria era apurada a cada seis horas e 12 horas. Agora, \u00e9 a cada minuto.\u201d<\/p>\n

Os principais clientes da GBM s\u00e3o Rumo, ADM, Bunge, Amaggi, CLI, FS Agrisolutions, bem como alguns dos principais terminais portu\u00e1rios e at\u00e9 mesmo a FIPS (Ferrovia Interna do Porto de Santos).<\/p>\n

Os dois fundadores v\u00e3o permanecer \u00e0 frente do neg\u00f3cio e as duas marcas n\u00e3o v\u00e3o sumir, um estilo que faz parte do DNA de aquisi\u00e7\u00f5es da nstech, que compra o neg\u00f3cio, mant\u00e9m os fundadores e n\u00e3o mata a empresa adquirida.<\/p>\n

Dessa forma, quase que silenciosa, a nstech foi construindo uma opera\u00e7\u00e3o que j\u00e1 tem um receita anual recorrente (ARR, da sigla em ingl\u00eas) de R$ 1 bilh\u00e3o. A companhia conta com 75 mil clientes e est\u00e1 presente em 15 pa\u00edses (Angola, Argentina, Bol\u00edvia, Brasil, Chile, Col\u00f4mbia, Equador, EUA, M\u00e9xico, Panam\u00e1, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela).<\/p>\n

A estrat\u00e9gia para chegar a esse tamanho foi inorg\u00e2nica. Entre as 33 aquisi\u00e7\u00f5es j\u00e1 realizadas, est\u00e3o nomes do mercado de log\u00edstica que ajudaram a montar o quebra-cabe\u00e7a de solu\u00e7\u00f5es da nstech.<\/p>\n

Entre eles, Trizy, BRK, Buonny, Opentech, LogRisk, Trafegus, Onisys, at&m, Simetrias, Atua, Bsoft, KMM, Hivecloud, Fusion, Praxio, Datamex, Comprovei, Multisoftware, Routeasy, FreteR\u00e1pido, e-Frete, 99kote, APIPASS e MundoLog\u00edstica.<\/p>\n

Com isso, a nstech passou a atuar em diversas \u00e1reas, tornando-se uma esp\u00e9cie de one-stop-shop de tecnologia log\u00edstica, oferecendo quase tudo o que o setor precisa. \u201cPassa pela plataforma R$ 16 trilh\u00f5es de valor de produto de mercadorias por ano. \u00c9 uma vez e meia o PIB do Brasil\u201d, diz Oliveira.<\/p>\n

O pr\u00f3ximo passo \u00e9 um IPO nos Estados Unidos. Mas essa movimenta\u00e7\u00e3o n\u00e3o est\u00e1 logo ali. Oliveira diz que a empresa est\u00e1 preparada, mas \u00e9 preciso cumprir alguns pr\u00e9-requisitos.<\/p>\n

O primeiro deles \u00e9 atingir um ARR de R$ 1,5 bilh\u00e3o, algo que deve acontecer s\u00f3 em 2026. Para esse salto de quase 50% na receita anual recorrente, a estrat\u00e9gia de aquisi\u00e7\u00f5es vai se manter a pleno pulm\u00f5es. Oliveira diz que financia as transa\u00e7\u00f5es com o caixa da pr\u00f3pria nstech, que \u00e9 lucrativa.<\/p>\n

O segundo pr\u00e9-requisito para a abertura de capital \u00e9 a janela de IPOs estar definitivamente aberta em 2026.<\/p>\n<\/div>\n

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Fonte
\nNeofeed<\/p>\n

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