Convênio entre Ministério Público e Agil destina 10 casas para atingidos pela enchente em Lajeado

Serão construídas 40 casas na região, por meio do programa “Uma Casa por Dia”

Lajeado foi contemplado com 10 casas para atingidos pela enchente de maio, em ato realizado na manhã desta quinta-feira, 27/02, no Ministério Público de Lajeado. Serão construídas 40 casas na região, por meio do programa “Uma Casa por Dia”, a partir de um convênio firmado entre Ministério Público e Agência de Inovação e Desenvolvimento (Agil). O Fundo de Bens Lesados do Ministério Público do Rio Grande do Sul financiará a iniciativa com R$ 5,2 milhões. Além de Lajeado, os municípios de Muçum, Relvado, Estrela também foram contemplados com 10 casas cada.

Assinatura convênio – Laura Mallmann

Participaram da assinatura a prefeita Gláucia Schumacher, o procurador-geral do Estado, Alexandre Saltz, o promotor de Justiça Sérgio da Fonseca Diefenbach, o diretor-executivo da Agil, Tiago Guerra, e o subprocurador-geral de Gestão Estratégica do MPRS, João Cláudio Pizzato Sidou.

O promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach, destacou a importância do projeto e da busca de ações para garantir moradia digna às vítimas das enchentes.

– Hoje é um dia de esperança, pois conseguimos que esse convênio fosse assinado. Estaremos juntos na construção dessas casas. É um símbolo de emancipação social e empoderamento que entregaremos junto para as famílias – explicou Diefenbach.

Assinatura convênio – Laura Mallmann 2

O diretor-executivo Agil, Tiago Guerra, essa parceria simboliza uma resposta a esse desafio habitacional que é tão complexo no pós-enchente.

– É um momento de celebração de parcerias e do trabalho do nosso ecossistema de inovação local, que foi criado lá em 2018. Graças a isso, hoje conseguimos firmar essa parceria e promover esses encontros. Vamos conseguir promover o progresso social dessas famílias beneficiadas e esse é um passo muito importante para a nossa região neste momento de reconstrução – avaliou Guerra.

O município de Lajeado fica responsável pela doação de área para a construção das residências. A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) realiza o mapeamento e busca áreas possíveis para a construção deste novo lote de residências.

Programa Uma Casa por Dia

Em Lajeado, além das casas assinadas nesta quinta-feira, o programa “Uma Casa por Dia” já executa a construção de 10 casas no bairro Floresta. As residências têm cerca de 53 m², divididos em sala de estar, cozinha, dois dormitórios, um banheiro, uma área de serviço/lavanderia externa e devem ser entregues até a segunda quinzena de março.  

Espaço Bem Me Quer

Durante o ato foi inaugurado o espaço “Bem Me Quer”, uma Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, no Ministério Público de Lajeado. Denominado “Bem-me-quer”, o espaço pretende ressignificar o acolhimento às vítimas de violência que a instituição vai oferecer para a sociedade. 

Além do espaço físico, as vítimas podem entrar em contato via WhatsApp pelo (51) 99739-5419 ou telefone (51) 3295-2890.

Créditos: Laura Mallmann

The post Convênio entre Ministério Público e Agil destina 10 casas para atingidos pela enchente em Lajeado appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.