Pedro Parente assume cadeira no conselho da M. Dias Branco

Siga @radiopiranhas

Ex-presidente da Petrobras e ex-CEO e chairman da BRF, Pedro Parente assume em 28 de março uma cadeira como membro do conselho de administração da companhia cearense M. Dias Branco, líder no setor de biscoitos e massas no Brasil e dona de 20 marcas, como Piraquê, Adria e Vitarella.

Sócio-fundador da eB Capital, ele integra a chapa única com 16 nomes que será referendada em assembleia da empresa no próximo mês. No ano passado, Parente assumiu como presidente do conselho de administração da Azzas 2154, com mandato até agosto de 2026. Além presidir a companhia criada a partir da fusão da Arezzo&Co e Grupo Soma, ele também está à frente da Vast Infraestrutura e integra os conselhos da Syngenta.

“Pedro Parente é um dos mais reconhecidos profissionais brasileiros. Foi ministro, tem experiência nacional e conhece bem o País e o Nordeste, além de experiência internacional”, diz Gustavo Theodozio, vice-presidente de investimentos e controladoria da M. Dias Branco, ao NeoFeed.

A chegada do executivo mostra uma movimentação importante da companhia justamente no momento em que ela registrou queda significativa na receita e no lucro em 2024. A receita líquida alcançou R$ 9,7 bilhões, diminuição de 10,9% sobre o ano anterior. No lucro, a redução foi de 27,3%.

Mesmo com a queda no faturamento, provocada por fatores como a diminuição nos preços das commodities, impactando os custos e o preço final, a empresa ampliou o market share no setor de biscoitos e farinhas no ano passado. E agora a companhia trabalha para recuperar terreno.

É justamente essa experiência global para ampliação de mercados que a companhia aposta na chegada de Parente. “Ele chega em um momento de grandes oportunidades para a companhia”, afirma Theodozio.

O conselho de aministração conta com três executivos independentes. É nessa lista que entra Parente. A presidência do conselho seguirá com Maria Consuelo Saraiva Leão Dias Branco, viúva do fundador Ivens Dias Branco.

Até então, a companhia contava com 14 conselheiros, dos quais sete eram suplentes. Agora serão oito titulares (e oito suplentes), mantendo os três nomes independentes. Parente assume a cadeira de Daniel Funis, ex-Farfetch, que terá mandato de um ano encerrado.

Além dos novos conselheiros, a companhia cearense também terá um novo vice-presidente comercial a partir do dia 10 de março. A cadeira será ocupada por Mateus Alencar, que estava na Ambev, onde já tinha ocupado a mesma função, e também servido como vice-presidente da Budweiser no País.

Na conferência de resultados, Theodozio chegou a dizer que a empresa estava em busca de um profissional de mercado que tivesse essa visão para ampliar as operações e ampliar a presença dos produtos da M. Dias Branco em território nacional.

Ele ocupa o lugar de Rômulo Dantas, que foi VP comercial da companhia até novembro e agora retorna como indicado a membro do conselho junto com Pedro Parente.

Ao NeoFeed, em recente entrevista, o CFO Fabio Cefaly disse que a empresa adotou mudanças para recuperar o volume de vendas, como a centralização do setor em uma única diretoria, para melhorar a sinergia com clientes, e manter a mesma linguagem, seja no Sul ou no Nordeste.

source
Fonte
Neofeed

Adicionar aos favoritos o Link permanente.