Polícia prende suspeitos de extorquir vítimas com fotos íntimas no RS

Sete pessoas foram presas no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (27) suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em extorsão conhecida como “sextortion”. De acordo com as investigações, o grupo criava perfis falsos de mulheres em redes sociais para enganar vítimas, trocando mensagens e fotos íntimas antes de iniciar a chantagem.

Os criminosos ameaçavam expor as imagens e se passavam por policiais ou advogados para extorquir dinheiro das vítimas. As prisões ocorreram em cidades como Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Taquara e Sapucaia do Sul. Quatro dos suspeitos já cumpriam pena e operavam o golpe de dentro de unidades prisionais.

Quadrilha pode ter envolvimento em caso de suicídio

A investigação começou após um caso ocorrido em maio de 2024, quando uma das vítimas, um homem de 52 anos, tirou a própria vida após ser extorquido e ameaçado. Ele chegou a realizar uma transferência de dinheiro antes de cometer suicídio.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de extorsão qualificada pelo resultado morte, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.

Ação conjunta entre estados

A operação foi conduzida por policiais civis do Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, com apoio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) e do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), ligados ao Ministério da Justiça.

As autoridades alertam para que a população tenha cautela ao compartilhar informações e imagens pessoais na internet e reforçam a importância de denunciar casos suspeitos para evitar novas vítimas.

Fonte: G1RS

The post Polícia prende suspeitos de extorquir vítimas com fotos íntimas no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.