Nordeste apresenta potencial de valorização dos empreendimentos

PIB da região é o que mais cresceu em 2024, e projeção é de atração de novos investimentos

Conhecida pelas praias paradisíacas, a região Nordeste é a que teve a maior taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Dados da Resenha Regional do Banco do Brasil mostram que a região teve alta de 3,8%, superando o crescimento de 3,5% registrado no país.

O PIB é um indicador econômico que pode ajudar a entender a qualidade de vida de uma região. Segundo a Serasa, quanto mais alto, maior é o consumo e os investimentos públicos e privados.

Os dados divulgados pelo Banco do Brasil mostram que o Nordeste vive um momento promissor, propício à atração de investimentos. Para aqueles que desejam investir no mercado imobiliário, a região também se mostra como alternativa. É possível adquirir casas em leilão em Fortaleza ou em outras capitais. 

Os leilões são uma forma mais econômica para a aquisição de imóveis. Segundo o Jus Brasil, a modalidade oferece diversidade de propriedades com preços até 60% mais baratos em comparação com o mercado tradicional, sendo uma opção para quem quer morar e, também, investir. 

PIB revela ‘ambiente de oportunidades’ 

Em entrevista à imprensa, o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, afirma que o crescimento do PIB no Nordeste mostra um ambiente de oportunidades que o território dispõe.

Segundo relatório realizado pela Tendências Consultoria, a região deve ter uma expansão média de 3,4% ao ano, entre 2026 e 2034, acima dos 2,5% que serão observados para o país no mesmo período.

A pesquisa destaca que o Nordeste representa quase 30% da população brasileira, e as projeções positivas estão baseadas em uma série de investimentos públicos e privados previstos para os próximos anos, que ao todo devem somar R$ 750 bilhões. 

As expectativas também foram feitas pelo Banco do Brasil. De acordo com a instituição financeira, o cenário projetado para 2025 mostra saldo positivo de 1,9% para a economia nordestina.

Ainda conforme a pesquisa da Tendências Consultoria, se as projeções se confirmarem, o Nordeste vai voltar a ocupar uma posição de destaque no cenário econômico nacional. Isso aconteceu pela última vez no início dos anos 2000, quando a região apresentou um crescimento expressivo e superou o desempenho brasileiro.

Como aproveitar as oportunidades?

De acordo com a Serasa, o PIB influencia diversos setores, inclusive o mercado imobiliário. Na prática, favorece o crescimento de investimentos no setor de imóveis. Dessa forma, os interessados podem aproveitar o momento para fazer negócios.

É possível, em um leilão de apartamentos em Salvador, por exemplo, comprar uma propriedade com valor abaixo do mercado e revendê-la por um preço mais alto ou colocá-la para locação.

Entretanto, antes de participar de um leilão, o investidor precisa procurar pelo edital, documento que contém informações sobre localização, condições do imóvel, métodos de pagamento e como ele será financiado.

Há duas opções de leilões disponíveis para os investidores: os judiciais são os que acontecem quando alguém não paga uma dívida e tem seus bens penhorados pela justiça, e os extrajudiciais são aqueles organizados pelos bancos e não precisam de intervenção da justiça.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.