Capital estreia ônibus 100% elétrico

Siga @radiopiranhas

A partir de hoje, os usuários do transporte público de João Pessoa terão à disposição um novo tipo de ônibus, 100% elétrico e livre da emissão de gases poluentes. Como informado pela Prefeitura Municipal, trata-se de um período de testes do veículo na capital, estendendo-se por 15 dias, na linha circular 1500.

Ao todo, 60 ônibus do modelo BRS (Bus Rapid Service) passarão a operar pela capital, como parte do novo projeto de mobilidade urbana da cidade, que prevê a criação de quatro corredores viários e cinco terminais de integração, em parceria com o Governo do Estado.

Com passagens ao valor de R$ 5,80, o BRS foi apresentado à população, ontem, durante uma solenidade no Terminal de Integração do Valentina. Na ocasião, o prefeito Cícero Lucena destacou que o veículo representa um avanço no setor de transportes, reunindo recursos de tecnologia, segurança, conforto e acessibilidade, além do menor impacto ao meio ambiente. “Estamos trazendo o que há de mais moderno, no mundo, em termos de tecnologia de transporte urbano com sistema de ônibus. Isso mostra que estamos no caminho certo, que vamos avançar com equipamentos como esse”, afirmou.

O gerente institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Moreira Junior, detalhou algumas qualidades do ônibus, como bancos com 13 regulagens, câmera de ré, comunicação sonora, paineis informativos e iluminação para cromoterapia. “Ele vai ser o principal diferencial na questão ambiental, porque vai entregar praticamente zero de resíduos sólidos, já que é 100% elétrico”, frisou.

Mobilidade

Para a construção dos novos equipamentos de mobilidade urbana da capital, a Prefeitura de João Pessoa e o Governo da Paraíba já obtiveram a aprovação para um financiamento de R$ 400 milhões, junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os empreendimentos incluem os corredores viários de Cruz das Armas, Pedro II, 2 de Fevereiro e Bessa, por onde circulará a frota de ônibus elétricos, e os novos terminais de integração, que deverão contar com estacionamentos, bicicletários, comércio e serviços públicos.

Prefeitura entrega escola reconstruída e 60 óculos

Ainda ontem, o prefeito Cícero Lucena entregou a obra de reconstrução de mais uma unidade de ensino da cidade — a Escola Municipal Ativa Integral (Emai) João Santa Cruz, no Bairro dos Novais —, além de distribuir 60 óculos para estudantes da Escola Lions Tambaú, no Bairro dos Bancários.

Entre as intervenções em sua estrutura, a Emai João Santa Cruz ganhou dois pátios cobertos,  novos blocos administrativos, estacionamento, banheiros, sala maker (com dispositivos digitais), instalações elétricas e de combate a incêndio, climatização, equipamentos de acessibilidade, escovódromo, além da modernização da fachada e da ampliação da cozinha. “A gente foi buscar projetos, recursos, programas, para que pudesse trazer tudo que essa meninada merece”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura (Sedec), América Castro.

“Saímos de uma realidade totalmente diferente, que estava sem muitas perspectivas. Agora a gente pode preparar esses alunos para um futuro melhor”, avaliou Fernando Guimarães, diretor administrativo da unidade de ensino.

Já a Escola Lions Tambaú é a sexta unidade beneficiada pelo Programa Olhar João Pessoa. De acordo com Aucileide Andrade, chefe do Departamento de Programas Integrados da Sedec, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável por oferecer consultas oftalmológicas para estudantes da rede municipal que necessitem desse tipo de cuidado. De acordo com a prefeitura, o cronograma do programa prevê novas entregas de óculos em mais 75 escolas.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de fevereiro de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.