Parque Estadual do Pau Furado é reaberto no domingo após passar três meses fechado por conta de incêndio


O parque estava fechado desde o dia 6 de setembro, após uma área equivalente a 743 campos de futebol ser queimada. A reabertura será no domingo (1º) e haverá algumas restrições. Vista de parte do Parque do Estadual do Pau Furado em Uberlândia
Parque Estadual do Pau Furado/Divulgação
Fechado desde o dia 6 de setembro, o Parque Estadual do Pau Furado será reaberto no domingo (1º) em Uberlândia, após incêndio de grandes proporções que atingiu o local. A informação foi divulgada nas redes sociais do órgão e há algumas restrições. Saiba mais abaixo.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
As trilhas do parque que foram liberadas são:
Mirante: 200 m (ida e volta da sede);
Cachoeira Marimbondo: 1,9 km (ida e volta da sede);
Cachoeira Terra Branca (parte baixa): 4 km (ida e volta da sede);
Curral das Pedras: 3,6 km (ida e volta da sede).
Já as trilhas para a Prainha e a parte alta da Cachoeira Terra Branca continuam fechadas por questões de segurança.
Visitação
A visitação no parque nos sábados, domingos e feriados é das 8h às 16h. A Cachoeira Terra Branca tem a entrada permitida até 12h e a Cachoeira do Marimbondo até 14h. Não é necessário agendamento prévio, a entrada e o estacionamento são gratuitos.
Já para visitas escolares e acadêmicas, o parque fica aberto de terça a sexta, das 8h às 16h. O limite máximo de pessoas é 35 e o agendamento prévio é obrigatório e pode ser feito online através de formulário disponível no Instagram do parque: @paufurado.
A entrada e o estacionamento para visitas agendadas também são gratuitos.
O incêndio
Visão aérea da área afetada na região do Pau Furado em Uberlândia
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um incêndio de grandes proporções atingiu a área do Parque Estadual do Pau Furado no dia 1º de setembro. As chamas foram combatidas após nove dias de atuação de bombeiros e brigadistas. A área total queimada foi de mais de 882 hectares.
Conforme apurado pela TV Integração, o fogo começou em um condomínio de chácaras na zona rural de Araguari, onde estaria ocorrendo furto de energia elétrica. As chamas atingiram áreas comuns de pastagem e vegetação nativa, reservas legais e área de preservação permanente.
Um filhote de mico foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Araguari no dia 5 de setembro, durante o combate às chamas. Na época, ele foi levado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
Depois, ele foi levado para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), em Patos de Minas, para a recuperação dele. Outros animais também estiveram em situação de risco e feridos por conta das queimadas.
No dia 23 de setembro, os responsáveis pelo incêndio no parque foram identificados e multados em R$ 1.012.382,47. A associação de moradores responsáveis pelo condomínio de chácaras foram os responsabilizados.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.