Banco Central comunica vazamento de dados cadastrais de mais de 53 mil chaves Pix

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (30) que houve um novo vazamento de dados cadastrais de 53.838 chaves Pix da instituição de pagamentos Qesh. De acordo com o BC, as informações expostas incluem nome do usuário, CPF, agência e número da conta, mas não permitem movimentações financeiras ou acesso direto às contas.

Dados sensíveis não foram expostos

Em nota oficial, o Banco Central garantiu que senhas, informações de movimentações bancárias ou quaisquer dados protegidos por sigilo bancário não foram comprometidos. O incidente ocorreu entre os dias 10 e 19 de setembro de 2024, resultado de “falhas pontuais” nos sistemas da Qesh.

Medidas adotadas após o vazamento

O Banco Central informou que já está tomando todas as providências necessárias para investigar o caso e aplicar as sanções previstas pela regulamentação vigente. A Qesh, por sua vez, comunicou que seu sistema de antifraude conseguiu bloquear as atividades de fintechs fraudulentas antes que ocorressem saques indevidos envolvendo as chaves Pix afetadas.

Notificação aos usuários afetados

Os clientes que tiveram seus dados expostos serão notificados diretamente através do aplicativo ou internet banking de suas instituições financeiras. O Banco Central destacou que nem ele, nem as instituições participantes, utilizarão outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails, para entrar em contato com os usuários afetados.

The post Banco Central comunica vazamento de dados cadastrais de mais de 53 mil chaves Pix appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.