Funetec intensifica agenda nos Sertões da Paraíba e Pernambuco com IFPB campus Cajazeiras, IFSertãoPE e Univasf

A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) percorreu 1,7 mil quilômetros de rodovias e estradas em três dias para cumprir agenda administrativa no Campus IFPB de Cajazeiras e conferir as demandas de cinco projetos em parceria a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e mais quatro apoiados junto ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). 

As primeiras reuniões, no dia 6, foram realizadas no Campus do Instituto Federal da Paraíba, em Cajazeiras. Na ocasião, a diretoria executiva da Funetec apresentou o plano de atuação às demandas propostas pelo IFPB. “A nossa missão é reintegrar a Funetec a sua instituição-mãe, que é o IFPB para que a gente consiga, aos poucos, mapear as especialidades dos nossos professores, da nossa infraestrutura de laboratórios, dos nossos alunos, apresentar as soluções que a Funetec tem para o desenvolvimento institucional como um todo”, disse Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec.

Durante a visita, o coordenador de extensão do IFPB Cajazeiras, professor Diego Nogueira Dantas, falou do apoio da Fundação às iniciativas de pesquisadores da unidade de ensino localizada no sertão paraibano:

“Essa aproximação é importante para que a gente conheça a nova diretoria da Funetec e que a gente possa se articular à fundação e dentro daquilo que ambos possam oferecer no seu rol de atividades, desenvolver as parcerias e fazer com que as nossas atividades gerem mais resultados para a nossa comunidade, do nosso território e da nossa região”, frisou Diego Nogueira.

Já no dia 7 a diretoria da Funetec seguiu para a cidade de Petrolina, em Pernambuco. Na cidade, a comitiva cumpriu uma intensa agenda na Univasf e no IFSertãoPE. Ao todo, a Fundação apoia nove projetos que beneficiam a região.

Na Univasf, os projetos aprovados pela Funetec estão relacionados à formação de profissionais de saúde, educação em saúde ambiental e gestão de saneamento em comunidades rurais. Umas das iniciativas de destaque é o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

“Receber a Funetec na nossa universidade representa a importância de estreitar nossas relações, aproximar as duas entidades, para que a gente possa não só melhorar os projetos que a gente já executa, como estabelecer novas oportunidades de trabalho, compreendendo as universidades como estratégia na execução de políticas públicas. E para isso a gente precisa, de fato, do apoio da Funetec, que já presta um serviço bastante qualificado na nossa universidade”, ressaltou o reitor Telio Nobre Leite, reitor da Univasf.

Durante a reunião com o reitor, coordenadores de projetos e professores universitários, o superintendente da Funetec destacou os projetos exitosos da Univasf. “Aqui apoiamos projetos pilotos, que foram implantados desde a nossa chegada, a exemplo do Projeto de Integração do Rio São Francisco fase 2. Podemos observar os resultados das nossas ações, trazer nossos colaboradores para observarem também o resultado do trabalho, e sobretudo, promover o alinhamento, apresentar nossas credenciais de transparência, de boas práticas e de governança e abrir as portas para projetos futuros”, disse Rodrigo Barreto

A agenda de visita técnicas foi encerrada na sexta-feira (8) quando a diretoria executiva esteve no IFSertãoPE, onde estão sendo executados quatro projetos relativos à disseminação da palma forrageira e de formação continuada por meio do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Outro destaque é a iniciativa “Supera São Francisco”, que tem melhorado a produção de ovinos no Sertões de Pernambuco e da Bahia por meio da divulgação de conhecimentos e tecnologias de aumento da qualidade de toda a cadeia produtiva da ovinocultura na região.

“A partir do que nós desejamos trabalhar, do que nós temos à disposição, dentro de toda a dificuldade que nós encontramos hoje para poder executar essas ações, a Funetec aparece com algumas fórmulas, alguns modelos que podem nos ajudar muito no desenvolvimento dessas nossas atividades planejadas aqui na nossa instituição. O fortalecimento dessa parceria é muito importante para que a gente consiga consolidar não só os projetos que nós já temos em andamento, mas que possamos viabilizar novas ideias e consolidar o desenvolvimento das nossas ações”, comentou Francisco Macedo Amorim, chefe de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Rural do IFSertãoPE.

“Dessa vez, junto ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano, parceiro nosso, credenciado na Fundação, pudemos falar sobre novas soluções que estamos trazendo, programas de reinvestimento e fortalecimento das atividades acadêmicas, dos laboratórios, da infraestrutura, e também de projetos que estamos iniciando, gerenciamento de termos de execução descentralizada e, sobretudo, apresentar um pouco da nova metodologia da Funetec, com uma metodologia muito mais alinhada aos coordenadores e antecipando as demandas dos projetos para, assim, ter mais fluidez, transparência e integridade na execução”, finalizou Rodrigo Barreto.

Além do superintendente da Funetec, as visitas técnicas contaram com a participação da diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas; da diretora de Comunicação da Fundação de Apoio, Rejane Negreiros; do Assessor Técnico, Marco Vidal, e do Analista de Projetos, Rodrigo Vinícius.

Assessoria

source
Fonte : Polemica Paraíba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.