Menino que teve braço reimplantado após acidente de ônibus no Rio reencontra mototaxista que ajudou a salvar sua vida

Em um acidente trágico, Davi Geovane, de 8 anos, teve braço reimplantado após o ônibus que ele estava tombar no Rio de Janeiro. Reencontro de Davi e Diego depois de 15 dias de uma tragédia
O Fantástico deste domingo (22) mostrou o reencontro emocionante entre Davi Geovane, de 8 anos, e o mototaxista Diego Mendes, de 32, que se conheceram após um trágico acidente no Rio de Janeiro.
A amizade entre os dois começou no dia 6 de setembro. Diego Mendes chegou a um hospital no Rio transportando duas pessoas em sua moto. Aparecida Guimarães, mãe do pequeno Davi, desceu primeiro e logo ajudou o filho.
O menino estava com um ferimento coberto por um casaco — ele havia acabado de perder o braço em um acidente.
Cerca de 20 minutos depois, o mototaxista retornou ao hospital, desta vez com uma bolsa de entrega. Dentro dela estava o bracinho de Davi, amputado durante o acidente.
O acidente
Por volta das 22h20 daquele 6 de setembro, um ônibus tombou na Zona Norte do Rio, deixando 26 pessoas feridas. Entre as vítimas estavam Davi e sua mãe.
“O motorista costuma ir devagar. Hoje, ele veio muito rápido. Quando o ônibus desceu do viaduto, ele perdeu o controle e virou”, disse a atendente Lidiane Cristina Viana, no dia do acidente.
Algumas das vítimas em estado grave foram levadas para um hospital público da região. Entre elas, dois homens que também tiveram os braços amputados, mas não conseguiram realizar o reimplante.
Diego Mendes chegou ao local do acidente antes mesmo dos bombeiros e logo avistou Davi junto com sua mãe.
“Eu vi o Davi saindo do ônibus e, quando olhei pra ele, ele já estava sem o bracinho. Naquele hora do desespero e da confusão, a única coisa que eu queria era tirar ele dali e correr pra um hospital mais próximo”, contou Diego.
“Aí ele virou para mim e disse ‘vamos mamãe’, vamos logo para o hospital. Eu chorava demais. Esse menino foi forte o tempo todo”, relembra Aparecida Guimarães.
Eles foram levados para um hospital a cerca de um quilômetro e meio de distância do local da tragédia.
A curta distância até o pronto-socorro foi crucial para ajudar Davi, mas não foi o único fator. A comerciante Patrícia Brito, dona de um bar em frente ao local do acidente, encontrou o braço de Davi e, com a ajuda de outros moradores, conseguiu gelo para preservá-lo.
A pedido de Davi, Diego voltou ao local do acidente para buscar sua cachorrinha, Pandora, que também estava no ônibus. O mototaxista entregou Pandora a uma amiga da família e seguiu de volta para o hospital.
Operação
“Até aquele momento a gente não sabia se ia dar certo ou não [o reimplante]. Mas a gente tinha que encarar, é assim que a gente encarou”, conta Ricardo, diretor do hospital.
O braço foi amputado pouco abaixo do ombro, de acordo com os médicos. Rudolf Kobig, microcirurgião e especialista em reimplante, atendeu Davi e explicou que “o braço estava perfeitamente acondicionado em água e gelo dentro de um saco plástico; se estivesse em contato direto com o gelo, teria congelado”.
A parte amputada pode resistir até duas horas sem resfriamento e até seis horas se embalada em plástico e conservada em água com gelo.
O procedimento de reimplante durou mais de cinco horas, e os cirurgiões utilizaram um microscópio de alta definição para visualizar um fio de nylon, que é mais fino que um fio de cabelo, para reconstruir vasos e artérias.
“Ainda tem alguns procedimentos auxiliares que a gente vai fazer e para ele poder voltar com a melhor função possível do braço dele”, explicou o médico.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.