Primavera de 2024 traz novos extremos climáticos ao Brasil

A primavera de 2024, que começa oficialmente às 9h44 deste domingo, 22 de setembro, promete trazer condições climáticas extremas ao Brasil. Segundo a MetSul Meteorologia, a estação será marcada por temperaturas acima da média em grande parte do Centro-Sul do país. Embora o fim da temporada seca traga chuva para o Sudeste e Centro-Oeste, muitas regiões ainda enfrentarão déficit de precipitação.

A primavera de 2024 poderá ser influenciada por um fenômeno La Niña, devido ao resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial. No momento, o Pacífico está em fase neutra, mas há 71% de probabilidade de La Niña se instalar entre outubro e novembro, conforme previsão do Centro de Previsão Climática da NOAA. Esse fenômeno pode impactar o clima brasileiro, especialmente na distribuição das chuvas.

Chuva e Temporais no Sul do Brasil

Para a Região Sul do Brasil, a previsão indica uma primavera de chuvas irregulares, com volumes abaixo da média histórica. Contudo, eventos localizados de chuva intensa e temporais severos ainda podem ocorrer, especialmente com a chegada de sistemas convectivos de mesoescala vindos do Paraguai e Argentina. Tempestades com granizo e vendavais podem ser pontuais, mas intensos, devido ao contraste térmico entre massas de ar frio e quente.

Primavera quente

À medida que a primavera avança, a frequência de dias de calor aumentará. A expectativa é de que entre novembro e dezembro o Brasil experimente ondas de calor, com temperaturas próximas ou acima de 40°C, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste. No Rio Grande do Sul, os primeiros dias da estação serão mais amenos, mas o calor extremo deve se intensificar até o final da primavera.

Como a La Niña pode impactar o Brasil

Se confirmada a La Niña, o fenômeno deve trazer menos temporais que o observado em 2023, quando o El Niño favoreceu enchentes e tempestades no Sul do Brasil. No entanto, episódios de granizo e tornados não podem ser descartados, pois, historicamente, eventos climáticos severos ocorreram no Brasil durante anos de La Niña.

The post Primavera de 2024 traz novos extremos climáticos ao Brasil appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.