Exposição-filme que retrata obras e processo de oficinas realizadas em Balneário será exibida no Teatro Municipal

Na próxima segunda-feira (23), às 19h, o Teatro Municipal Bruno Nitz receberá a exibição da exposição-filme ‘Às vésperas do ofício (Breviário de Artistas)’, uma obra que oferece uma janela para os processos criativos das oficinas artísticas realizadas ao longo do mês de agosto em Balneário Camboriú. 

O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), é uma iniciativa da Galeria Útero em colaboração com artistas da região. 

As oficinas que ocorreram durante todos os finais de semana de agosto, abordaram oito modalidades artísticas: escrita, dança, música, pintura, colagem e poesia. 

Divulgação/ÀS VÉSPERAS DO OFÍCIO (Breviário de Artistas)

Os artistas que ministraram oficinas foram Paula Borba, Nestor Varela, Michele Chaves, Alana Ritzmann, Mathý, João Minatti, Sabrina Gesser e Paula Pires. 

O objetivo central foi utilizar a arte como ferramenta de autoconhecimento, estimulando os participantes a explorarem suas próprias histórias, memórias e sentimentos. 

As atividades propostas, como autorretratos, improvisações musicais, expressão corporal e escrita, foram conduzidas por artistas que participaram da residência artística proposta pela primeira edição do projeto em 2023.

O filme-exposição que será exibido no próximo dia 23 captura em detalhes o desenvolvimento dessas oficinas, desde os primeiros passos criativos até as produções finais. 

Além de registrar as experiências e criações dos participantes, o filme também oferece depoimentos e reflexões que contextualizam a linha curatorial do projeto, destacando sua relevância cultural e social para a comunidade. 

O foco do projeto “Esse In Anima II” é, segundo a organização, não apenas desmistificar o acesso à produção artística, mas também revelar as imagens internas dos participantes ‘enquanto indivíduos que compartilham também uma experiência coletiva’. 

As criações, materiais e experiências geradas ao longo das oficinas serão compartilhadas com a comunidade de Balneário Camboriú reforçando a importância da arte como uma ferramenta de expressão pessoal e de coesão social.

A artista visual Luciana Bastos Siebert assina a pesquisa curatorial e é proponente do projeto. 

Fundou a Galeria Útero em 2019, onde desenvolve atividades voltadas para a pesquisa artística junto a psicologia analítica. O espaço é fruto da experiência do Lote 84, um projeto cultural que desde 2014 existe em Balneário Camboriú, promovendo eventos e projetos culturais de formação e exposição. 

O projeto “Esse In Anima II” também desempenha um papel importante na descoberta de novos talentos, oferecendo oficinas abertas a todas as áreas de atuação e camadas sociais.

O projeto é uma realização da Galeria Útero, com patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da LIC – Lei de Incentivo à Cultura 2024, e conta com o apoio de parceiros como Lote 84, CREAS, CRAS, Palácio das Artes, Garden Groove, Hortelã Pimenta, Galeria Ahau e Espaço Solares.

Equipe do projeto:

Cinematógrafo: Vinicius de Oliveira

Montagem: Luciana Bastos Siebert

Trilha sonora: João Minatti

Produção Executiva: Ianca Hass

Mídia Social: Rafa Rodriguez

Assessoria de imprensa: Ianca Hass e Luciana Bastos Siebert.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.