Dia do Cliente: tudo o que você precisa saber para economizar

O Dia do Cliente, mais do que uma data comemorativa, é uma oportunidade. Isso porque as lojas distribuem descontos para os consumidores. Assim, 15 de setembro, neste domingo, pode significar uma chance de levar o que deseja.

Além de dicas para economizar, com ofertas especiais e cupons de desconto, é interessante saber como aproveitar o Dia do Cliente da melhor forma. Assim, conhecer as diferentes modalidades de ofertas, opções de comparação de preços, segurança e muito mais.

Dia do Cliente: 8 dicas para aproveitar ao máximo as ofertas e descontos

Além de ser uma data comemorativa, o Dia do Cliente é uma maneira de aproveitar descontos. E uma boa promoção é sempre uma excelente pedida.

O que é o Dia do Cliente e por que aproveitar a data?

Origem do Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado em 2003, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos. A data foi destinada para setembro pelo fato de esse mês ser considerado fraco nas vendas no estado.

A ideia, segundo Rego, é “homenagear os clientes e estreitar a relação entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos.” O Dia do Cliente “pegou” e foi adotado por outros estados e municípios do Brasil.

O Dia do Cliente é diferente do Dia do Consumidor, que é celebrado no dia 15 de março em todo o mundo e tem origem norte-americana. O Dia do Consumidor surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar sobre os direitos do consumidor.

As vantagens do Dia do Cliente são muitas, especialmente com o número crescente de possibilidades: cupons, cashback, frete grátis.

Cliente feminino feliz pagando com um cartão de crédito em uma loja de cerâmica

Para ficar satisfeito com a compra Foto: Istock/ND

Benefícios de comprar no Dia do Cliente

Como a ideia é estreitar os laços entre o setor de comércio e os consumidores, nada melhor do que caprichar nas promoções. É uma forma de atrair o público, que pode economizar com a data.

Dica 1: Pesquise e compare preços

Use sites de comparação de preços

É uma ferramenta muito útil na hora de comprar. Basicamente, esses sites mostram as ofertas de um produto em diferentes lojas. Assim, você economiza tempo e dinheiro, evidentemente. O “Buscapé” e o “Zoom” são exemplos.

Ferramentas de monitoramento de preços

Essa categoria permite acompanhar os preços dos produtos em datas anteriores. Desta forma, você pode ter certeza de que se trata realmente de uma promoção. O “Buscapé” e o “Zoom” também realizam esses serviços.

Dica 2: Aproveite cupons e descontos exclusivos

Onde encontrar cupons para o Dia do Cliente

Ganhar um cupom é sempre motivo para sorrir. No Dia do Cliente então… é para aproveitar. É possível encontrar cupons nos próprios sites. E também tem local que ajuda ainda mais, reunindo cupons de muitos lugares, como o “Cuponomia”. Aproveite os melhores cupons de desconto do Dia do Cliente!

Cupons de desconto para as melhores lojas

Aqui você também pode encontrar cupons para aproveitar, de uma variedade de chamar atenção, como C&A, Natura, Fast Shop, Kabum, Carrefour, Stanley, Consul, Vivara e Puma.

Dica 3: Compre com cashback

O que é cashback e como funciona?

É uma modalidade que faz cada vez mais sucesso. A tradução “dinheiro de volta” ajuda a explicar. Basicamente, é realizar uma compra e receber um percentual do valor total do produto. Um exemplo: um produto que custa R$ 1.000,00 e está com 10% de cashback. Isso significa que, caso compre o produto, você recebe R$ 100. O valor é transferido para a conta bancária. Cadastre-se agora e receba cashback em suas compras!

Sites e apps que oferecem cashback no Dia do Cliente

O “Buscapé” possui uma “modalidade” de cashback. Assim, é uma forma de procurar a alternativa. Normalmente, cada loja indica se trabalha com cashback e o produto que conta com essa possibilidade.

Conceito de pesquisa de satisfação do cliente, os usuários classificam as experiências de serviço No aplicativo on-line, os clientes podem avaliar a qualidade do serviço levando à classificação de reputação do negócio.

Dia do Cliente: chance de aproveitar Foto: Istock/ND

Dica 4: Aproveite frete grátis e entrega rápida

Como encontrar ofertas com frete grátis

A opção de frete grátis significa mais uma economia para os bolsos neste Dia do Cliente. Assim, as lojas também fisgam o público desta maneira. É possível pesquisar os produtos com frete grátis na maioria das lojas.

Benefícios da entrega rápida

É uma modalidade para quem deseja ter acesso ao produto com rapidez. Assim, vira um diferencial, seja para quem precisa do que comprou com agilidade ou para evitar um tempo maior de espera.

Dica 5: Cadastre-se em newsletters e aplicativos

Vantagens de receber ofertas exclusivas

Criar cadastro em newsletters e aplicativos tem vantagens, como receber avisos de ofertas e até promoções exclusivas. É forma de conseguir mais benefícios e comprar com economia.

Dica 6: Use cartões de crédito com benefícios

Milhas, pontos e descontos adicionais

Na hora de escolher a forma de pagamento, a opção de cartão de crédito pode significar benefícios. Isso porque essa modalidade conta com programas de milhas, pontos e até descontos adicionais.

Desta forma, é uma possibilidade de acumular milhas e pontos e trocar por viagens, produtos e descontos. Procure saber como funciona o programa do banco que você utiliza e os benefícios.

Dica 7: Fique de olho em ofertas relâmpago

Como não perder uma oferta relâmpago

Basicamente, é uma promoção com número limitado de descontos e ofertada por um período curto. Alguns sites contam com abas específicas para ofertas relâmpagos. A dica é sempre conferir. O cadastro também ajuda neste sentido. Não perca as ofertas relâmpago! Veja agora!

Dicas para comprar rápido e seguro

Comprar sempre em sites confiáveis, com certificado de segurança. É aconselhável também checar a reputação da loja (Procon e Reclame Aqui são alternativas). Outro conselho importante é criar senhas confiáveis e fortes.

A utilização de métodos de pagamento seguro é fundamental, além de, sempre que possível, monitorar as transações (checar extrato e cartão de crédito e conferir se não existe atividade suspeita).

Dica 8: Verifique políticas de troca e devolução

Como garantir que está comprando com segurança

É buscar sites de compras confiáveis, checar a reputação e também os métodos de compra que utiliza, além de sempre ficar atento ao extrato da conta corrente e do cartão de crédito.

Principais lojas e suas políticas de troca

Outro ponto importante é checar a política de devolução que cada loja utiliza, para saber as informações sobre o período para efetuar a devolução e também formas de reembolso.

Na Amazon, por exemplo, a devolução de produtos físicos é em até 30 dias a partir da data de recebimento do pedido, com exceção de produtos comestíveis, cujo prazo para devolução é de até 7 dias após a data de recebimento. As políticas de troca podem variar de acordo com o vendedor parceiro.

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