Motoristas com CNH que vence até junho precisam renovar exame toxicológico em março

Motoristas das categorias C, D e E cuja Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vence entre janeiro e junho deste ano devem renovar o exame toxicológico até 31 de março. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de um total de 11.471.898 condutores habilitados nas três categorias, 3.329.534 motoristas com CNHs válidas e vencidas ainda não realizaram o exame toxicológico.

Desses, 1.350.545 condutores estão com o exame vencido e com a última coleta expirada há mais de 90 dias; 18.045 nunca fizeram o exame, mas já fizeram coleta, que expirou; e 1.960.944 condutores nunca fizeram o exame ou a coleta. Por se tratar de uma determinação legal, não há mais previsão de nova prorrogação dos prazos.

De acordo com deliberação publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 26 de janeiro de 2024, os condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico deverão fazê-lo de forma escalonada. Os períodos de regularização levarão em conta o mês da validade da CNH:

• Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico;
• Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.

Os motoristas que forem flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para os condutores cujas CNHs vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio.

A penalidade de multa para as infrações prevista na Lei 14.599/2023 é de natureza gravíssima (cinco vezes o valor original da multa), resultando no valor de R$ 1.467,35, além de sete pontos na CNH. (R7)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.