Campanha março azul: exposição do intestino gigante começa na próxima quinta (14) e encerra no sábado (16)

Siga Nosso Instagram @saobentoemfoco

12 mar 2024 – Notícias

Exposição do intestino gigante começa na próxima quinta (14) e encerra no sábado (16) — Foto: Divulgação

O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), em parceria com a Sociedade Paraibana de Coloproctologia (SPCP), ABRAPRECI e FAMENE, dará início nesta quinta-feira (14) a uma exposição de um instrumento educativo e lúdico de grande relevância na batalha contra o Câncer: o Intestino Gigante.

Trata-se de uma réplica em dimensões ampliadas do Intestino Grosso, uma maquete que apresenta doenças precursoras do câncer colorretal, permitindo que a população percorra seu interior acompanhada de monitores e médicos para aprender sobre cuidados e prevenção de doenças.

Com uma estrutura imponente de 20 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, o Intestino Gigante proporciona uma experiência interativa aos visitantes, que caminham pelo interior de uma instalação simulada do intestino grosso. A circulação ocorre por um túnel inflável, formando um corredor contínuo da entrada até a saída.

Durante a visita, os visitantes podem visualizar exemplos das principais doenças que afetam esse órgão, com destaque para o câncer, além de receberem informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de outras enfermidades.

A exposição do Intestino Gigante estará aberta ao público das 8h às 20h, até o próximo sábado (16), no Espaço Cultural José Lins do Rego. A atividade integra a campanha Março Azul, voltada à prevenção do câncer colorretal (câncer de intestino), e a visitação é gratuita.

A coordenadora da Residência de Coloproctologia da Paraíba, Shirlane Frutuoso, ressalta a importância de conscientizar as crianças sobre hábitos saudáveis. “É fundamental que as crianças conheçam a exposição, pois é na infância que podemos consolidar bons hábitos, como o consumo de verduras e legumes, e durante a exposição, há uma orientação adequada sobre esses hábitos”, destaca.

O Câncer Colorretal é um problema de saúde pública devido à sua crescente incidência em todo o mundo, inclusive na Paraíba, onde são registrados aproximadamente 400 novos casos por ano. Apesar disso, é uma doença passível de prevenção, e a Campanha Março Azul busca sensibilizar a população para a adoção de medidas preventivas e para a identificação de sintomas, visando um diagnóstico precoce e maiores chances de cura.

O Povo PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

source
Fonte ; O PovoPB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.