Programa Pós-Tec Enfermagem oferece 10 mil vagas gratuitas e já alcança 12 mil matriculados

Mais de 150 técnicos de enfermagem de todo o país se inscreveram na 3ª edição do programa Pós-TEC. A iniciativa, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), realizada em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com o apoio da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), disponibiliza cinco mil novas vagas para os técnicos se especializarem nas áreas de Cuidado ao Idoso na perspectiva da Saúde Coletiva, Cuidados ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado Crítico ao Paciente Neonatal, Enfermagem em Centro Cirúrgico – Instrumentação Cirúrgica e Enfermagem em Urgência e Emergência (Atendimento Pré-Hospitalar). Todos os cursos são gratuitos.

De acordo com dados da coordenação do programa, o Pós-TEC conta com 12 mil alunos matriculados e já chegou a 71% dos municípios do país, o que equivale a 3.955 cidades. A iniciativa visa contemplar 50 mil técnicos de enfermagem e em sua 3ª edição superou a marca de 150 mil candidatos às cinco mil vagas oferecidas neste primeiro semestre de 2024.

A gestão dos recursos destinados à execução do projeto do Confen é da Funetec, que se destaca como Fundação de Apoio credenciada por 8 instituições federais de ensino. “O apoio da Fundação ao projeto do Pós-TEC Enfermagem ganha destaque porque visa a integralização do ensino, pesquisa, inovação e extensão. Esses pontos importantes, que convergem à capacitação, à especialização do nível médio de enfermagem, traz para Funetec a visibilidade e notoriedade de uma Fundação de Apoio exercendo o papel de gerir recursos para a construção de novos resultados e novos saberes”, ressaltou Darliane Ribeiro, analista júnior de Projetos.

“O programa Pós TEC realiza duas seleções por ano. Nós temos o objetivo de beneficiar 10 mil alunos por ano, sendo cinco mil no primeiro semestre e mais cinco mil técnicos no segundo semestre. Neste momento, estamos com a nossa terceira turma. Nessa terceira turma nós tivemos mais de 150 mil alunos inscritos em todo o Brasil”, informou a Professora Dra. Soraya Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico (CPT/UFPB) e coordenadora do Pós-TEC Enfermagem.

Os cursos gratuitos para técnicos de enfermagem possuem carga horária de 300 horas. Deste total, 225 horas são realizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as 75h restantes constituem a prática profissional. O aluno fica responsável pela busca do local da prática, podendo optar pelo próprio ambiente de trabalho ou outro espaço devidamente pactuado para realização da vivência na área objeto de qualificação.

“Os tutores, em tempo real, acompanham e monitoram todos os nossos alunos com busca ativa constante e acompanham todos os componentes curriculares que esses cursistas, ao longo do processo de especialização, são educados com aulas teóricas e práticas. Ao longo do curso, os tutores estão à disposição dos alunos para orientar e tirar dúvidas”, explicou a coordenadora do projeto que conta com aproximadamente 400 colaboradores.

Outras informações sobre o programa Pós-TEC podem ser acessadas no site cofen.gov.br.

Assessoria de Imprensa.

source
Fonte : Polemica Paraíba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.