Oscar 2024: principais premiações do cinema apontam favoritos; veja

Oscar, a principal premiação do cinema, retorna ao Teatro Dolby, em Los Angeles, e recebe as estrelas de Hollywood com o tradicional tapete vermelho. A 96ª cerimônia acontece neste domingo (10), às 20h, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Desde o início do ano, diversas premiações vêm acontecendo – como o Globo de Ouro, o British Academy of Film and Television (Bafta), o Critics Choice Awards e os prêmios dos sindicatos – que nos preparam para a noite em que Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega as estatuetas.

Muitos dos votantes desses eventos também elegem os vencedores do Oscar, portanto, os resultados podem ser considerados um “termômetro” para o Oscar.

Baseado nos vencedores do Bafta, Critics Choice Awards, Globo de Ouro e dos sindicatos, confira cinco filmes que podem se destacar no Oscar deste ano e garantir pelo menos uma estatueta na cerimônia.

Líder de indicações no Oscar, “Oppenheimer” é o grande vencedor da temporada e o favorito a receber a estatueta por Melhor Filme. O longa venceu a categoria em todas as demais premiações, assim como Christopher Nolan dominou os prêmios de direção.

Robert Downey Jr. está perto de ganhar sua primeira estatueta do Oscar ao vencer as três premiações e o prêmio do sindicato como Ator Coadjuvante. Cillian Murphy, que protagoniza a trama, também está na disputa, tendo perdido apenas no Critics Choice Awards para Paul Giamatti, que estrela “Os Rejeitados”.

O longa também é o favorito a vencer por Melhor Trilha Sonora, composta por Ludwig Göransson, ao gabaritar a temporada.

Com 11 indicações, a principal chances do filme é com Emma Roberts, que, ao longo da temporada, tem disputado o prêmio com Lily Gladstone.

A produção chegou a vencer Melhor Filme de Comédia no Globo de Ouro e prêmios técnicos, como Direção de Arte, Figurino e Efeitos Visuais, no Bafta.

Da’vine Joy Randolph venceu todas as premiações pelo seu papel como atriz coadjuvante na comédia protagonizada por Paul Giamatti.

A maior bilheteria de 2023 recebeu oito indicações ao Oscar e sua principal chance é no lado musical. Ao longo da temporada, duas canções do longa foram premiadas: “I’m Just Ken” e “What Was I Made For”.

O filme francês de Justine Triet é o favorito a vencer Melhor Filme Internacional, até mesmo por também concorrer à principal categoria do Oscar. Além disso, o título também tem boas chances de vencer por Melhor Roteiro Original.

Na disputa direta com “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, o novo filme do estúdio Ghibli levou a melhor até então e é o favorito a vencer Melhor Animação.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.