Combate à Dengue e coleta de lixo eletrônico são motivo de ações do Meio Ambiente em Venâncio Aires

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) está programando mais uma ação de recolhimento de lixo eletrônico e vidro. A atividade ocorre neste sábado (9), na Travessa São Sebastião Mártir, no horário das 8h às 11h30min, seguindo o calendário de ações da Secretaria.

A iniciativa visa possibilitar o descarte adequado de eletrônicos, como televisores, computadores, cabos, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, eletrodomésticos, entre outros dispositivos. Além disso, serão aceitos vidros diversos, como garrafas, frascos de perfumes, pratos, tigelas e copos.

Em caso de fortes chuvas, o recolhimento será adiado para o sábado, 16 de março.

ações Meio Ambiente Venâncio – lixo eletrônico – agoranovale-lajeado (2)

Mosquito

Já o Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do Mosquito realizou na tarde desta quinta-feira, 07, reunião para definir e alinhar novas estratégias, e reforçar ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Zika, Chikungunya e Dengue. O encontro contou com a participação do secretário do Meio Ambiente Nilson Lehmen, do secretário da Saúde Tiago Quintana, representantes da saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura e Serviços Públicos.

ações Meio Ambiente Venâncio – lixo eletrônico – agoranovale-lajeado (3)

Na pauta, foi analisada a situação epidemiológica do município. Atualmente, Venâncio Aires soma 12 casos confirmados e mais de 65 notificados. Com isso, foram avaliadas ações realizadas e novos planos de combate ao mosquito.

A iniciativa já foi reforçada nas escolas do município e contou com a participação de mais de 400 alunos, por meio de ações educativas que abordaram os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito. Também, com a utilização de um drone, utilizado pela Secretaria do Meio Ambiente, foram captadas imagens de locais para a averiguação de imóveis fechados.

A ideia para os próximos dias é dar seguimento no programa “Aedes do Bem”, que consiste na instalação de uma caixa que produz insetos machos que não transmitem doenças. A principal função do mosquito é fazer o cruzamento com fêmeas do Aedes Aegypti. Da reprodução, só sobrevivem os mosquitos machos, impedindo a proliferação. Em um primeiro momento, o bairro Gressler deve ser estabelecido como local para a instalação do projeto.

Também, está marcada uma ação com mutirão de recolhimento e limpeza no bairro Brígida, na segunda-feira, dia 18. E deve ser intensificado o trabalho de divulgação nas redes sociais para engajar a população ainda mais na campanha.


Fonte: AI Venâncio Aires #agoranovale

The post Combate à Dengue e coleta de lixo eletrônico são motivo de ações do Meio Ambiente em Venâncio Aires appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.