UFSC na mídia: professora do CCA integra equipe do podcast ‘Mulheres no Aqua’

A professora e pesquisadora Katt Regina Lapa, do Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é uma das integrantes do podcast Mulheres no Aqua, produzido pela revista Aquaculture Brasil. Ao lado de Juliana Antunes Galvão e Fernanda Queiróz e Silva, a docente da UFSC participa da produção que aborda temas como o protagonismo feminino, a igualdade de gênero e a atuação profissional no contexto da aquicultura e em outras ciências.

“No segundo semestre de 2023, quando Fernanda me convidou para colaborar neste projeto ao lado de Juliana, reconhecemos a importância de cada uma trazer suas experiências e trajetórias únicas para as entrevistas. Essa diversidade enriquece nosso acolhimento às entrevistadas, sendo nosso objetivo primordial proporcionar um ambiente de amor e cuidado. Buscamos entrevistar líderes no campo da aquicultura, abordando com sensibilidade e empatia as questões que tangenciam as mulheres, sob uma perspectiva genuinamente feminina”, conta Katt Regina Lapa, que coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas de Recirculação Aquícola e Saneamento Aquícola do Laboratório de Sanidade de Organismos Aquáticos (Laboratório Aquos) da UFSC. 

Estruturado no formato videocast, a produção já teve como pauta a violência contra a mulher, câncer de mama, além das questões técnicas envolvidas na aquicultura brasileira, com ênfase nas trajetórias profissionais de mulheres. De acordo com a professora Katt, representar UFSC neste projeto é ter a oportunidade de trazer para a agenda da Universidade temas que são colocados na pauta diária do ambiente acadêmico e científico. “A discussão sobre a igualdade de gênero e o cuidado com o bem-estar de nossas alunas, pesquisadoras e profissionais da área é crucial e deve ecoar em todas as esferas possíveis. Proporcionar oportunidades para esse diálogo em diversos espaços é uma manifestação poderosa de nosso compromisso com a justiça e a inclusão”, avalia.

O Mulheres no Aqua pode ser assistido pelo YouTube ou acessado na versão áudio pelo Spotify.

> Confira a seguir o episódio de estreia:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.