Iluminação estratégica no comércio aumenta vendas em até 30%

Especialista explica como o tipo de luz correto pode afetar o comportamento dos consumidores em um ambiente comercialDivulgação

A iluminação é um elemento essencial em qualquer ambiente comercial que vai muito além de simplesmente iluminar o espaço. Ela desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera que influencia diretamente o comportamento dos consumidores. Quando aplicada de maneira adequada, a iluminação tem o poder de aumentar o estímulo de compra, transformando a experiência de compra em algo muito mais envolvente e persuasivo.

Partindo do princípio que a luz conduz o olhar do usuário, é possível criar uma estratégia para estimular o consumidor a adentrar no interior do estabelecimento. Segundo Adriana Tedesco, que é naturopata e especialista em projetos de iluminação saudável, isso começa já na vitrine.

“A luz da vitrine chama o consumidor. A linearidade da luz o encaminha para dentro do espaço, conduzindo-o para aquilo que é mais importante no negócio. A hierarquia visual também é muito importante, pois determinamos o produto que queremos que seja visto primeiro, por ordem hierárquica mesmo, manipulando a quantidade de lux para cada produto”, explica.

No cenário altamente competitivo do varejo, a iluminação saudável tornou-se uma ferramenta indispensável para criar experiências excepcionais para os consumidores e aumentar o estímulo de compra. Principalmente em lojas localizadas em shoppings, onde a luz natural é escassa, a iluminação desempenha um papel fundamental ao trazer estímulos biológicos de forma artificial.

“A iluminação saudável contribui ainda para a sincronização do ciclo circadiano dos colaboradores e proporciona acolhimento, aconchego e conforto aos usuários, gerando um ambiente que os faz sentir-se seguros e à vontade para consumir mais”.

A escolha da iluminação deve ser cuidadosamente alinhada com o nicho de negócio e o público-alvo. A temperatura de cor da luz desempenha um papel psicológico crucial na percepção da loja. Lojas que buscam vender produtos acessíveis e de alto giro devem optar por luzes com temperatura de cor mais alta, transmitindo uma sensação de brancura.

Por outro lado, estabelecimentos que desejam promover produtos exclusivos e de alto valor agregado devem adotar luzes com temperatura de cor mais baixa e amarelada. Essas escolhas impactam diretamente na primeira impressão que os clientes têm do estabelecimento.

Existem alguns produtos de iluminação, normalmente prescritos, onde podemos determinar alguns parâmetros específicos para venda. Conforme o produto, é possível manipular as características da luz, para que ela reproduza mais fielmente cores, ou que possam estimular a compra, aumentando seus aspectos visuais.

“Por exemplo, uma carne, temos iluminadores que melhoram os aspectos visuais da carne, deixando-a com aspecto de mais fresca, assim como peixe e verduras. Uma cesta de maçãs, morangos, melancias, iluminados de forma prescrita, terão a cor vermelha muito mais viva, mais ressaltada e com aspecto de frutas mais frescas, e claro isso se reverte em maior venda do produto”, explica Adriana.

O retorno nesse investimento é tão grande que, segundo uma das empresas que fabrica esse tipo de iluminador personalizado, a Led Professional, as vendas do estabelecimento podem aumentar em até 30% colocando lâmpadas personalizadas para ressaltar cada produto.

Mas como saber qual a iluminação correta? A especialista explica que o primeiro passo é saber exatamente o nicho do negócio e o público alvo, pois a iluminação precisa corresponder ao objetivo.

“A temperatura de cor é muito determinante para o sucesso do negócio, ela transmite de forma psicológica o conceito de uma loja. Se a loja pretende vender um produto mais acessível, de maior rotatividade, a luz precisa ser de temperatura de cor mais alta, mais branca, mas se a loja pretende vender um produto mais exclusivo, de valor maior agregado, precisa ter uma temperatura de cor mais baixa, mais amarela, pois essas sensações fazem com que o usuário já determine sua primeira impressão sobre o estabelecimento”.

Conforto Visual e Personalização com LED

O conforto visual desempenha um papel crucial na experiência do cliente. Luminárias que causam ofuscamento podem gerar desconforto e irritação, levando os clientes a abandonarem o estabelecimento mais rapidamente. O uso de tecnologia LED oferece maior precisão nas especificações e permite a segmentação de produtos. Isso significa que cada produto pode ser iluminado de maneira personalizada, garantindo que a luz torne os produtos mais atrativos e de fácil consumo.

“Em ambientes como restaurantes, a iluminação desempenha um papel essencial. Um restaurante que deseja atrair um público seleto e incentivar estadias prolongadas pode criar uma ambiência com contrastes de luz e sombra, luz amarela suave e de baixa intensidade. Isso gera uma sensação de aconchego e familiaridade, incentivando os clientes a permanecerem e desfrutarem mais do espaço”.

Adriana acredita que o desafio maior para o sucesso com a iluminação seja o acesso a estas informações. O projeto de iluminação precisa ser feito por um especialista que tenha conhecimento de todas estas estratégias para ajudar na venda dos produtos e atrair o público correto para seus produtos.

“A iluminação com a tecnologia Led hoje, se tornou muito técnica e específica, produtos de balcão nunca conseguirão atender as demandas de um estabelecimento comercial de forma adequada. Somente um especialista em projetos comerciais poderá realmente garantir que a luz seja também um fator determinante no sucesso do negócio. Então procurar um Lighting Designer especialista em projetos comerciais é essencial , é um investimento”.

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