O fim do mundo em duas horas

Um míssil norte coreano com uma bomba nuclear atinge Washington. Outros mísseis arrasam a California. Uma terceira bomba cria um pulso eletromagnético que arrasa a rede americana de energia. Em retaliação, os americanos lançam mísseis para lançar a Coreia do Norte na pré-história. Os russos acham que é um ataque contra eles e disparam suas ogivas nos EUA e seus aliados na OTAN. Que, por sua vez, contra-atacam.

Em duas horas dois bilhões de humanos estão mortos, e os sinais da civilização estão transformados em cinzas. As águas do mundo são envenenadas pela radiação, e uma nuvem de partículas cobre a terra acabando com a capacidade de cultivo. Os infelizes sobreviventes são obrigados a viver em cavernas, muitos deles desenvolvendo tumores por causa da radiatividade.

Este cenário foi criado pela jornalista Annie Jacobsen para o livro Nuclear War – A Scenario. (Este artigo é baseado na resenha de Mike Riggs para a revista Reason). Esse fim-do-mundo-em-duas-horas é possível? Em tese, sim. Especialmente agora em que estamos entrando num momento em que acordos de controles de armamento foram jogados no lixo por Vladimir Putin e que a ditadura norte-coreana se arma cada vez mais, sem qualquer freio. Temos ainda a tensão provocada pelo expansionismo territorial do Partido Comunista Chinês e a agressividade genocida da ditadura iraniana.

Uma grande e definitiva guerra nuclear pode acontecer a qualquer momento, por um conjunto de erros e acidentes. Mas Mike Riggs levanta uma contradição importante: “Kim Jong Un (…) é um amante de vinhos franceses e queijos suíços; ele é conhecido por apreciar a companhia de belas mulheres; seu trem pessoal a prova de balas tem cadeiras de couro rosa; ele recentemente construiu oito novas luxuosas mansões. Estará disposto a renunciar a isso tudo para viver num buraco? Terá garrafas de Bordeaux suficientes para sobreviver a um inverno nuclear?”

O mesmo pode ser dito de Vladimir Putin e seu círculo de oligarcas vivendo as delícias de palácios, iates e caviar. Eles estão dispostos a renunciar a tudo isso em troca do apocalipse? Infelizmente a sobrevivência da civilização humana de certa forma depende da futilidade dessa gente.

Nuclear War – a Scenario, de Annie Jacobsen, está à venda pela Amazon.

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.