Onda de tempestades deve atingir o RS com risco de chuva intensa e vendavais

A MetSul Meteorologia alerta para a chegada de uma onda de tempestades que deve atingir a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil no final desta semana. Os três estados da região Sul do Brasil estão compreendidos na área de risco, com alta probabilidade de tempo severo na sexta-feira e no sábado.

A sexta-feira (8/3) e o sábado (9/3) terão elevado risco de formação de tempestades que, isoladamente, podem ser fortes a severas. Há possibilidade de transtornos e danos em diferentes localidades, seja por chuva volumosa em curto período ou por vendavais.

A partir da madrugada de sábado, são esperados temporais fortes e ocasionalmente severos, acompanhados de chuvas abundantes, que começarão a partir do Sudoeste e avançarão gradativamente em direção ao Nordeste do país. Já na tarde e noite desta quinta-feira (7/3), áreas de instabilidade intensas isoladas podem provocar tempestades em Mendoza e no Centro argentino, enquanto no Rio Grande do Sul a chuva retorna para parte do estado.

Uma corrente de jato trará ar mais quente para o Rio Grande do Sul na sexta e no sábado, aumentando a instabilidade e a energia para a formação de tempestades. Embora já possam ocorrer episódios de chuva forte e temporais entre a madrugada e de manhã nos dois dias, a probabilidade maior de instabilidade forte se dará da tarde para a noite.

Todos os municípios do Rio Grande do Sul devem ter chuva entre sexta e sábado, com volumes variando significativamente. Há previsão de vários pontos com precipitações localmente intensas, com acumulados elevados em curto período, aumentando o risco de alagamentos e inundações repentinas.

A atmosfera estará muito propícia a temporais no Sul do Brasil, com modelos indicando altos índices de instabilidade nos três estados do Sul. Alguns dos temporais podem ser fortes a severos com potencial de danos, acompanhados por vento muito forte com rajadas capazes de provocar queda de árvores, destelhamentos, colapso de estruturas e falta de energia elétrica.

A MetSul recomenda que a população fique atenta às atualizações das previsões e aos avisos meteorológicos, além de tomar medidas preventivas para minimizar os possíveis impactos das tempestades.

tempestade0703b

The post Onda de tempestades deve atingir o RS com risco de chuva intensa e vendavais appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.