Após 48h de tentativas de resgate, morre baleia que encalhou em Santa Catarina

A baleia da espécie bryde, que encalhou na praia do Campo Bom, em Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, morreu na manhã deste sábado (15). Foram 48 horas de resgate, mas o animal, de sete metros de comprimento e cerca de seis toneladas, não resistiu.

O animal encalhou na última quinta-feira (13), e foi visto por um pescador, que informou o ProFRANCA/Instituto Australis e a Polícia Militar Ambiental de Laguna. De pronto, as tentativas de resgate iniciaram a fim de preservar a saúde da espécie.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O trabalho de resgate mobilizou dezenas de pessoas que fazem parte das instituições do Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, além da Ceclimar/URGS, da Univali (Itajaí) e da Univille (Joinville).

“Infelizmente, o animal veio a óbito e o trabalho, agora, é removê-lo do local até a areia para a realização da necrópsia, trabalho realizado com equipamentos da prefeitura do município”, lamenta Karina Groch, diretora do ProFRANCA, sediado em Imbituba.

Apesar da avaliação inicial indicar boas condições de saúde da espécie, as tentativas de devolvê-la ao mar não tiveram sucesso devido a um banco de areia e à maré baixa. A ação também contou com o auxílio do Corpo de Bombeiros, de voluntários e da comunidade local.

Sobre o Protocolo de Encalhes e Emalhes

A coordenação do Protocolo de Encalhes e Emalhes é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/Udesc, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar Ambiental que trabalham em parceria para o atendimento de encalhes e emalhes na região da APA.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Foto: Reprodução/ND

Via ND+, parceira do Portal Alexandre José.

Leia mais:

Santa Catarina solicita ao Ministério da Saúde ampliação da vacinação contra dengue

Fotos: Morador de Blumenau faz réplicas de veículos em miniatura com madeira

Vacina contra a poliomielite continua disponível em SC mesmo com o fim da campanha

O post Após 48h de tentativas de resgate, morre baleia que encalhou em Santa Catarina apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.