Happy hour de Lula com senadores tem 20 homens e apenas uma mulher

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta terça-feira, 5, um happy hour com senadores e aliados do PT em Brasília. O objetivo do encontro foi restabelecer relações com membros do Senado. Lula foi alertado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) sobre a ausência de mulheres no evento, que contava com 20 homens e apenas uma mulher.

Eliziane, que era a única figura feminina no encontro, sugeriu um encontro exclusivo com a bancada feminina da Casa. Lula, por sua vez, aceitou a ideia e perguntou se as mesmas aceitariam o convite.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A integrante do PSD disse que apenas as senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS) não compareceriam. As duas são vozes da oposição e ex-ministras do governo Bolsonaro.

O primeiro político a discursar foi o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Depois, foi a vez do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lula foi o próximo da lista.

Lula e senadores aplaudindo e sorrindo para a foto
A crise diplomática entre Brasil e Israel não foi assunto durante o encontro | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Presidente da República aproveitou a reunião para esclarecer desentendimentos com o Congresso e também agradecer pelos resultados de 2023. Ele afirmou que o crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto no ano passado foi resultado do esforço conjunto do Planalto e do Legislativo.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, os senadores, no entanto, aproveitaram o espaço para reclamar sobre a falta de acesso ao presidente. Eles disseram que Lula tem priorizado mais sua relação com os deputados. 

Leia mais: “Gayer denuncia Lula à Corte internacional por genocídio contra iânomamis”

Os parlamentares também se queixaram sobre a lentidão no processo de emendas e cargos, assim como a robustez da oposição no Senado.

A crise diplomática entre Brasil e Israel — ocasionada pelas falas de Lula comparando as ações em Gaza com o Holocausto — foi ignorada durante o happy hour do presidente.

O senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Renan Calheiros (MDB-AL), Marcelo Castro (MDB-PI) e Weverton (PDT-MA) também discursaram no happy hour. O evento ofereceu uísque, pães e queijos aos convidados. Lula garantiu mais encontros como este ao longo do ano.

Leia mais: “Governo Lula vê risco de bancar R$ 3 bilhões por ano em caso de falência da Oi“


Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.