Reino Unido estabelece data para início de deportações a Ruanda

O Reino Unido pretende começar a deportar solicitantes de asilo para Ruanda em 24 de julho, disse um advogado do governo nesta segunda-feira (3), embora o esquema polêmico dependa da vitória do Partido Conservador do primeiro-ministro Rishi Sunak na próxima eleição.

O envio para Ruanda dos solicitantes de asilo que chegaram ao Reino Unido sem permissão é uma das principais políticas de Sunak, mas obstáculos legais e parlamentares fizeram com que ela não saísse do papel até o momento.

Sunak disse que os voos de deportação não sairão antes da eleição de 4 de julho, mas prometeu que, se ele vencer, começarão logo depois. O Partido Trabalhista, que lidera por cerca de 20 pontos nas pesquisas de opinião, prometeu descartar o plano se chegar ao poder.

 

Em documentos apresentados à Alta Corte de Londres em resposta a um desafio da instituição de caridade Asylum Aid, os advogados do governo disseram que a intenção é “efetuar remoções com um voo para Ruanda em 23 de julho de 2024 (e não antes)”.

No entanto, o advogado do governo, Edward Brown, disse mais tarde ao tribunal que uma “atualização operacional” do Ministério do Interior dizia que o primeiro voo partirá de fato em 24 de julho.

O esquema — elaborado pela primeira vez por um dos antecessores de Sunak, Boris Johnson, em 2022 — tem como objetivo impedir que os solicitantes de asilo façam a perigosa travessia do Canal da Mancha em pequenas embarcações a partir da França.

Em novembro do ano passado, a Suprema Corte do Reino Unido declarou a política ilegal, o que levou Sunak a assinar um novo tratado com o país da África Oriental e a aprovar uma nova legislação para anular a proposta anterior.

O número de solicitantes de asilo que cruzam o Canal da Mancha aumentou para números recordes neste ano, com mais de 10.000 pessoas chegando ao país até agora, depois que os números caíram em um terço em 2023.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.