Condenação de Trump: íntegra da sentença vai ser divulgada em 11 de julho

A sentença de Donald Trump será divulgada em 11 de julho. O juiz Juan Merchan pode sentenciar o ex-presidente dos Estados Unidos a até quatro anos de prisão ou liberdade condicional. Esta é a primeira vez que um ex-presidente americano é condenado.

Trump foi considerado culpado de falsificar registros fiscais para ocultar um pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels, com o objetivo de proteger sua campanha presidencial de 2016. Ao longo do processo, ele afirmou que pretende recorrer da decisão.

A equipe jurídica de Trump deve apresentar uma notificação de recurso antes da sentença. É improvável que ele seja preso enquanto aguarda a condenação, que pode ser suspensa durante a apelação. Isso pode postergar qualquer punição para além do dia das eleições.

Merchan, conhecido por sua seriedade em crimes de colarinho branco, pode impor a pena simultaneamente, fazendo com que Trump cumpra todas as punições em paralelo. De forma alternativa, o ex-presidente pode receber liberdade condicional, mas isso não o isenta de futuras prisões se novos crimes forem descobertos.

Relatório de pré-sentença

Um relatório de pré-sentença será elaborado com base no histórico criminal e pessoal de Trump, que é réu primário. O documento pode incluir argumentos da defesa e informações sobre a estabilidade empregatícia ou participação em programas de aconselhamento.

Um psicólogo ou assistente social pode conversar com Trump durante a audiência de apresentação, onde ele pode tentar obter uma punição mais leve.

Condenação de Trump pode ter impacto na candidatura presidencial

Trump caminha, em meio a seu julgamento no Tribunal Criminal de Manhattan - 6/5/2024 | Foto: McNamee/Reuters
Trump caminha, em meio a seu julgamento no Tribunal Criminal de Manhattan – 6/5/2024 | Foto: McNamee/Reuters

Trump, aos 77 anos, enfrenta mais três processos criminais: dois federais sobre manipulação de documentos confidenciais e esforços para anular a eleição de 2020, e um estadual na Geórgia sobre interferência eleitoral. Mesmo condenado, ele pode concorrer à presidência, mas votar na Flórida pode ser complicado.

A Flórida exige que criminosos cumpram toda a sentença, incluindo liberdade condicional, para recuperar o direito de voto. Com poucos meses restantes para a eleição, é improvável que Trump cumpra sua sentença a tempo. Ele foi condenado por 34 crimes de Classe E, os mais leves em Nova York, cada um com pena de até quatro anos.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.