Homem encontra peixe de quase 200 kg no interior do Rio Grande do Norte

Na manhã desta terça-feira, 5, um peixe de aproximadamente 200 kg foi encontrado já morto em um canal de abastecimento de uma fazenda. A propriedade produz camarão e está localizada no município de Pendências, na região oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com Ítalo Mendes, engenheiro de pesca da fazenda potiguar, o peixe foi encontrado na margem do canal que leva água da maré para os viveiros nos quais os camarões são mantidos, por volta das 6h30. O canal tem extensão total de 23 quilômetros e aproximadamente 8 metros de profundidade.

Peixe do Rio Grande do Norte morreu por falta de oxigênio

O engenheiro confirmou ao portal g1 que o peixe, da espécie Mero, é bastante comum em águas profundas e que provavelmente entrou no canal da fazenda ainda filhote. “Esse canal tem 20 anos, não há como dizer quanto tempo ele passou aqui”.

O animal morreu provavelmente por falta de oxigênio, no entanto não há certeza quanto a isso. “Há outros peixes no canal, mas nós nunca havíamos visto um desse tamanho. Isso nunca aconteceu aqui na fazenda”, destacou o profissional de pesca.

peixe rio grande do norte
Funcionário da fazenda potiguar mostra tamanho do peixe encontrado na manhã desta terça-feira, 5, no interior do RN | Foto: Ítalo Mendes/Arquivo Pessoal/Reprodução

A fazenda de carcinicultura do nordeste é considerada uma das maiores do país. E seu canal de 23 quilômetros de extensão conta com bombas no estuário — área sob os efeitos da maré — que capta a água do mar para a produção adequada de camarão. Ainda de acordo com o engenheiro, o peixe já estava em estado de decomposição quando foi encontrado — tendo sido enterrado.

+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.

Em junho de 2023, uma espécie de aparição rara no oceano foi registrada por um grupo de mergulhadores em Taiwan. O vídeo divulgado pelos profissionais viralizou na internet e as imagens chamaram atenção pelo tamanho e características do peixe: tratava-se de um peixe-fita do gênero Trachipterus.

O peixe conhecido como “indicador de terremotos” tinha buracos misteriosos pelo corpo.

Leia também

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.