Operação DesFarsa do Gaeco investiga suposta central de fake news

Nesta quinta-feira (23), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar de Santa Catarina colaboraram com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (RN) na “Operação DesFarsa”. A ação tem como foco uma suposta central de fake news, acusada de criar e disseminar notícias falsas para influenciar a opinião pública e prejudicar autoridades do RN.

Investigações indicam a contratação de perfis em redes sociais para promover interesses políticos específicos, com conteúdo falso circulando em pelo menos seis perfis. Um desses perfis, com mais de 20 mil seguidores, focava em conteúdo político de cidades do interior do Rio Grande do Norte, visando manipular a opinião pública e coagir servidores públicos em suas funções.

Durante a operação, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Natal, Parnamirim, Lagoa Salgada (RN) e Garuva (SC), com o apoio do Gaeco e da Polícia Militar. Medidas cautelares foram aplicadas para cessar as atividades de desinformação, e os materiais apreendidos estão sob análise para a continuação das investigações. A operação contou com a participação de quatro promotores de Justiça, 14 servidores do Gaeco e 25 policiais militares de RN e SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.