Brasil ultrapassa 5 milhões de casos de dengue

O Brasil ultrapassou a marca de 5 milhões de casos prováveis de dengue, com mais de 2,8 mil mortes registradas apenas neste ano. De acordo com a série histórica do Ministério da Saúde, esses números de prováveis infecções e mortes são os maiores desde o ano 2000.

Na segunda-feira, 20, o Painel de Monitoramento de Arboviroses divulgou que o número de mortes investigadas para determinar se há uma conexão com a arbovirose é de 2,7 mil.

Quanto à proporção potencial de indivíduos infectados, este índice é de 45% para homens e 55% para mulheres. A doença tem maior prevalência na faixa etária de 20 a 29 anos, com 505.332 casos registrados. As mulheres são as mais atingidas.

O coeficiente de incidência é de 2.511,9 para cada 100 mil habitantes. Quando esse índice excede 300, a Organização Mundial da Saúde (OMS) o classifica como uma epidemia.

Com mais de 1,4 milhão de casos prováveis, Minas Gerais está à frente, seguido por São Paulo que apresenta mais de 1,3 milhão de casos, e pelo Paraná com 535 mil. Santa Catarina, Goiás, Bahia e o Distrito Federal são outros estados que ultrapassam 200 mil casos. No que se refere ao Rio de Janeiro, o estado contabiliza 251 mil possíveis infecções, apresentando um coeficiente de incidência de 1564,6. As informações são da Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.