Governo do Estado reativa Centro Integrado de Operações da Defesa Civil

Em resposta às fortes chuvas que atingem Santa Catarina, o governador Jorginho Mello determinou a reativação do Centro Integrado de Operações (CIOP) da Defesa Civil estadual neste domingo (19). O centro tem a função de monitorar e coordenar as ações de resposta às emergências decorrentes das chuvas que já afetaram 20 municípios no estado.

Em Rio do Sul, uma das cidades mais atingidas, foram registrados 154 milímetros de chuva em apenas 24 horas, resultando em alagamentos e deixando 467 pessoas desabrigadas. A cidade registrou níveis críticos de água, com previsões indicando que o rio poderia atingir entre 8,5 e 9 metros, afetando significativamente a população local.

WhatsApp Image 2024 05 19 at 14.24.30 Visor Notícias

O CIOP, situado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), é uma infraestrutura vital para a coordenação de esforços em situações de emergência. Equipado com bancadas de trabalho, telões e uma mesa tática, o centro permite uma visão situacional clara das ocorrências e das previsões de cenários futuros, facilitando o planejamento de envio de recursos e ações.

Segundo o coronel Laureano, diretor de Gestão de Desastre da Defesa Civil, a ativação do CIOP foi crucial para aumentar o nível de mobilização e garantir assistência adequada aos municípios afetados.

Com a frente fria se afastando em direção ao Paraná e ao oceano, a previsão é de diminuição na intensidade das chuvas, com possibilidade de chuva fraca ou garoa em áreas do Vale do Itajaí, Litoral Norte e região da Grande Florianópolis na manhã de domingo. A segunda-feira (20), promete tempo firme e sol em todas as regiões catarinenses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.