Bruna Black se une à John Finbury em “Vã Revelação”

Bruna Black

A cantora e compositora Bruna Black se une ao músico norte-americano John Finbury para dar vida à “Vã Revelação“, novo álbum lançado na terça-feira (14). Iniciado por John ainda durante a pandemia, o projeto une seus arranjos e melodias à interpretação e composições de Bruna, harmonizando referências musicais brasileiras ao longo de 09 faixas que compõem um trabalho sinestésico e equilibrado.

Compositor renomado, John Finbury conheceu Bruna Black através de seu trabalho ao lado do cantor Jota.pê no duo AVUÁ. Em busca de uma voz para suas canções brasileiras, John viu no talento de Bruna e na desenvoltura de suas apresentações solo a oportunidade perfeita de dar vida ao seu novo projeto. Após serem apresentados oficialmente pelo produtor Emilio D. Miler em 2023, a cantora viajou para Nova York para dar início às gravações.

“Eu acho o canto da Bruna singularmente expressivo. Ela canta com um alcance emocional incomum, que vai do doce ao feroz, e nunca deixa de atingir o cerne da música e o ouvinte. As músicas que eu compus para o álbum apresentam uma variedade de humores, andamentos e estilos, então eu imaginei que éramos artisticamente compatíveis e poderíamos fazer um ótimo álbum juntos. Eu fiquei muito feliz quando Bruna disse sim para a nossa colaboração”, comenta John.

Os elementos de MPB presentes em “Vã Revelação” vem das referências absorvidas por John Finbury desde sua infância. Nascido e criado nos Estados Unidos, o artista se inspirou em nomes como Astrud Gilberto, Tom Jobim, João Gilberto e Sergio Mendes para compor seu primeiro trabalho de músicas originais do Jazz Brasileiro chamado “The Green Flash” (2014). A partir daí, deu início a parcerias com algumas de nossas cantoras como Marcella Camargo no álbum “Imaginário” (2015) – projeto que conquistou uma indicação ao Grammy Latino com a canção “A Chama Verde” – e Thalma de Freitas no álbum “Sorte” (2019) – indicado ao Grammy de 2020 na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino”.

Natural de Diadema (SP), Bruna Black deu seus primeiros passos na música por meio da ETEC de Artes de São Paulo. Estudou canto erudito e, em 2020, chegou às quartas de final do programa The Voice Brasil, lugar que revelou de vez seu talento ao público brasileiro. Integrante do duo AVUÁ, participou ao lado de Jota.pê do álbum “Onze” (2020), projeto indicado ao Grammy Latino de 2021 e que apresenta onze composições inéditas de Adoniran Barbosa. Em 2023, após aceitar o convite do produtor Emilio D. Miler para participar de “Vá Revelação”, deu início à pré-produção do álbum idealizado por John Finbury

“Por muito tempo, cantoras foram minimizadas pela sociedade, muita das vezes não temos o reconhecimento que merecemos da classe artística, como se não fossemos musicistas, instrumentistas, etc. Esse trabalho deu significado a tudo que eu estudei. Para mim, é fácil cantar músicas que eu mesma compus, mas ser intérprete, fazer as pessoas sentirem através da voz, é algo mágico – e sempre faço questão de colocar no mundo a minha versão. Qualquer um pode cantar ou tocar músicas, mas quem interpreta de verdade não faz só isso”, finaliza Bruna.

A colaboração com Bruna Black celebra toda a admiração e dedicação de John Finbury à nossa música enquanto coloca em destaque um dos nomes mais promissores da MPB. Com vozes gravadas ao vivo em um estúdio em Nova York, acompanhadas de piano, acordeon, baixo, bateria e violão, o projeto ainda conta com a participação de outros músicos e compositores brasileiros, nascendo como um verdadeiro presente para o público.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.