A safra deste ano não será esquecida pelo agricultor Ivo Kossian, de 74 anos. Ele colheu uma batata-doce de 4,7 kg na semana passada e deixou toda a família surpresa com o feito em Alto Bela Vista, no meio-oeste catarinense.
A filha de Ivo, Ivanete Kossian, relata que o pai planta vários alimentos como mandioca, arroz e feijão. Porém, foi a primeira vez em 74 anos que ele colheu uma batata-doce de quase 5kg.
Em outras ocasiões, Ivo já cultivou batatas-doces de cerca de 3 kg. “Mas a colheita da semana passada foi a maior”, explica Ivanete.
Ainda, a filha relata que o local onde a batata-doce gigante foi colhida não contou com nenhum tipo de adubação especial ou cuidados diferentes para explicar o tamanho da hortaliça.
Novidade repercutiu na comunidade
A novidade repercutiu na comunidade e o senhor Ivo mostra com orgulho a colheita aos visitantes. “Todo mundo pergunta como foi e ele relata todo o processo, pois ficou muito admirado”.
A filha visitou a família no domingo (12), Dia das Mães, e também ficou surpresa com a produção. “A primeira coisa que o pai fez quando cheguei foi mostrar a batata-doce cultivada por ele”.
Destino da batata-doce
As batatas menores serão destinadas para o consumo da família. Ivanete relata que as outras, inclusive a gigante, serão destinadas também para a alimentação dos animais da propriedade.
Sobre a batata-doce
O pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Ituporanga, Gerson Henrique Wamser, explica que não há uma resposta exata sobre o que motivou o tamanho da batata-doce colhida por Ivo.
Ele ressalta que pode ser uma planta que já possui um tamanho maior e esteja mais isolada. “Assim, tem mais nutrientes disponíveis e pode crescer mais”.
Wamser acredita que há a possibilidade se tratar de algum distúrbio que pode ocorrer na planta e, então, ela cresce mais do que as outras.
Tamanho médio
Para o comércio, as batatas-doces apresentam de 250 a 350 gramas. “Para outros usos, como indústria ou alimentação animal, podemos encontrar com mais de 400g ou até 1kg”, completa Wamser.
Região Oeste de SC bate recordes
O Oeste de Santa Catarina é conhecido pelos recordes com a hortaliça. Uma das maiores batatas-doces do país foi colhida em Saudades, em 2011, por Antonio Ulsenheimer, prefeito do município na época.
A batata entrou para o RankBrasil e pesava 25,04 kg e 1,20m de diâmetro. Pelo tamanho exuberante, a hortaliça ficou exposta por vários dias na Prefeitura de Saudades e na Cooperativa Regional Itaipu.
Em 2021, José Edemar dos Santos, morador de Pinhalzinho, colheu uma batata-doce de 11,6 kg e também se surpreendeu com o tamanho da colheita, que foi a maior vista por ele.
(ND+)