O Cidad, programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas para a nova versão da Oficina de Leitura Crítica, em uma edição feita em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A oficina é online e está dividida em quatro encontros nas terças de junho (3, 10, 17 e 24/06), das 19h às 21h. Inscrições podem ser realizadas pelo formulário até 1º de junho.
Utilizando como base a leitura do livro Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica, publicado pela Academia Brasileira de Ciências, a oficina abordará temas como pós-verdade, negacionismo, dinâmicas das redes e fluxos da desinformação, ceticismo, educação científica e letramento midiático. As aulas serão realizadas na plataforma Microsoft Teams, em sala virtual divulgada aos inscritos.
Com carga horária de 10 horas, a edição será realizada em parceria com o grupo de pesquisa AdubAções Freireanas: Diálogos Interdisciplinares de Educação em Natureza, Sociedade e Cultura da UFSCar. A oficina é gratuita, aberta ao público e tem emissão de certificados.
Sobre os ministrantes
José Claudio Matos é professor da Udesc e um dos coordenadores do Cidad. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciência da Informação pela UFSC. Mestre e graduado em Filosofia pela UFSC.
Juliana Rezende Torres é professora da UFSCar. Formada em Ciências Biológicas pela UFSC, possui mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, ambos também pela UFSC.
Gladis Slonski é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) na área de Educação Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Biologia Vegetal e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC.
Mais informações no Instagram do Cidad.