Siga @radiopiranhas
O mais recente Boletim Temático da Sudene revelou que Campina Grande é um dos principais polos de emprego fora das capitais do Nordeste, consolidando a força econômica do interior paraibano. A cidade fechou 2024 com destaque em diversos setores, principalmente indústria, comércio e serviços.
O levantamento mostra que o setor coureiro-calçadista emprega 8.726 pessoas, representando cerca de 9% dos empregos formais na cidade. O comércio varejista soma 14.844 vagas e os serviços administrativos, 14.294. Também se destacam os setores de educação (6.562 empregos) e saúde (5.905).
Os dados fazem parte de um estudo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que destaca o avanço de municípios de médio porte na geração de trabalho e renda. A pesquisa mostra que não é mais necessário migrar para as capitais para encontrar boas oportunidades de emprego, reforçando o processo de interiorização do desenvolvimento.
De acordo com o economista Miguel Vieira Araújo, da Sudene, investimentos em educação e infraestrutura foram decisivos para impulsionar esse crescimento. “A presença de universidades e melhorias estruturais fortaleceu o ambiente de negócios e atraiu mais empregos para o interior”, explicou.
Além da Paraíba, o estudo também aponta o crescimento de outras cidades como Juazeiro do Norte (CE), Caruaru (PE), Feira de Santana (BA) e Mossoró (RN) como polos regionais importantes no Nordeste.
@politicaetc
source