Família de jovem de 16 anos registrou boletim de ocorrência; hospital afirma estar analisando os atendimentos prestados
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a morte de uma adolescente de 16 anos, que faleceu duas semanas após dar à luz no Hospital Sapiranga, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. A família de K. V. registrou boletim de ocorrência alegando possível negligência médica durante e após o procedimento de cesariana.
Parto e primeiras complicações
Conforme relato da mãe da jovem, a vítima chegou ao hospital em trabalho de parto no dia 1º de maio. Na ocasião, foi orientada a retornar apenas no dia seguinte, já que ainda não apresentava dilatação suficiente. O parto ocorreu no dia 2, por cesárea, e a paciente recebeu alta dois dias depois.
Nos dias seguintes, a adolescente passou a relatar dores abdominais e inflamação nos pontos da cirurgia, além de episódios de febre. Ela buscou atendimento em um posto de saúde, onde foi medicada com antitérmicos.
Retorno ao hospital e agravamento do quadro clínico
Com a piora da inflamação, K. J. voltou ao Hospital Sapiranga em 7 de maio. Segundo a família, foi atendida por um médico plantonista e orientada a retornar dois dias depois, quando o obstetra responsável estaria presente.
Ainda de acordo com a mãe, no dia 9, a jovem foi reavaliada por outro obstetra, que considerou o quadro clínico normal. Após insistência da família, um segundo médico da emergência indicou a necessidade de exames complementares e de um procedimento de urgência.
A situação de saúde da adolescente, no entanto, continuou se agravando. No dia 12 de maio, ela sofreu uma parada cardíaca e foi diagnosticada com infecção generalizada. Ela faleceu no sábado, 17 de maio.
Investigação em andamento
O caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Sapiranga. O delegado Clovis Nei da Silva informou que testemunhas devem ser ouvidas e que os prontuários médicos dos atendimentos serão solicitados para análise técnica. O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) também comunicou a abertura de sindicância para apurar os fatos, após tomar conhecimento do caso pela imprensa.
Manifestação do hospital
O Hospital Sapiranga emitiu nota oficial lamentando o ocorrido e afirmando que acompanha a situação de forma solidária e transparente. A instituição destacou que uma análise minuciosa está em curso, com envolvimento das equipes médicas, assistenciais e de segurança do paciente.
“Estamos comprometidos em analisar minuciosamente todos os fatos relacionados ao caso, o que vem sendo feito junto à família […] Ressaltamos nosso compromisso com a verdade e a transparência das informações, bem como com a saúde, bem-estar e confiança de todos que buscam pelos nossos serviços”, diz o comunicado.
Bebê está sob cuidados da família
A bebê da jovem, chamada Ísis, está sob os cuidados do pai, de 19 anos, e da avó materna. A criança não apresentou complicações de saúde.
The post Adolescente morre dias após dar à luz em Sapiranga e polícia investiga suspeita de negligência médica appeared first on Agora No Vale.