Lajeado (RS) – Começaram nesta segunda-feira, 19 de maio, as obras de construção das primeiras 10 moradias definitivas do programa estadual “A Casa é Sua – Calamidades”, voltado ao reassentamento de famílias afetadas pela enchente. As unidades habitacionais estão sendo erguidas na Rua Orlando Sieben, no bairro São Bento, em terreno com cerca de 1.333 m², preparado pela Prefeitura de Lajeado.
As casas terão 44,33 m² de área construída, com sala e cozinha integradas, banheiro e dois dormitórios, e serão feitas com painéis de concreto pré-fabricado, utilizando fundação do tipo radier, que oferece maior resistência estrutural.
O início das obras é resultado da ordem de serviço assinada em fevereiro pelo governador Eduardo Leite, em visita ao município. O projeto marca um passo concreto na reconstrução da cidade após a calamidade climática que atingiu a região em 2024.
A prefeita Gláucia Schumacher celebrou o avanço:
“O início da construção destas casas é mais um marco fundamental no processo de reconstrução do nosso município. Serão as primeiras casas entregues pelo poder público. Assim que estiverem prontas, essas moradias oferecerão condições seguras para que as pessoas atingidas pela cheia possam retomar suas vidas longe das áreas de risco.”
Mais 20 moradias previstas no bairro Das Nações
Além das 10 unidades em construção no São Bento, outras 20 moradias serão edificadas no bairro Das Nações. Os terrenos já estão sendo preparados pela administração municipal para receber as novas unidades habitacionais.
Entenda o programa “A Casa é Sua – Calamidades”
Criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o programa “A Casa é Sua – Calamidades” é executado em convênio com os municípios afetados por desastres naturais. Em Lajeado, a prefeitura é responsável pela doação das áreas de terra, preparação do terreno e instalação de infraestrutura básica, como fossas sanitárias e canalização pluvial. A construção e o projeto arquitetônico das casas são de responsabilidade do Estado.
O programa visa garantir moradia segura e definitiva a famílias em situação de vulnerabilidade após eventos climáticos extremos, como enchentes e deslizamentos, promovendo o reassentamento fora de áreas de risco e contribuindo para a reconstrução urbana e social dos municípios.
The post Lajeado inicia construção de 10 moradias para famílias atingidas pela enchente appeared first on Agora No Vale.