O número leva em conta não apenas os ingressos pagos, mas também bilhetes de gratuidade
O monumento Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari (RS), atingiu neste fim de semana a marca de 400 mil visitantes desde o início das visitações, em maio de 2021. O número leva em conta não apenas os ingressos pagos, mas também bilhetes de gratuidade — como os destinados a crianças de até 12 anos, moradores de Encantado beneficiados pela isenção no período de 6 a 21 de abril de 2025 e cortesias diversas.
A expressividade do Cristo Protetor transcende o Vale do Taquari, atraindo visitantes de diferentes partes do estado e do país. Um exemplo disso é uma das dezenas de excursões deste domingo (18) que trouxe as amigas aposentadas Ana Lúcia Franco, de 66 anos, e Cleusa Martins, de 61, ambas de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Emocionada com a experiência, Ana Lúcia não poupou elogios: “Lindo, maravilhoso esse passeio. Adorei também a oportunidade de participar da missa na Capela Scalabrini e com certeza vou voltar”.
Para Cleusa, a visita ao Cristo Protetor despertou um sentimento especial de conexão e representatividade. “Já havia ido ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, e agora queria muito conhecer o nosso aqui. Esta estátua representa gratidão e proteção, em especial para a cidade de Encantado”, declarou, expressando o desejo de retornar ao local acompanhada da família. “Pretendo voltar outras vezes e trazer os filhos para conhecerem este santuário’’, disse.
Desde a inauguração oficial do Complexo Cristo Protetor, em 6 de abril deste ano, a cidade de Encantado, com pouco mais de 23 mil habitantes, tem experimentado um notável aumento no fluxo de turistas, impulsionando a economia local e exigindo adaptações na infraestrutura hoteleira. A secretária municipal de turismo, Karina Mezzomo, confirma o cenário promissor, destacando o impacto positivo do novo atrativo religioso. “Desde a inauguração do Cristo, a taxa de ocupação nos quatro hoteis e duas pousadas aqui de Encantado aumentou significativamente nos finais de semana”, afirma. Segundo ela, o perfil predominante dos turistas é composto por casais, de todas as idades, e famílias com até dois filhos’’, destaca.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, o novo santuário representa uma virada histórica. “A inauguração do Complexo representou um divisor de águas para o turismo no Vale do Taquari”, afirma. Ele destaca que o local com a imagem de Cristo “consolida a região como destino turístico de relevância nacional e fortalece um sentimento de pertencimento e orgulho”, capaz de mobilizar investimentos em infraestrutura e qualificação.
Fontana aponta também avanços importantes na infraestrutura regional, como a nova ponte sobre a ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. “Ela restabelece a conexão entre a parte alta e a parte baixa da região, integrando os atrativos turísticos, eventos, gastronomia e serviços. É uma conquista essencial para o desenvolvimento do turismo no Vale do Taquari”, disse.
Com o crescimento contínuo no fluxo de visitantes, a Amturvales já articula novas estratégias para acompanhar essa expansão. “Estamos trabalhando com projetos diretamente nos municípios, tanto para implementar novos produtos turísticos quanto para requalificar os que já existem. Um dos próximos passos será desenvolver um sistema de monitoramento e coleta de dados mais robusto”, explica o presidente da Amturvales.
Na cidade de Encantado, os efeitos da inauguração do monumento são visíveis não apenas no movimento turístico, mas na própria dinâmica econômica e urbana. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Raquel Cadore, afirma que o Cristo Protetor é mais do que um atrativo. “É um símbolo de fé, devoção e gratidão. Mais do que um complexo turístico religioso, o monumento é um vetor estratégico de desenvolvimento”, afirma. Ela destaca o papel da ACI-E na mediação com o poder público diante das novas demandas de infraestrutura e mobilidade. “Trabalhamos de forma integrada com o poder público, buscando soluções para questões como ordenamento do trânsito, sinalização turística eficiente e melhorias de acesso ao monumento.”
Com o aumento do turismo, a entidade também reestruturou sua atuação interna. “Criamos uma diretoria específica de infraestrutura e logística para acompanhar de perto essas demandas e estamos presentes nos debates sobre a concessão do bloco 2 das rodovias. Além disso, promovemos campanhas de valorização do receptivo local”, explica Cadore. O estímulo à qualificação também se intensificou com a criação do Núcleo do Empreender voltado ao Turismo, Gastronomia e Bem Receber. “Promovemos capacitações, vivências e parcerias com o Sebrae e outras instituições. Os resultados já são perceptíveis – melhoria no atendimento, aumento da permanência dos visitantes, fortalecimento dos empreendimentos locais e criação de novas experiências com identidade regional”, explicou Raquel.
A dirigente reforçou ainda a urgência na formação de profissionais. “Reconhecemos a importância da qualificação profissional nesse novo contexto e buscamos parcerias para cursos de formação, não só voltados ao turismo, mas também aos setores tradicionais.”
The post Cristo Protetor de Encantado alcança marca de 400 mil visitantes e impulsiona turismo no Vale do Taquari appeared first on Agora No Vale.