Banrisul anuncia medidas emergenciais de apoio econômico a clientes pessoais e empresariais

Para impulsionar a recuperação econômica após os impactos da tragédia climática no Rio Grande do Sul, o Banrisul lançou uma série de medidas emergenciais destinadas a apoiar tanto a população quanto as empresas do estado. Estas iniciativas, divulgadas em 8 de maio, incluem um aporte de R$ 7 bilhões para capital de giro, juntamente com linhas de crédito especiais para os municípios em situação de calamidade pública.

Segundo Fernando Lemos, presidente do Banrisul, a instituição está empenhada em diversas frentes para facilitar a reconstrução econômica: “O banco está presente em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul, compreende as realidades locais e os desafios dos setores produtivos, e não poupará esforços para cumprir seu papel de impulsionar a economia e apoiar a sociedade neste momento de união.”

Para as empresas, o Banrisul disponibilizará R$ 7 bilhões em uma linha específica de capital de giro, na Conta Única, com um prazo de pagamento de até cinco anos. Esta medida tem duração de 60 meses, com renovação automática a cada seis meses, incluindo os juros, com taxas pré-fixadas a partir de 1,39% ao mês e pós-fixadas a partir de 0,29% ao mês + CDI. Esta linha de crédito estará acessível a todos os tipos de empresas – desde Microempreendedores Individuais (MEI) até grandes empresas -, com isenção de tarifa de abertura de crédito da Conta Única por 180 dias.

O banco também anunciou uma série de medidas destinadas aos clientes pessoa física e jurídica nos municípios abrangidos pelo Decreto Estadual de Calamidade Pública (Decreto 57.696 de 1º de maio de 2024), que engloba mais de 300 cidades gaúchas até o momento.

Repactuação para Pessoa Física:

  • Operações de crédito pessoal terão repactuação de três parcelas, com três meses de carência e 12 meses para pagamento.
  • Faturas de maio e junho dos cartões de crédito serão prorrogadas, podendo ser parceladas em até 12 meses pelo cliente.

Para clientes com Crédito Imobiliário e Rural:

  • Suspensão do pagamento de três parcelas do crédito imobiliário Banrisul, diluídas no prazo remanescente do contrato.
  • Vencimento das operações de crédito rural de maio e junho prorrogado para julho.

Para clientes Vero:

  • Isenção de tarifas para empresas e pessoas físicas credenciadas por 60 dias nos meses de maio e junho.

Medidas para clientes dos municípios afetados:

Clientes Pessoa Física:

  • Isenção de tarifa de abertura de cadastro para contratação de empréstimo.
  • Isenção de tarifas nos pacotes de serviços por 12 meses para novos clientes, podendo chegar a 60 meses.
  • Isenção de tarifas para novos clientes com abertura de conta via aplicativo.
  • Isenção de anuidade no cartão de crédito Libre.
  • Isenção de mensalidade nos pacotes de serviços e redução na taxa de juros do cheque especial para clientes com aplicações financeiras.

Clientes Empresariais:

  • Isenção da cobrança de tarifa de emissão de contrato para linhas de capital de giro.
  • Isenção de seis meses nos pacotes de serviços para empresas que abrirem conta corrente.
  • Isenção de 12 meses nos pacotes de serviços para empresas que abrirem conta corrente com credenciamento Vero.
  • Isenção de cobrança na emissão/registro de boleto bancário para novos credenciados, incluindo tarifa reduzida a partir de R$ 0,30 na liquidação.
  • Isenção de mensalidade nos pacotes de serviços e redução na taxa de juros do cheque especial para clientes com aplicações financeiras.

Com estas medidas, o Banrisul busca não só proporcionar um alívio imediato, mas também contribuir significativamente para a revitalização econômica do Rio Grande do Sul, fortalecendo a resiliência financeira de seus clientes e comunidades afetadas.

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